As informações e o palpite para Chelsea x Villarreal
O estádio Windsor Park, em Belfast, na Irlanda do Norte, será a sede nesta quarta-feira, 11 de agosto, da edição 2021 da Supercopa da Uefa. O Chelsea, da Inglaterra, vai enfrentar o Villarreal, da Espanha. O duelo tem início marcado para 16h (horário do Brasil). A definição é feita em jogo únicio. Em caso de igualdade, o regulamento estabelece a realização de prorrogação de 30 minutos para determinar que fica com o troféu. Persistindo o empate ao final do tempo extra, a a decisão acontece através de cobranças de pênaltis.
Como funciona a Supercopa da Uefa
Esta será a versão de número 46 da Supercopa da Uefa, competição criada pela entidade que reúne as federações de futebol da Europa como forma de abrir oficialmente o calendário continental reunindo o vencedor das edições anteriores da Champions League, nesse caso o Chelsea, e da Europa League, o Villarreal. Inicialmente era disputada em jogos de ida e volta. Desde 1998 passou a ser realizada em sede neutra e com só um confronto. Barcelona e Milan, com cinco conquistas cada, são os maiores colecionadores de troféus da Supercopa da Uefa. O time da Catalunha chegou a nove decisões. Os milaneses disputaram sete. O Chelsea disputou a Supercopa da Uefa quatro vezes. Ganhou em 1998. O Villarreal faz sua primeira participação.
O desempenho recente do Chelsea
O duelo desta quarta-feira é a primeira partida oficial do Chelsea na temporada 2021/2022. Seu último jogo para valer foi justamente a decisão da Champions League 2020/2021. Superou o Manchester City, em 29 de maio, no estádio do Dragão, no Porto, por 1 a 0. O gol foi assinalado por Havertz aos 42 minutos do primeiro tempo. O time arrancou para a conquista depois de trocar de técnico no meio da temporada. O inglês Frank Lampart foi sacado para a entrada do atlemão Thomas Tuchel.
No Campeonato Inglês, terminou na quarta colocação. Colheu 67 pontos (19 vitórias, dez empates e nove derrotas). Foram 19 a menos do que o Manchester City, que levou o título da Premier League. Alcançou também a decisão da Copa da Inglaterra. Porém, ficou de mãos abanando nesse torneio. Perdeu a final para o Leicester. Foi batido por 1 a 0. A campanha mais fraca na temporada passada aconteceu na Copa da Liga da Inglaterra, ainda com Lampard na direção. Caiu nas oitavas de final ante o Tottenham.
A boa temporada foi fruto de uma agressiva política de investimentos. Depois de ter ficado sem poder inscrever atletas devido à punição aplicada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) por irregularidade na contratação de jogadores, o clube resolveu tirar o atraso quando a penalidade terminou de ser cumprida. Encorpou seu elenco com nomes como Thiago Silva, Kai Havertz, Christian Pulisic e Thimo Werner, entre outros. Agora, o período é de mais moderação. Com a mais cobiçada de todas as taças, a Orelhuda, em sua galeria, o clube voltou ao período de redução de investimentos na janela de transferências. Pelo menos por enquanto, uma vez que há notícias sobre a possível contratação de Romelu Lukaku, atacante da Inter de Milão.
No entanto, até agora a porta foi aberta bem mais vezes para saídas. Entre os que deixaram o clube está o veterano atacante francês Olivier Giroud. O jogador, de 34 anos, foi para o Milan. Nenhum gasto ainda foi feito com aquisições. O único reforço ficou por conta do goleiro Marcus Bettinelli, de 29 anos, que estava no Fulham. Teve seu contrato com o clube encerrado e chegou sem custos com quebra de compromissos.
Provável escalação do Chelsea
Chelsea na temporada atual
A forma atual do Villarreal
O Villarreal fez uma aposta certeira na temporada passada. Contratou o técnico Unai Emery, que vinha de fracassos no comando de Paris Saint-Germain e Arsenal. O objetivo era claro. Ter sucesso na Europa League. Afinal, o treinador tinha em seu currículo três conquistas do torneio. Precisou atualizá-lo. Agora, são quatro. Depois de levar o Sevilha a três títulos, conduziu o Submariano Amarelo à conquista pela primeira vez em sua história de forma dramática.
Em 26 de maio, depois de empate por 1 a 1 com o Manchester United, na Polônia, no tempo regulamentar, e sem gols na prorrogação, venceu na disputa por pênaltis, por 11 a 10, após 22 cobranças. Somente o goleiro espanhol De Gea errou a cobrança depois de 21 acertos consecutivos dando o título ao Villarreal. Foi seu último jogo oficial. A preparação para a nova temporada contou com seis amistosos. O Submarino Amarelo não ganhou uma vez sequer. Empatou com Lyon (França), por 2 a 2, Levante (Espanha), por 0 a 0, e Leeds (Inglaterra), por 2 a 2. Perdeu para Valencia (Espanha), por 3 a 2, Olympique de Marselha (França), por 2 a 1, e Leicester (Inglaterra), por 3 a 2.
Embora tenha como proprietário um dos homens mais ricos da Espanha, o Villarreal não recebe aportes financeiros. Seguindo as normas rígidas de LaLiga de só aplicar em contratações o que recebe com receitas, com a possibilidade de disputar a Champions League pode fazer investimentos maiores nessa temporada. Encorpou seu elenco com o atacante senegalês Boulaye Dia, de 24 anos, ex-Reims (França); o meia russo Nikita Iosifov, de 20 anos, ex-Lokomotiv Moscou; e o meia Manu Morlanes, de 20 anos, ex-Almeria, da Segunda Divisão espanhola. Fechou também com os defensores Juan Foyth, argentino de 23 anos que estava emprestado pelo Tottenham e foi contratado em definitivo, e Aissa Mandi, argelino de 29 anos, que estava livre no mercado após ter seu contrato com o Bétis encerrado.
Provável escalação do Villarreal
Villarreal na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Chelsea x Villarreal:
Com os dois clubes ainda longe do ritmo de competição, o prognóstico na igualdade entre Chelsea e Villarreal parece ser a melhor opção de palpite para o encontro desta quarta-feira valendo a edição 2021 da Supercopa da Uefa.
Prognóstico e palpite final para Chelsea x Villarreal: