Brighton e Ajax completam nesta quinta-feira, 26 de outubro, a terceira rodada da chave B da Europa League. É a última jornada do primeiro turno da Liga Europa em sua temporada 2023/2024. O ponto de encontro será o Amex Stadium, em Brigthon, Inglaterra. A previsão é de que a bola comece a rolar às 16h (horário de Brasília). A chave tem ainda Olympique de Marseille, da França, e AEK, da Grécia, cujo encontro foi marcado para um pouco mais cedo, às 13h45, em Marselha.

Palpites Brighton x Ajax do SDA

Mercado – Brighton (resultado final)

Os dois times ainda buscam a primeira vitória no torneio. O Brighton caiu significativamente de rendimento a partir do momento em que viu sua agenda ficar mais recheada. Nas últimas sete partidas, só ganhou uma vez. A crise de resultados do Ajax é bem mais grave e tem motivações profundas. O time passou por uma vasta reformulação no elenco e, agora, flerta com a zona de rebaixamento no Campeonato Holandês, o que fez com que trocasse de técnico. O palpite na vitória do Brighton é a indicação do SDA no mercado resultado final para o jogo desta quinta-feira pela terceira rodada da fase de grupos da Europa League em sua temporada 2023/2024.

Mercado – Os dois times marcam: Sim

Tanto Brighton quanto Ajax adotam estratégias similares. Gostam de ter a bola pelo maior tempo possível, trocar passes em grande quantidade buscando conquistar espaço e criar jogadas ofensivas de qualidade e, dessa maneira, deixam seus sistemas defensivos expostos. Recorrendo ao mercado os dois times marcam em seu palpite extra para o jogo pela terceira rodada da fase de grupos da Liga Europa, o SDA indica a resposta sim.

O retrospecto do Brighton

O Brighton até tentou montar um bloqueio defensivo mais eficiente para segurar o Manchester City no sábado, 21 de outubro. Ele funcionou parcialmente. Diante de um adversário muito superior tecnicamente e que frequentemente supera a casa de duas dezenas de finalizações em suas partida, permitiu que o City, atuando no Etihad Stadium, construísse somente dez lances que terminaram em arremates. Seis deles foram na direção de sua meta.

Foi o suficiente para que o clube de Manchester vencesse por 2 a 1. O preço pago por essa tática mais defensiva foi uma produção muito baixa de seu setor de criação. O Brighton teve apenas cinco oportunidades para disparo. Acertou três. No final das contas, não compensou abandonar seu vistoso e agressivo estilo de jogar. Com 16 pontos (cinco vitórias, um empate e três derrotas), caiu para sétima posição na tabela de classificação da Premier League, quando considerados os critérios de desempate.

Está três pontos baixo do Aston Villa, quinto colocado e último clube na região que distribui vagas em competições internacionais via Campeonato Inglês. Na Europa League, o técnico Roberto di Zerbi tem optado por não utilizar sua força máxima. Tem mantido seu foco no Campeonato Inglês. Assim, perdeu, por 3 a 2, para o AEK, em casa, na jornada inaugural. No segundo encontro, em solo francês, ficou no empate, por 2 a 2, com o Olympique de Marseille. O único ponto conquistado o deixou na quarta – última – posição do grupo B.

Brighton (resultados dos últimos confrontos)

O retrospecto do Ajax

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Não chegou a quatro meses o contrato de três anos que Maurice Steijn assinou com o Ajax. O treinador de 49 anos foi dispensado no domingo, 22 de outubro, após o clube ter sido derrotado, por 4 a 3, pelo Utrecht. O jogo teve duas viradas. Os donos da casa abriram frente de dois tentos, o clube de Amsterdã reagiu promovendo a virada em um intervalo de 13 minutos logo no começo do segundo tempo.

No entanto, o Utrecht voltou a se impor no final e com o tento de Fraulo aos 45 minutos assegurou a vitória deixando o Ajax parado nos cinco pontos (uma vitória, dois empates e quatro derrotas). Pontuação suficiente apenas para que ocupasse a décima sétima – penúltima – posição na tabela de classificação da Eredivisie. Na zona de rebaixamento direto para Segunda Divisão. Dois pontos abaixo do Heerenveen, décimo quinto colocado e primeiro clube fora do Z3.

Diante desse resultado, Steijn viu seu contrato rompido 114 dias após o início de seu trabalho. Não foi o responsável pelo início da crise de resultados. Ela começou ainda na temporada passada com a saída do técnico Erik Ten Hag e não se limitou a escolhas erradas para seu substituto. No período, o Ajax vendeu mais de uma dezena de jogadores, alguns deles fundamentais. Não fez a reposição da forma que deveria, o que levou o time a despencar de rendimento. Enquanto um substituto não é encontrado, Hedwiges Maduro comandará o time.

Ajax (resultados dos últimos confrontos)

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Brighton x Ajax

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão da Europa League

  • TV Aberta: SBT e TV Cultura.
  • TV por assinatura: ESPN/Star+.
  • Internet/streaming: ESPN/Star+.

Escalação para Brighton x Ajax