As informações e o palpite para Colômbia x Peru
As seleções de Colômbia e Peru entram em campo nesta sexta-feira, 9 de julho, para decidir o terceiro lugar da Copa América versão 2021. O encontro terá como sede o estádio Mane Garrincha, em Brasília. O início está agendado para 21h (horário de Brasília). O vencedor do confronto fica com a medalha de bronze do torneio continental. Em caso de igualdade, o regulamento estabelece a realização de prorrogação de 30 minutos e, se houver necessidade, decisão de pênaltis para definição de quem ficará com a terceira posição.
Como funciona a Copa América 2021
A edição 2021 da Copa América é a versão 2020 com um ano de atraso. Ela foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Na verdade, nem precisaria ter sido realizada. Afinal, o torneio teve uma edição em 2019. Uma nova versão foi inserida na agenda para que a Confederação Sul-Americana de Futebol passasse a ter seu torneio continental no mesmo ano da Eurocopa. Bastaria cancelar e disputar a Copa América 2024. Porém, com dinheiro recebido pelos direitos de transmissão para TV e patrocínios negociados, a competição foi mantida em um calendário ainda mais apertado.
Em princípio, seria realizada na Argentina e na Colômbia. Os argentinos desistiram devido à crise sanitária no país, que enfrenta o aumento do número de casos de Covid-19. Os colombianos, mergulhados em uma grave crise política, também não tiveram condições de receber o torneio. O Brasil, embora com números de contaminação ainda maiores do que os da Argentina, decidiu sediar a competição, assim como fez em 2019.
A fórmula de disputa, dessa vez, foi diferente. Os dez participantes, em vez dos 12 inicialmente previstos (Austrália e Qatar desistiram de participar), foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, jogaram em turno único. Ao final de cinco rodadas, os quatro primeiros de cada chave avançaram para a segunda fase. Depois, batalham em jogos eliminatórios até a definição dos finalistas.
O desempenho recente da Colômbia
Os colombianos estiveram próximos de alcançar um lugar na decisão do torneio. Na terça-feira, 6 de julho, diante da Argentina, na segunda partida das semifinais, mesmo depois de terem saído em desvantagem no marcador, com gol assinalado por Lautaro Martinez aos sete minutos da etapa inicial, foram capazes de reagir e atingir a igualdade. Alcançaram o tento que determinou o empate por 1 a 1 aos 16 minutos da etapa derradeira. Diaz colocou a bola na rede após receber assistência de Cardona.
Resultado que acabou colocando justiça no marcador em um duelo bastante equilibrado. Com ligeira vantagem na posse da pelota durante o confronto (51%), os colombianos criaram 14 oportunidades de finalização contra 13 dos argentinos, embora no quesito tiro certo cada seleção tenha feito quatro disparos. No entanto, na hora dos pênaltis, em que cinco das dez cobranças foram desperdiçadas, a Argentina acabou se impondo. Venceu por 3 a 2.
A Colômbia finalizou sua participação na primeira fase da Copa América como terceira colocada no grupo B. Acumulou quatro pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas). Nas quartas de final, superou o Uruguai na decisão por pênaltis após empate sem gols no período regulamentar. Os atletas convocados pelo técnico Reinaldo Rueda para o torneio continental foram:
Goleiros: David Ospina (Napoli), Aldair Quintana (Atlético Nacional) e Camilo Vargas (Atlas);
Defensores: Davinson Sánchez (Tottenham), Yerry Mina (Everton), Stefan Medina (Monterrey), Óscar Murillo (Pachuca), William Tesillo (León), Carlos Cuesta (Genk), Jhon Lucumí (Genk) e Daniel Muñoz (Genk);
Meio-campistas: Juan Cuadrado (Juventus), Wilmar Barrios (Zenit), Edwin Cardona (Boca Juniors), Matheus Uribe (Porto), Gustavo Cuellár (Al-Hilal), Yairo Moreno (Pachuca), Sebastián Pérez (Boavista-POR) e Baldomero Perlaza (Atlético Nacional);
Atacantes: Luis Muriel (Atalanta), Duván Zapata (Atalanta), Luis Díaz (Porto), Miguel Borja (Junior Barranquilla), Rafael Borré (River Plate), Jaminton Campaz (Tolima), Yimmi Chará (Seattle Sounders) e Juan Otero (Santos Laguna).
Provável escalação da Colômbia
Colômbia na temporada atual
A forma atual do Peru
O Peru contou com um período mais amplo de recuperação e preparação para o confronto valendo a medalha de bronze após sua queda nas semifinais. O time enfrentou a seleção brasileira na segunda-feira, 5 de julho, repetindo a decisão da Copa América de 2019. Assim como na versão anterior da competição continental, não conseguiu fazer frente aos donos da casa. Dessa vez, perdeu por 1 a 0. Tento assinalado por Lucas Paquetá aos 35 minutos do primeiro tempo.
Os peruanos foram inferiores no duelo. Com 44% do tempo tendo a pelota em seus pês, criaram sete chances de arremate, sendo que dois deles foram no alvo. Os brasileiros fizeram 15 disparos. Oito deles tiveram a direção se sua meta. Assim, a diferença de gols acabou sendo até modesta diante do que aconteceu nas quatro linhas. O técnico argentino Ricardo Gareca não pode contar no duelo com o atacante Andre Carrilo, que estava suspenso. Já deverá estar à disposição nesta sexta-feira.
A equipe ficou na segunda posição do grupo A na primeira etapa da Copa América. Somou sete pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota). Nas quartas de final, ficou no empate por 3 a 3 ante o Paraguai garantindo o direito de avançar ao superar o rival na decisão por pênaltis. Os atletas convocados para o torneio foram:
Goleiros: Pedro Gallese (Orlando City), Carlos Cáceda (Melgar) e José Carvallo (Universitario);
Defensores: Aldo Corzo (Universitario), Luis Abram (Vélez Sarsfield), Jhilmar Lora (Sporting Cristal), Christian Ramos (César Vallejo), Ánderson Santamaría (Atlas), Alexander Callens (New York City FC), Miguel Araujo (Emmen-HOL), Miguel Trauco (Saint-Étienne), Marcos López (San Jose Earthquakes) e Renzo Garcés (César Vallejo);
Meio-campistas: Martín Tavara (Sporting Cristal), Sergio Peña (Emmen-HOL), Christian Cueva (Al-Fateh-KSA), Wilder Cartagena (Godoy Cruz), Renato Tapia (Celta), André Carrillo (Al-Hilal), Yoshimar Yotún (Cruz Azul), Alexis Arias (Melgar) e Raziel García (Cienciano);
Atacantes: Luis Iberico (Melgar), Álex Valera (Universitario), Gianluca Lapadula (Benevento) e Santiago Ormeño (León).
Provável escalação do Peru
Peru na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Colômbia x Peru:
Com mais tempo de preparação, o Peru tem o prognóstico em seu sucesso diante da Colômbia o palpite indicado para o duelo desta sexta-feira valendo o terceiro lugar da Copa América 2021.
Prognóstico e palpite final para Colômbia x Peru: