Arena Pantanal

Copa America Zone North

13/06/2021

21:00

Colombia
Ecuador
Odds are subject to change. Last updated 13/06/2021 21:00.
Colombia vence
Casa de aposta 1 X 2
Betway
2.15 3.10 3.75
Sportingbet
2.10 3.20 3.90
Odds are subject to change. Last updated 13/06/2021 21:00.
Promoção Dafabet Copa América

As informações e o palpite para Colômbia x Equador

Colômbia e Equador concluem a programação da primeira rodada do grupo B da edição 2021 da Copa América. O confronto será realizado no domingo, 13 de junho, na Arena Pantanal, em Cuiabá, a partir das 21h (horário de Brasília). A chave conta também com as seleções de Brasil, Venezuela e Peru.

Como funciona a Copa América 2021

A edição 2021 da Copa América é a versão 2020 com um ano de atraso. Ela foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Na verdade, nem precisaria ter sido realizada. Afinal, o torneio teve uma edição em 2019. Uma nova versão foi inserida na agenda para que a Confederação Sul-Americana de Futebol passasse a ter seu torneio continental no mesmo ano da Eurocopa. Bastaria cancelar e disputar a Copa América 2024. Porém, com dinheiro recebido pelos direitos de transmissão para TV e patrocínios negociados, a competição foi mantida em um calendário ainda mais apertado.

Em princípio, seria realizada na Argentina e na Colômbia. Os argentinos desistiram devido à crise sanitária no país, que enfrenta o aumento do número de casos de Covid-19. Os colombianos, mergulhados em uma grave crise política, também não tiveram condições de receber o torneio. O Brasil, embora com números de contaminação ainda maiores do que os da Argentina, decidiu sediar a competição, assim como fez em 2019.

A fórmula de disputa, dessa vez, é diferente. Os dez participantes, em vez dos 12 inicialmente previstos (Austrália e Qatar desistiram de participar), foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, vão jogar em turno único. Ao final de cinco rodadas, os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase. A partir das quartas de final, serão realizadas disputas em jogo único até que seja conhecido o campeão.

O desempenho recente da Colômbia

A disputa da Copa América 2021 é a primeira oportunidade para que o técnico Reinaldo Rueda possa ter uma convivência prolongada com seu elenco e conte com a oportunidade de desenvolver um número maior de treinamentos. Ele assumiu o comando da equipe antes da disputa dos jogos da rodada dupla das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022 em junho.

Ocupou a vaga aberta com a demissão do português Carlos Queiróz depois de duas derrotas desastrosas no final de 2020. A Colômbia apanhou, em casa, do Uruguai, por 3 a 0, e levou 6 a 1 do Equador, em Quito. Queiróz, que foi contratado após obter resultados expressivos com a seleção do Irã, teve seu ponto alto na seleção colombiana justamente na disputa da Copa América de 2021.

Fechou a primeira fase na primeira colocação do grupo B. Alcançou os nove pontos possíveis. Foi a única equipe a conseguir aproveitamento de 100% no estágio inicial. Assinalou quatro gols e não teve sua defesa vazada. Acabou sendo eliminada do torneio sem perder e sem sofrer gol. Nas quartas de final, diante do Chile, então treinado por Reinaldo Rueda, a Colômbia ficou no 0 a 0. Caiu ao ser batida na decisão por pênaltis.

Com novo técnico, colombianos tiram o pé da lama

O começo do trabalho de Rueda mostrou resultados animadores. Ele comandou a equipe dos dois jogos de retomada da disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar 2022. Diante do Peru, em Lima, os colombianos marcaram 3 a 0. Resultado bastante superior ao desempenho nas quatro linhas. A equipe abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo em tento assinalado por Mina. Porém, a ampla vantagem acabou sendo construída após a expulsão de Trauco, aos 45 minutos. Uribe, aos quatro minutos da etapa final, fez o segundo gol. Aos dez minutos, fez o terceiro.

A igualdade numérica foi reestabelecida aos 14 minutos, quando Munoz recebeu o vermelho deixando os colombianos com dez. A partir daí, a equipe e Rueda tratou apenas de defender a frente construída no marcado. Mesmo sem vencer, o empate, por 2 a 2, em casa, com a Argentina na oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas acabou sendo mais expressivo. Até pela forma que a igualdade foi obtida. Os argentinos marcaram aos três minutos com Romero e ampliou cinco minutos depois com Paredes. A reação começou com Muriel, em cobrança de pênalti, aos seis minutos da segunda fase, e foi completada por Borja, aos 49 minutos.

Com oito pontos (duas vitórias, dois empates e duas derrotas), a Colômbia figura na quinta posição da tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. Teria, nessa situação, que disputar a repescagem para alcançar um lugar no Mundial. Tem, no entanto, a mesma pontuação do Uruguai, quarto colocado, que está na zona de acesso direto ao torneio por levar vantagem no saldo de gols, que é o primeiro critério de desempate.

Provável escalação da Colômbia

 

Colômbia na temporada atual


A forma atual do Equador

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Copa América de 2019 foi decisiva para a queda do técnico Hernan Gomez no Equador. Ele não resistiu à eliminação da equipe ainda na primeira fase do torneio. Depois de derrotas para Uruguai (4 a 0) e Chile (2 a 1), o time conseguiu seu único ponto no empate, por 1 a 1, com a seleção convidada do Japão. Ficou, dessa maneira, na quarta – última – posição do grupo C. A demissão do técnico foi rápida, mas a substituição complicada.

Inicialmente, o argentino Jorge Celico, comandante das equipes de base do país, foi colocado interinamente no posto. Ficou até a contratação de Jordy Cruiff. O filho do grande astro do futebol holandês, que certamente foi contratado mais por seu DNA do que por seu currículo, no entanto, acabou sendo demitido antes mesmo da estreia, com as mudanças no comando da federação durante o período da pandemia.

Por fim, o posto foi ocupado pelo argentino Gustavo Alfaro, depois de uma breve e fracassada experiência pelo Boca Juniors. Teve até um bom começo em jogos pelas eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. A Copa América será sua primeira oportunidade de mostrar serviço contanto com o grupo durante um período mais longo.

Equipe sai zerada nos duelos valendo um lugar no Mundial

Se os colombianos mostraram progresso nos duelos que reabriram a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022, no caso do Equador aconteceu o contrário. Foi a única seleção a não fazer um ponto sequer na rodada dupla de junho. Começou sendo batida, por 2 a 0, pela equipe brasileira em Porto Alegre. Não mostrou qualquer ambição no confronto. Ficou fechada na defesa na tentativa de segurar a igualdade sem gols. Ao longo do duelo, criou somente três chances de finalização. Não acertou o alvo uma vez sequer. Viu sua estratégia ir por água abaixo aos 20 minutos da fase final com tento de Richarlisson. O segundo tento foi marcado por Neymar, em cobrança de pênalti, aos 49 minutos.

Atuando em casa, contra o Peru, teve uma postura mais agressiva. No entanto, perdeu por 2 a 1. Com posse de bola durante 69% do tempo, criou quase o dobro de chances de finalização (15 a 8). Foi superior também nos tiros certos (5 a 3). Porém, viu os peruanos abrirem o marcador aos 18 minutos da fase final com Cueva e ampliarem aos 44 minutos através de Advincula. O Equador só foi descontar aos 48 minutos. Plata marcou. Com nove pontos (três vitórias e três derrotas), a equipe ficou estacionada na terceira posição das eliminatórias. Está nove pontos abaixo do Brasil, líder da disputa, e dois pontos acima do Paraguai, sexto colocado e primeiro time fora da região que permite seguir na luta por um lugar no Mundial.

Provável escalação do Equador

 

Equador na temporada atual


Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Colômbia x Equador:

Dona de um plantel de melhor qualidade, a Colômbia tem o prognóstico em sua vitória diante do Equador o palpite indicado para o confronto pela primeira rodada da Copa América 2021.

Prognóstico e palpite final para Colômbia x Equador:


Promoções para Copa América 2021

Promoções Copa América

Acompanhe tudo sobre a Copa América 2021