As informações e o palpite para Equador x Peru

Segurando a lanterna da chave B, a seleção do Equador tem a equipe do Peru nesta quarta-feira, 23 de junho, pela quarta – penúltima – rodada da fase de grupos da Copa América edição 2021. O ponto de encontro será o estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. O início está marcado para 18h (horário de Brasília). A chave conta também com Brasil, Colômbia e Venezuela. Os venezuelanos ficam de folga na quarta jornada.

Como funciona a Copa América 2021

A edição 2021 da Copa América é a versão 2020 com um ano de atraso. Ela foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Na verdade, nem precisaria ter sido realizada. Afinal, o torneio teve uma edição em 2019. Uma nova versão foi inserida na agenda para que a Confederação Sul-Americana de Futebol passasse a ter seu torneio continental no mesmo ano da Eurocopa. Bastaria cancelar e disputar a Copa América 2024. Porém, com dinheiro recebido pelos direitos de transmissão para TV e patrocínios negociados, a competição foi mantida em um calendário ainda mais apertado.

Em princípio, seria realizada na Argentina e na Colômbia. Os argentinos desistiram devido à crise sanitária no país, que enfrenta o aumento do número de casos de Covid-19. Os colombianos, mergulhados em uma grave crise política, também não tiveram condições de receber o torneio. O Brasil, embora com números de contaminação ainda maiores do que os da Argentina, decidiu sediar a competição, assim como fez em 2019.

A fórmula de disputa, dessa vez, é diferente. Os dez participantes, em vez dos 12 inicialmente previstos (Austrália e Qatar desistiram de participar), foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, vão jogar em turno único. Ao final de cinco rodadas, os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase. A partir das quartas de final, serão realizadas disputas em jogo único até que seja conhecido o campeão.

O desempenho recente do Equador

O duelo desta quarta-feira é considerado chave para a sobrevivência dos equatorianos no torneio. Afinal, na jornada final, a equipe irá enfrentar a seleção brasileira. Diante do país sede do torneio, não há grande expectativa em relação à conquista de pontos. Assim, a maior possibilidade de deixar a lanterna e entrar na zona de classificação para as quartas de final é justamente no encontro com os peruanos.

No domingo, 20 de junho, a seleção do Equador teve uma oportunidade ainda melhor do que essa e falhou. Encarou no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, a Venezuela, que está disputando a Copa América aos pedaços, uma vez que enfrenta um severo surto de Covid-19 em seu elenco. Mesmo diante desse cenário, os equatorianos não passaram do empate por 2 a 2.

Até saíram em vantagem. Marcaram aos 39 minutos do primeiro tempo com Preciado. Porém, sofreram o empate aos seis minutos da fase final. Tento assinalado por Castillo. Voltaram a assumir o comando do placar. Plata, aos 26 minutos, fez o segundo gol. Porém, aos 46 minutos, Hernandez fez o gol que definiu a igualdade. Foi o primeiro ponto conquistado pelos equatorianos, que na estreia haviam perdido por 1 a 0 pela Colômbia. A Venezuela, com dois pontos, está na quarta posição, a última na zona de classificação para a segunda fase da Copa América 2021.

Os jogadores convocados pelo Equador para o torneio foram:

Goleiros: Alexander Domínguez (Vélez Sarsfield), Pedro Ortiz (Emelec) e Hernán Galíndez (Universidad Católica-EQU);

Defensores: Robert Arboleda (São Paulo), Ángelo Preciado (Genk), Mario Pineida (Barcelona de Guayaquil), Félix Torres (Santos Laguna), Luis León (Barcelona de Guayaquil), Piero Hincapié (Talleres), Xavier Arreaga (Seattle Sounders), Pervis Estupiñán (Villarreal) e Diego Palacios (Los Angeles FC);

Meio-campistas: Jhegson Méndez (Orlando City), Dixon Arroyo (Emelec), Moisés Caicedo (Brighton), Christian Noboa (Sochi-RUS), Alan Franco (Atlético-MG), Gonzalo Plata (Sporting), Ángel Mena (León), Damían Diaz (Barcelona de Guayaquil), Ayrton Preciado (Santos Laguna), José Carabalí (Universidad Católica-EQU) e Fidel Martínez (Tijuana);

Atacantes: Michael Estrada (Toluca), Jordy Caicedo (CSKA Sofia-BUL), Leonardo Campaña (Famalicão-POR), Enner Valencia (Fenerbahçe) e José Hurtado (Independiente del Valle).

Provável escalação do Equador

 

Equador na temporada atual


A forma atual do Peru

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Após uma estreia desastrosa em que apanhou por 4 a 0 da seleção brasileira, o Peru deu a volta por cima em duelo contra a Colômbia no domingo, 20 de junho, pela terceira jornada da fase de grupos da Copa América 2021. Em Goiânia, levou a melhor fazendo 2 a 1. Deixou, dessa maneira, a lanterna do grupo B saltando para a terceira posição na tabela de classificação. Uma vitória nesta quarta-feira irá garantir a vaga nas quartas de final com uma jornada de antecipação.

Diante dos colombianos, a seleção peruana abriu o marcador aos 17 minutos do primeiro tempo. Conseguiu manter a frente até os oito minutos da fase final. Foi quando Borja igualou o placar ao converter cobrança de pênalti. A vitória foi conquistada graças a tento assinalado contra pelo zagueiro Mina. O atleta do Everton, da Inglaterra, desviou contra sua rede aos 19 minutos causando desequilíbrio em um jogo o qual a Colômbia criou mais chances de finalização (12 a 11) e acertou o alvo mais vezes (4 a 2).

Na última rodada da fase de classificação, a equipe do Peru terá como adversária a Venezuela. A partida está agendada para 27 de junho. Os atletas convocados para a disputa pelo técnico argentino Ricardo Gareca foram:

Goleiros: Pedro Gallese (Orlando City), Carlos Cáceda (Melgar) e José Carvallo (Universitario);

Defensores: Aldo Corzo (Universitario), Luis Abram (Vélez Sarsfield), Jhilmar Lora (Sporting Cristal), Christian Ramos (César Vallejo), Ánderson Santamaría (Atlas), Alexander Callens (New York City FC), Miguel Araujo (Emmen-HOL), Miguel Trauco (Saint-Étienne), Marcos López (San Jose Earthquakes) e Renzo Garcés (César Vallejo);

Meio-campistas: Martín Tavara (Sporting Cristal), Sergio Peña (Emmen-HOL), Christian Cueva (Al-Fateh-KSA), Wilder Cartagena (Godoy Cruz), Renato Tapia (Celta), André Carrillo (Al-Hilal), Yoshimar Yotún (Cruz Azul), Alexis Arias (Melgar) e Raziel García (Cienciano);

Atacantes: Luis Iberico (Melgar), Álex Valera (Universitario), Gianluca Lapadula (Benevento) e Santiago Ormeño (León).

Provável escalação do Peru

 

Peru na temporada atual


Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Equador x Peru:

A equipe equatoriana tem mostrado muito pouca qualidade. Assim, o prognóstico no sucesso do Peru é o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa América edição 2021.

Prognóstico e palpite final para Equador x Peru:


Promoções para Copa América 2021

Promoções Copa América

Acompanhe tudo sobre a Copa América 2021