Serie A

23/08/2020

20:00

Ceara
Bahia
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 23/08/2020 19:58.

As informações e o palpite para Ceará x Bahia

Finalistas da edição 2020 da Copa do Nordeste, Ceará e Bahia voltam a duelar pela primeira vez desde que o Vozão ficou com a taça da Lampions League. Dessa vez, o encontro faz parte da programação da quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Será disputada na Arena Castelão, em Fortaleza. O início está marcado para 20h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para Série B.

O desempenho recente do Ceará

O alvinegro, que faturou o título regional com duas vitórias em Salvador, que sediou as fases finais da Copa do Nordeste, não conseguiu comemorar nem uma vitória sequer desde o 1 a 0 registrado em 4 de agosto. Seu começou de disputa do Brasileirão 2020 tem sido preocupante.

Empatou com o time reserva do Grêmio, em casa, por 1 a 1, na segunda rodada, e foi derrotado nas outras três partidas. Apanhou de Sport (3 a 2), Atlético-MG (2 a 0), em ambos os compromissos como visitante, e na quarta-feira, 19 de agosto, voltando a jogar na Arena Castelão, levou 3 a 0 do Vasco.

Dessa maneira, passou a ocupar a décima nona – penúltima – posição na tabela de classificação, na zona de rebaixamento. Em vez de reforços, que seria o pedido padrão em uma entrevista coletiva após uma derrota desse porte, o técnico Guto Ferreira pediu desculpas aos torcedores após a partida. O treinador, que tem promovido intenso revezamento do elenco, provavelmente seguirá a mesma linha para o confronto deste domingo.

Provável escalação do Ceará

 

Ceará na temporada atual


A forma atual do Bahia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Bahia tomou trajetória contrária após o fracasso na Copa do Nordeste. Faturou, depois de empate por 1 a 1 no tempo regulamentar diante do Atlético de Alagoinhas, o título do Campeonato Baiano na decisão por pênaltis. Também segue invicto do Brasileirão 2020.

Acumulou duas vitórias em casa. Sem maior brilho, é verdade. A primeira, por 1 a 0, em cima do Coritiba. A outra, por 2 a 1, ante o Bragantino, com o segundo gol sendo marcado em cobrança de escanteio nos acréscimos do segundo tempo. Na quarta-feira, 19 de agosto, atuando pela primeira vez como visitante, ficou no 1 a 1 contra o São Paulo.

Dessa vez, foi o tricolor quem deixou escapar a vitória no final. Saiu na frente com gol de Rossi aos 22 minutos, três minutos depois que Gilberto desperdiçou cobrança de pênalti. A igualdade foi obtida pelos donos da casa aos 41 minutos da fase final com Luciano. Apesar de tardia, não foi injusta. O São Paulo teve 24 finalizações ao longo do confronto. Só esbarrou na falta de qualidade nesse quesito. Somente cinco delas tiveram direção certa. O Bahia teve quatro arremates no alvo em oito tentativas.

O técnico Roger Machado fez modificações nas duas laterais. João Pedro e Zeca entraram, respectivamente, nas vagas de Nino e Juninho Capixaba. A escalação muito provavelmente foi determinada por questões físicas. É possível que as trocas sejam revertidas para o confronto deste domingo.

Provável escalação do Bahia

 

Bahia na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Ceará x Bahia:

É de se esperar um Ceará com ritmo mais intenso de competição depois de uma derrota como a de quarta-feira. Contra um Bahia que provavelmente atuará de maneira conservadora, o prognóstico no empate acaba sendo boa opção de palpite para o encontro pela quinta rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Ceará x Bahia:


Dicas de aposta