Mais esperado encontro do segundo dia de duelos da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 da Fifa (Federação Internacional de Futebol), o confronto envolvendo Estados Unidos e Vietnã coloca o ponto final na agenda desta sexta-feira, 21 de julho. A partida terá como palco o estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia. O início está marcado para 22h (horário de Brasília). As seleções estão no grupo E, que conta também com Portugal e Holanda, que farão sua estreia apenas no domingo, 23 de julho, concluindo a primeira rodada da chave.

O desempenho recente dos EUA

As norte-americanas são, naturalmente, o centro das atenções da partida. Afinal, ganharam quatro das oito edições do Mundial em sua versão para mulheres. Levaram a taça em 1991, na edição inaugural, que teve a China como sede, repetiram a dose em 1999, na primeira fez que tiveram a oportunidade de receber a competição, e faturaram aos duas versões mais recentes da Copa do Mundo, em 2015 (no Canadá) e 2019 (na França). Nesse último torneio, estabeleceram a maior goleada da história da competição ao aplicar 19 a na Tailândia.

Iniciam a caminhada na tentativa de alcançar o tricampeonato consecutivo e o pentacampeonato histórico, todavia, sob desconfiança. A seleção dos EUA falhou em sua última grande competição. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, que foram realizados com um ano de atraso devido à pandemia, caíram nas semifinais ante o time do Canadá. Tiveram que se conformar com a medalha de bronze. Além disso, vivem um processo de renovação da equipe.

Nada que impedisse, no entanto, uma classificação com extrema facilidade para o Mundial. Tudo o que as norte-americanas precisavam para carimbar o passaporte rumo à Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia era garantir um lugar nas semifinais do Campeonato da Concacaf, entidade que reúne as seleções das Américas do Norte e Central, disputado no México em julho de 2022. Foram além. Levaram o título do torneio superando a equipe do Canadá na decisão.

A preparação para a Copa de 2023 contou com 14 partidas amistosas. Acumulou 11 vitórias, incluindo os nove jogos mais recentes, e três derrotas. O último teste antes do torneio foi o 2 a 0 aplicado em País de Gales, que não obteve vaga no Mundial, em 9 de julho. Tentos de Trinity Rodman aos 31 e 42 minutos do segundo tempo. A atacante de 21 anos sequer começou o jogo entre as titulares. Foi acionada no intervalo na vaga da veterana Alex Morgan, de 34 anos.

EUA na temporada atual

A forma atual do Vietnã

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Alcançar a classificação para a Copa do Mundo de 2023 já pode ser considerado uma façanha para a equipe do Vietnã. Qualquer progresso além dos três jogos da fase de grupos será considerado um feito milagroso. Ainda que amistosos devam ser analisados com reservas na análise do potencial das equipes, o último teste das vietnamitas foi um retrato claro da grande diferença técnica que as separa das maiores forças da modalidade.

Em 13 de julho, a equipe do Vietnã foi goleada, por 9 a 0, da Espanha, que sequer pode ser considerada como uma das maiores candidatas ao título do Mundial de Austrália e Nova Zelândia. Foi sua quarta derrota consecutiva. Nessa sequência prévia ao Mundial, perdeu também para a Nova Zelândia (2 a 0) e Alemanha (2 a 1), que vão disputar o torneio, e até mesmo para a equipe sub-23 da Polônia (2 a 1). Enfim, não é um retrospecto animador.

Sua classificação para o Mundial foi obtida com a quinta posição conquistada em fevereiro de 2022 na Copa da Ásia, disputada na Índia e que teve a China como campeã. Em um torneio que classificava oito de seus 12 participantes para a segunda fase, a equipe do Vietnã conseguiu avançar com apenas um ponto (um empate e duas derrota) como um dos melhores terceiros colocados. Superou Myanmar em sua chave no saldo de gols por apenas um tento. Nas quartas de final, perdeu para a China por 3 a 1. Na disputa do quinto lugar, superou a Tailândia, por 2 a 0, e Taiwán por 2 a 1.

Vietnã na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre EUA x Vietnã

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de EUA x Vietnã

Os direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina são do Grupo Globo, que mostra o torneio pela TV Aberta pela TV Globo. Por canal por assinatura, a transmissão será pelo SporTV. Nas plataformas digitais os confrontos serão mostrados via Globoplay e Ge.com. Porém, nesse caso não há exclusividade. A CazéTV, no You Tube, também exibe os duelos. Não há transmissão via streaming dos jogos do Mundial nas casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para EUA x Vietnã

Suspensos e lesionados para EUA x Vietnã

Probabilidades de resultado para EUA x Vietnã

O palpite EUA x Vietnã do SDA

Não há margem para correr riscos no palpite para o confronto.. A gigantesca diferença técnica entre as equipes faz com que o prognóstico no sucesso dos Estados Unidos diante do Vietnã seja o indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para o confronto desta sexta-feira ainda pela jornada inaugural da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 sediada por Austrália e Nova Zelândia.