As informações e o palpite para Eslováquia x Espanha

A Espanha chega à terceira – última – rodada da fase de grupos da Euro 2020 precisando fazer algo que não conseguiu até agora para sobreviver na disputa: vencer. Nesta quarta-feira, 23 de junho, enfrenta a Eslováquia na tentativa de seguir na briga pelo título do torneio. O encontro terá como cenário o estádio de La Cartuja, em Sevilha, na Espanha. O início está agendado para 13h (horário de Brasília), assim como o outro duelo da chave E, envolvendo Suécia e Polônia.

Como funciona a Euro 2020

A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres. 

O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.

A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.

O desempenho recente da Eslováquia

A Eslováquia teve na sexta-feira, 18 de junho, uma sequência invicta de seis jogos interrompida pela Suécia. Depois de quatro igualdades e duas vitórias, deixou o campo batida, por 1 a 0, no duelo pela segunda rodada da fase de grupos da Euro 2020, que foi disputado em São Petersburgo, na Rússia. Tentou segurar o empate o quanto pode, mas acabou vendo sua rede ser balançada aos 32 minutos da etapa derradeira em uma cobrança de pênalti convertida por Forsberg.

Os eslovacos até conseguiram ter o controle da posse de bola pela maior parte do tempo (57%), ainda que muitas vezes utilizassem essa estratégia de forma defensiva, mais para evitar que o rival os atacasse do que buscando desenvolver jogadas ofensivas. Ao longo do duelo, tiveram dez oportunidades para finalização. Nenhuma delas, todavia, foi na direção da meta sueca. Os suecos conseguiram disparar 13 arremates, sendo quatro na direção certa.

Com três pontos da vitória, por 2 a 1, na estreia, contra a Polônia, a Eslováquia, precisa apenas de um empate para avançar para as quartas de final. Mesmo que a Polônia vença a Espanha e isso provoque um tríplice empate em quatro pontos, acabaria levando a melhor sobre os suecos no maior número de gols marcados. Aos cuidados do departamento médico, Schranz e Vavro devem ficar fora da partida desta terça-feira. Os atletas convocados para Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Martin Dúbravka (Newcastle), Marek Rodák (Fulham) e Dušan Kuciak (Lechia Gdansk-POL);
  • Defensores: Peter Pekarík (Hertha Berlin), Lubomír Satka (Lech Poznan-POL), Denis Vavro (Huesca), Milan Skriniar (Inter de Milão), Tomás Hubocan (Omonoia-CHP) e Jakub Holúbek (Gliwice-POL);
  • Meio-campistas: Marek Hamsík (IFK Göteborg-SUE), Stanislav Lobotka (Napoli), Patrik Hrosovsky (Genk), Juraj Kucka (Parma), Ondrej Duda (Colônia), Róbert Mak (Ferencváros), Vladimír Weiss (Slovan Bratislava-EVQ), László Bénes (Augsburg), Lukás Haraslín (Sassuolo), Tomás Suslov (Groningen), Matús Bero (Arnhem-HOL) e Erik Jirka (Mirandés);
  • Atacantes: Michal Duris (Omonoia-CHP), Róbert Bozeník (Feyenoord) e Dávid Strelec (Slovan Bratislava-EVQ).

Provável escalação da Eslováquia

 

Eslováquia na temporada atual


A forma atual da Espanha

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Os espanhóis não passaram do empate nas duas partidas que realizaram até agora no confronto. A primeira foi diante da Suécia também em Sevilha. Bem que tiveram amplo domínio do duelo. Os suecos pouco fizeram. Criaram apenas quatro oportunidades de arremate ao longo da partida. Nenhum deles teve a direção da meta espanhola. A Fúria, que teve o controle da pelota por 75% do tempo, disparou 17 finalizações. Cinco delas foram no alvo, mas não superaram o goleiro Olsen.

No sábado, 19 de junho, outra vez em La Cartuja, a Espanha conseguiu balançar a rede pela primeira vez. Abriu o placar no duelo contra a Polônia aos 25 minutos do primeiro tempo. Tento assinalado por Morata. Porém, não foi capaz de segurar o resultado. No segundo tempo, Lewandoski deixou o jogo igualado em 1 a 1 ao marcar aos nove minutos. Os espanhóis desperdiçaram uma cobrança de pênalti aos 13 minutos com Gerard Moreno. Novamente foram melhores. Com 69% de tempo com posse de bola, criaram mais chances de disparo (11 a 5) e acertaram o alvo mais vezes (5 a 2) sem, no entanto, transformar isso em vantagem no placar.

Dessa maneira, com dois pontos, ocupam a terceira posição do grupo E. Precisam da vitória para garantir uma vaga direta na próxima etapa. O empate não será suficiente para ficar entre os dois primeiros colocados nem para conseguir um lugar entre os melhores terceiros e, dessa maneira tentar uma vaga na repescagem. Os atletas convocados por Luis Enrique para a disputa da Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Unai Simón (Bilbao), David de Gea (Manchester United) e Robert Sánchez (Brighton);
  • Defensores: José Gayà (Valencia), Jordi Alba (Barcelona), Pau Torres (Villarreal), Laporte (Manchester City), Eric Garcia (Manchester City), Diego Llorente (Leeds United) e Azpilicueta (Chelsea);
  • Meias: Sergio Busquets (Barcelona), Marcos Llorente (Atlético de Madrid), Rodri (Manchester City), Pedri (Barcelona), Thiago Alcântara (Liverpool), Koke (Atlético de Madrid) e Fabián Ruiz (Napoli);
  • Atacantes: Dani Olmo (Leipzig), Mikel Oyarzabal (Real Sociedad), Álvaro Morata (Juventus), Gerard Moreno (Villarreal), Ferrán Torres (Manchester City), Adama Traoré (Wolverhampton) e Pablo Sarabia (PSG).
  • A lista de reservas tem: Álvaro Fernández, Óscar Mingueza, Marc Cucurella, Bryan Gil, Juan Miranda, Gonzalo Villar, Pozo, Brahim, Zubimendi, Yeremy Pino e Javi Puado. Além deles, outros seis atletas já estavam pré-selecionados como possíveis substitutos e podem ser utilizados no torneio. São eles: Rodrigo Moreno, Pablo Fornals, Carlos Soler, Brais Méndez, Raúl Albiol e Kepa Arrizabalaga.

Provável escalação da Espanha

 

Espanha na temporada atual


Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Eslováquia x Espanha:

Ainda que venha apresentando grandes dificuldades na hora da finalização, a Espanha tem larga superioridade técnica na comparação com a Eslováquia. Dessa maneira, o prognóstico no sucesso da Fúria é o palpite indicado para o encontro desta quarta-feira pela última rodada da fase de grupos da Euro 2020.

Prognóstico e palpite final para Eslováquia x Espanha:


Promoções para Eurocopa 2021

Promoções Eurocopa

Acompanhe tudo sobre a Eurocopa 2021