Colômbia e Venezuela, que ficaram fora da última Copa do Mundo, terão seus caminhos cruzados nesta quinta-feira, 7 de setembro, em jogo que faz parte da programação da jornada inaugural das eliminatórias sul-americanas valendo vaga no Mundial de 2026, que contará como sedes com Estados Unidos, México e Canadá. O ponto de encontro será o estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, na Colômbia. O início está previsto para 20h (horário de Brasília).

Palpites Colômbia x Venezuela do SDA

Resultado final: Colômbia

Os colombianos defendem uma sequência invicta de 11 partidas, atuam em casa e contam com um equipe que tem jogadores com capacidade de decisão em maior número. Esse conjunto de fatores faz com que o palpite na vitória dos donos da casa diante da Venezuela seja a indicação do SDA para o jogo desta quinta-feira pela primeira rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 no mercado resultado final.

Os dois times marcam: não

Em sete dos 11 jogos que não perderam, os colombianos deixaram o gramado sem que sua defesa tivesse sido vazada. Diante de uma Venezuela que tem alguns bons jogadores no ataque, contudo, deverá atuar de forma conservadora, é bem provável que a Colômbia consiga manter uma ‘clean sheet’. Isso leva o SDA a recorrer ao mercado os dois times marcam como base de seu palpite extra para o jogo indicando a resposta não como opção.

O desempenho recente da Colômbia

A Colômbia bem que tentou uma reação na reta final das últimas eliminatórias sul-americana. Venceu seus dois jogos derradeiros. Entretanto, não foi suficiente. Ao fechar sua campanha com 23 pontos (cinco vitórias, oito empates e cinco derrotas), ficou na sexta posição. Primeira fora da zona de classificação para o Mundial de 2022, disputado no Catar.

No entanto, se repetir o mesmo desempenho para a Copa de 2026, terá seu lugar assegurado, uma vez que a partir de agora o Mundial terá 48 participantes em vez de 32 e América do Sul levará os seis primeiros classificados diretamente para o torneio, além de ter a possibilidade de classificar o sétimo por meio da repescagem. A Colômbia, que tem conseguido bom desempenho nos amistosos de preparação, surge como forte candidata a ficar nesse bloco.

Nas nove partidas que disputou depois das últimas eliminatórias, colheu sete vitórias e empatou em duas ocasiões. Sob a direção do argentino Nestor Lorenzo, alcançou o mais significativo resultado dessa série no último amistoso da bateria de junho. Marcou 2 a 0 na Alemanha em solo adversário. Montou a equipe com quatro defensores, dois meias de contenção, três meias de ligação e um atacante.

Colômbia na temporada atual

A forma atual da Venezuela

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Venezuela nem passou perto de conseguir uma vaga no Mundial de 2022. Pelo contrário. Mostrou retrocesso em relação ao que vinha mostrando nas disputas anteriores. Ao acumular somente dez pontos (três vitórias, um empate e 14 derrotas), terminou na décima – última – posição na tabela de classificação. Foram cinco pontos a menos que a Bolívia, penúltima colocada.

Embora muito de seus jogadores atuem fora do país e estejam em pleno desenvolvimento da carreira, isso não tem tido efeito da seleção. Fruto de problemas severos econômicos que atrapalham a preparação. O técnico português José Pesseiro e o argentino José Pekermann, que assumiram o comando da equipe Vino Tinto, deixaram o cargo pouco depois de terem sido contratados por falta de pagamento.

Desde o final das eliminatórias para a Copa do Catar, a Venezuela teve uma agenda que contou com dez amistosos. Ganhou sete deles (Malta, Arábia Saudita – duas vezes, Emirados Árabes Unidos, Síria, Honduras e Guatemala), empatou em duas ocasiões (Panamá e Uzbequistão) e sofreu uma derrota (Islândia). Apesar das muitas vitórias, somente a Arábia Saudita, entre os derrotados, esteve no último Mundial.

Venezuela na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Colômbia x Venezuela

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Onde assistir? A transmissão das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de Estados Unidos, México e Canadá em 2026

  • TV Aberta: TV Globo.
  • TV por assinatura: SporTV.
  • Internet/streaming: GloboPlay.

Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Colômbia x Venezuela

Suspensos e lesionados para Colômbia x Venezuela

Probabilidades de resultado para Colômbia x Venezuela