[toc]

Promovendo a estreia de seu novo treinador, a Coreia do Sul encara a Colômbia, que largou na frente no ciclo de preparação par a Copa do Mundo de 2026. O amistoso desta sexta-feira, 24 de março, será realizado no estádio de Futebol Ulsan Munsu, em Ulsan, na Coreia do Sul. O pontapé inicial está marcado para 8h (horário de Brasília).

O desempenho recente da Coreia do Sul

Não se sabe exatamente quais são os critérios que a Federação de Futebol da Coreia do Sul utiliza para escolher seus treinadores. Porém, parece que eles não dão muita atenção à lista de conquistas. Para o Mundial de 2022, optaram pelo técnico português Paulo Bento, cuja carreira não apresenta grandes pontos de destaque. Demitido após a eliminação logo na primeira fase da Copa do Catar, o escolhido para vaga foi Jurgen Klismann.

Klismann começou por cima. Foi treinador da seleção da Alemanha e na sequência do Bayern de Munique. Nem assim sua carreira decolou. Passou como treinador pelos Estados Unidos e Hertha Berlim também seu sucesso. Enfim, se sua carreira fosse uma peça de teatro seria algo como “Greta Garbo acabou no Irajá”. Adaptando, o alemão de 58 anos vê sua carreira ter Ulsan como novo ponto de partida. Provavelmente aumentará sua fortuna.

Já o futuro da seleção sul-coreana não é tão promissor. Depois dos colombianos, o time vai encarar o Uruguai no próximo dia 28. Os jogadores convocados para os amistosos foram:

Goleiros: Kim Seung-gyu (Al Shabab), Song Bum-keun (Shonan Bellmare), Jo Hyeon-woo (Ulsan Hyundai);

Defensores: Kwon Kyungwon (Gamba Osaka), Kim Moon-hwan (Jeonbuk Hyundai), Kim Min-jae (SSC Napoli), Kim Jin-su (Jeonbuk Hyundai), Kim Young-gwon (Ulsan Hyundai), Kim Tae-hwan (Ulsan Hyundai), Lee Ki-je (Suwon Samsung), Cho Yu-min (Daejeon Citizens);

Meias: Kwon Chang-hoon (Gimcheon Sangmu), Na Sang-ho (FC Seoul), Paik Seung-ho (Jeonbuk Hyundai), Son Jun-ho (Shandong Taishan), Son Heung-min (Tottenham Hotspur), Song Min-kyu (Jeonbuk Hyundai), Lee Kang-in (RCD Mallorca), Lee Jae-sung (FSV Mainz), Jung Woo-young (Al Sadd), Jeong Woo-yeong (SC Freiburg), Hwang In-beom (Olympiacos), Hwang Hee-chan (Wolverhampton);

Atacantes: Oh Hyeon-gyu (Celtic FC), Cho Gue-sung (Jeonbuk Hyundai), Hwang Ui-jo (FC Seoul).

Coreia do Sul na temporada atual


A forma atual da Colômbia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Sem ter conseguido um lugar na Copa do Mundo do Catar, a Colômbia iniciou mais cedo seu planejamento pensando no Mundial de 2026. Definiu o técnico argentino Néstor Lorenzo para o ciclo visando o torneio que terá como sede os Estados Unidos, México e Canadá em setembro do ano passado e já conta com quatro amistosos realizados.

Ganhou os três primeiros. Superou a Guatemala (4 a 1), México (3 a 2) e Paraguai (2 a 0), sempre em datas que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para jogos entre seleções. Em janeiro passado, fora desse período, o que impediu a convocação de atletas que atuam no exterior, ficou no 0 a 0 contra os Estados Unidos. Na bateria de testes de março, além da Coreia do Sul, vai enfrentar o Japão no próximo dia 28.

A grande ausência da lista de Lorenzo foi o atacante Luis Díaz, do Liverpool, ainda em processo de recuperação de lesão. Os jogadores convocados foram:

Goleiros: Álvaro Montero (Millonarios), Camilo Vargas (Atlas) e Devis Vásquez (Milan);

Defensores: Carlos Cuesta (Genk), Daniel Muñoz (Genk), Davinson Sánchez (Tottenham), Deiver Machado (Lens), Jhon Lucumí (Bologna), Juan David Mosquera (Portland Timbers), Johan Mojica (Villarreal) e Alexis Pérez (Giresunspor);

Meias: James Rodríguez (Olympiacos), Dylan Borrero (New England Revolution), Jéfferson Lerma (Bournemouth), Juan Fernando Quintero (Junior FC), Nelson Palacio (Atlético Nacional), Kevin Castaño (Águilas Doradas), Matheus Uribe (Porto) e Jorge Carrascal (CSKA Moscou);

Atacantes: Diego Valoyes (Talleres), Falcao García (Rayo Vallecano), Jhon Arias (Fluminense), Jhon Jáder Durán (Aston Villa), Johan Carbonero (Racing Club) e Rafael Santos Borre (Eintracht Frankfurt).

Colômbia na temporada atual

Tudo que sabemos sobre os times

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Escalação para Coreia do Sul x Colômbia

Suspensos e lesionados para Coreia do Sul x Colômbia

Probabilidades no 1×2 para Coreia do Sul x Colômbia

Palpite final para Coreia do Sul x Colômbia

Embora nem Paulo Bento nem Jurgen Klismann possam ser considerados bons treinadores, eles contam com estilos de jogo bem diferentes. O português prefere que seu time conte com um sistema defensivo sólido e busque ficar com a bola pelo maior tempo possível. O alemão é adepto de um estilo vertical e mais objetivo. A transição provavelmente deverá causar alguns problemas. O prognóstico no sucesso da Colômbia é o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” no amistoso desta sexta-feira.

Prognóstico para Coreia do Sul x Colômbia