O estádio De Grolsch Veste, em Enschede, na Holanda, servirá como ponto de encontro para as seleções de Espanha e Itália nesta quinta-feira, 15 de junho. Elas farão a segunda partida das semifinais da Liga das Nações da Europa em sua versão 2022/2023. O duelo, que tem pontapé inicial marcado para 15h45 (horário de Brasília), apontará um dos finalistas da terceira edição da Uefa Nations League, que está prevista para o domingo, 18 de junho. Em caso de igualdade, o regulamento estabelece a realização de prorrogação com duração de 30 minutos. As cobranças de pênalti são o último recurso para desempate.

O desempenho recente da Espanha

A Espanha alcançou seu lugar na final com uma surpreendente vitória, por 1 a 0, em cima de Portugal, na jornada final da primeira etapa da Liga A, a divisão de elite do torneio. Assim, atingiu 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota), superando os português, que ficaram estacionados nos dez pontos. O grupo2 ainda contava com Suíça (nove pontos) e República Checa (quatro).

Então, a Fúria era liderada pelo técnico Luis Enrique, que acabou dispensado após a eliminação da equipe nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar de 2022 diante de Marrocos. O ciclo de preparação para o Mundial de 2026, que terá sua sede compartilhada por Estados Unidos, México e Canadá, começou em março sob a direção de Luis de la Fuente.

Técnico novo, contudo, velhos problemas. As oscilações que sempre marcaram o trabalho do antecessor voltaram a ser assunto logo na primeira jornada dupla dos espanhóis na abertura da disputa das eliminatórias para a Euro 2024. Na rodada inaugural, superaram, em casa, sem maiores problemas, a Noruega por 3 a 0. Logo depois, dessa vez na condição de visitantes, foram batidos pela Escócia por 2 a 0. Os atletas convocados para a Final Four da Europa Nations League foram:

Goleiros: Kepa Arrizabalaga (Chelsea), David Raya (Brentford), Unai Simón (Athletic Club);

Defensores: Jordi Alba (Barcelona), Juan Bernat (Paris), Dani Carvajal (Real Madrid), Aymeric Laporte (Man City), Robin Le Normand (Real Sociedad), Nacho (Real Madrid);

Meias: Sergio Canales (Betis), Gavi (Barcelona), Mikel Merino (Real Sociedad), Rodri (Man City), Fabián Ruiz (Paris), Martín Zubimendi (Real Sociedad);

Atacantes: Marco Asensio (Real Madrid), Ansu Fati (Barcelona), Joselu (Espanyol), Álvaro Morata (Atlético), Jesús Navas (Sevilla), Dani Olmo (Leipzig), Yeremy Pino (Villarreal), Rodrigo (Leeds).

Espanha na temporada atual

A forma atual da Itália

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Itália conta com um trabalho longevo sob as ordens de Roberto Mancini. Com ele, faturou o título da Euro 2020. Porém, voltou a ficar de fora de um Mundial. Não alcançou a vaga para a Copa do Mundo do Catar, em 2022. Foi a segunda vez seguida que isso aconteceu. Na Rússia, em 2018, ainda antes de Mancini, os italianos também não conseguiram se classificar.

Ela acabou ganhando a oportunidade de liderar a Azurra por um novo ciclo. Porém, dificilmente o completará se não apresentar um bom resultado na Euro 2024. A caminhada para o torneio que vai ser sediado pela Alemanha começou com derrota. Em casa, a Itália foi batida, por 2 a 1, pela Inglaterra. A tabela ofereceu logo a seguir uma ótima oportunidade para recuperação. Diante da frágil equipe de Malta, mesmo fora de seus domínios, a equipe fez 2 a 0 na jornada dupla de encontros em março.

Os três pontos conquistados deixaram a Itália empatada com a Macedônia do Norte, que foi justamente a seleção responsável por sua eliminação na repescagem das eliminatórias europeias para a Copa de 2022, na vice-liderança do grupo C das eliminatórias para Euro 2024. A chave é liderada pelos ingleses que atingiram os seis pontos possíveis. Os atletas convocados para os duelos decisivos da Europa Nations League do torneio foram:

Goleiros: Gianluigi Donnarumma (Paris), Alex Meret (Napoli), Guglielmo Vicario (Empoli);

Defensores: Francesco Acerbi (Inter), Alessandro Bastoni (Inter), Leonardo Bonucci (Juventus), Giovanni Di Lorenzo (Napoli), Federico Dimarco (Inter), Matteo Darmian (Inter), Leonardo Spinazzola (Roma), Rafael Tolói (Atalanta);

Meias: Nicolò Barella (Inter), Bryan Cristante (Roma), Davide Frattesi (Sassuolo), Jorginho (Arsenal), Lorenzo Pellegrini (Roma), Marco Verratti (Paris), Nicolò Zaniolo (Galatasaray);

Atacantes: Federico Chiesa (Juventus), Wilfried Gnonto (Leeds), Ciro Immobile (Lazio), Giacomo Raspadori (Napoli), Mateo Retegui (Tigre).

Itália na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Espanha x Itália

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Espanha x Itália

Os direitos de transmissão para o Brasil Liga das Nações da Europa são compartilhados dos canais por assinatura ESPN e SporTV, que também os exibem através da Internet e por streming por meio da GloboPlay, Star+ e Espn. Não há exibição pela TV aberta. É preciso verificar a programação para saber quais jogos serão transmitidos e os horários. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Espanha x Itália

Suspensos e lesionados para Espanha x Itália

Probabilidades de resultado para Espanha x Itália

O palpite Espanha x Itália do SDA

A Espanha oscila mais, porém, mostrou potencial para atuar em nível mais alto diante de uma Itália que também oscila, porém, sem atingir os picos de desempenho da Fúria. Dessa maneira, o prognóstico no sucesso dos espanhóis é o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o confronto desta quinta-feira pelas semifinais da temporada 2022/2023 da Liga das Nações da Europa. O SDA recomenda a coluna um para o confronto do Final Four da Uefa Nations League.

Palpite Espanha x Itália