Corinthians e São Paulo abrem nesta terça-feira, 25 de julho, a agenda das semifinais da edição 2023 da Copa do Brasil. O jogo de ida terá como cenário a Neo Química Arena, em São Paulo, onde o Tricolor Paulista carrega nas costas a pressão de jamais ter vencido uma edição do Majestoso. O pontapé inicial está marcado para 21h30 (horário de Brasília). O confronto de retorno foi agendado para quarta-feira, 8 de agosto, no Morumbi. Como acontece há algum tempo nos clássicos no estado de São Paulo, só é permitida a presença de torcedores do clube mandante. Norma estabelecida pelas autoridades de segurança locais.

O desempenho recente do Corinthians

Envolvido em três frentes de batalha, o Corinthians teve que conviver com a ausência de seu principal atacante, Roger Guedes, suspenso, na partida de sábado, 22 de julho, ante o Bahia, em Salvador, pela décima sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O técnico Vanderlei Luxemburgo montou uma retranca para evitar uma derrota diante de um adversário direto na luta conta o rebaixamento e conseguiu o que queria. Voltou para casa com um ponto na conta. O encontro não saiu do 0 a 0.

Luxemburgo estabeleceu uma estratégia com cinco defensores, quatro meias e apenas um atacante. Ofensivamente, quase nada produziu. Foram cinco tentativas de arremate ao longo do confronto. Somente uma delas no alvo. O controle do jogo foi do Bahia, que teve a bola por 56% do tempo, desenvolveu 16 oportunidades para disparo, sendo que oito delas dentro da área corintiana. Cinco foram na direção certa. Acabaram interceptadas pelo goleiro Cássio. O que demonstrou que o bloqueio defensivo do Corinthians não funcionou tão bem assim. O empate pode ser debitado mais na conta da pouca qualidade das finalizações do rival.

No final das contas, o time obteve o ponto que desejava. Atingiu 16 (quatro vitórias, quatro empates e sete derrotas). O suficiente para conservar a décima quinta posição na tabela de classificação. Está dois pontos acima justamente do Bahia, que caiu para a décima sétima posição. É o primeiro clube na zona de rebaixamento. O jogo, no entanto, deixou um problema para o duelo desta terça-feira. O recém-contratado Matías Rojas sofreu uma pancada no pé e virou dúvida para o clássico. Há, no entanto, esperança de que seja liberado para atuar.

Para o Majestoso, é improvável que Vanderlei Luxemburgo mantenha a mesma estratégia do jogo em Salvador. Deverá tirar um dos zagueiros e incluir mais um atacante modificando a tática do 4-5-1 para o 4-4-2 na tentativa de obter vantagem para segundo jogo. Como mandante, o Corinthians venceu todas as suas partidas até agora na Copa do Brasil e no Brasileirão pontuou em cinco de seis jogos (duas vitórias e três empates).

Corinthians na temporada atual

A forma atual do São Paulo

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O São Paulo bem que sairia contente com um empate da Arena Pantanal no sábado, 22 de julho. Porém, acabou voltando para casa de mãos vazias e com seu técnico Dorival Júnior muito irritado com a arbitragem. Ela foi expulso por reclamação na derrota, por 2 a 1, para o Cuiabá. A exclusão aconteceu por queixas sobre um pênalti marcado de forma equivocada no começo do segundo tempo que, entretanto não interferiu no resultado do encontro. Aos 12 minutos, Deyverson desperdiçou a cobrança.

Os donos da casa abriram o placar aos 21 minutos através de outra penalidade máxima, que existiu, executada por Clayson. Aos 33 minutos, contando com assistência de Fernando Sobral, Isidro Pitta fez o segundo. O São Paulo descontou aos 50 minutos por meio de Natham Mendes, que recebeu passe de Erison antes de colocar a bola na rede. O resultado acabou refletindo a melhor atuação do clube de Mato Grosso, que apesar de ficar bem menos tempo com a bola (30%), criou maior número de oportunidades para arremate (12 a 9) e foi especialmente superior no índice de tiros no alvo (6 a 3).

Isso fez com que o São Paulo não saísse dos 25 pontos (sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas) e visse sua sequência invicta de seis partidas (cinco vitórias e um empate) ser quebrada). Porém, Dorival Júnior conseguiu preservar seus principais atletas para o confronto desta terça-feira. Além disso, deve poder contar com o zagueiro Alan Franco. Com dores na perna direita, ele sequer foi relacionado para o encontro em Cuiabá. Porém, voltou aos treinamentos antes do Majestoso e deverá ficar à disposição para o duelo desta terça-feira.

Outro que também poderá ser relacionado para o clássico é o lateral-direito Rafinha. Ele foi dispensado do jogo de sábado na Arena Pantanal para participar de um encontro festivo na Alemanha de ex-atletas do Bayern de Munique. Nem chegou a participar da partida de confraternização. Apenas recebeu uma homenagem e voltou para o Brasil. Deverá estar entre os titulares para o duelo frente o Corinthians.

São Paulo na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Corinthians x São Paulo

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Corinthians x São Paulo

Os direitos de transmissão da Copa do Brasil são do Grupo Globo, que disponibiliza o torneio por canal aberto através da TV Globo. Os jogos são mostrados também através dos canais por assinatura da SporTV e Premier FC. Já pela internet você confere na GloboPlay e alguns jogos na Amazon Prime Video. Não há transmissão via streaming dos jogos da Copa do Brasil nas plataformas das principais casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Corinthians x São Paulo

Suspensos e lesionados para Corinthians x São Paulo

Probabilidades de resultado para Corinthians x São Paulo

Estatísticas de Corinthians x São Paulo

O palpite Corinthians x São Paulo do SDA

O Corinthians atravessa um bom momento. Está invicto há cinco jogos e tem mantido a competição como sua prioridade. Contando com o apoio de sua torcida, deverá adotar uma postura mais ofensiva, entretanto, fará isso sem exageros. O São Paulo, apesar de ter perdido sua invencibilidade, é um time melhor organizado taticamente e, embora tenha que conviver com a pressão de nunca ter vencido um Majestoso no novo estádio do rival, tem ficado perto de quebrar o tabu. O prognóstico na igualdade é o palpite indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para a nova edição do clássico nesta terça-feira pelas semifinais da Copa do Brasil.

Palpite Corinthians x São Paulo