Cup

17/09/2020

19:00

Botafogo RJ
Vasco da Gama
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 17/09/2020 18:59.

As informações e o palpite para Botafogo x Vasco

Pouco depois de travarem uma batalha de cinco gols pelo Brasileirão, Botafogo e Vasco voltam a se encontrar. Nesta quinta-feira, 17 de setembro, a edição do clássico abre a luta pela sobrevivência na Copa do Brasil 2020. O encontro, que também terá como palco o estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, fecha a programação da rodada de ida da quarta etapa da competição. O início está marcado para 19h (horário de Brasília). O jogo de volta está marcado para 23 de setembro em São Januário.

O time que acumular o maior número de pontos nos dois jogos avança na disputa do título. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate apresentado pelo regulamento. Se não for suficiente, ao final do segundo jogo serão realizadas cobranças de pênalti para definir o vencedor.

Esta é a última fase antes da entrada dos clubes pré-classificados. Nela serão definidos os cinco sobreviventes e um estágio que começou com 80 participantes. Eles se juntarão aos 11 privilegiados que começam apenas nas oitavas de final. Os times que esperam do outro lado do funil são: Fortaleza (campeão da Copa do Nordeste 2019), Cuiabá (Campeão da Copa Verde 2019), Athletico Paranaense (Campeão da Copa do Brasil 2019), Flamengo (Campeão da Copa Libertadores 2019), Red Bul Bragantino (Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro 2019) e Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians (que conseguiram através do Brasileirão 2019 vaga na Libertadores 2020).

O desempenho recente do Botafogo

O Botafogo levou a pior no confronto pela Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter feito uma partida superior ao rival, criado muito mais chances de finalização (25 a 14), acertado mais o alvo (9 a 6), levou desvantagem no quesito mais importante, que é o número de bolas na rede. Nesse item, o cruz-maltino fez 3 a 2.

Dessa maneira, o clube da Estrela Solitária ampliou seu jejum de sucessos para cinco confrontos. Duas derrotas e três empates. Voltou, assim, para zona de rebaixamento do Brasileirão. Tem nove pontos (uma vitória, seis empates e duas derrotas). É o décimo sétimo colocado. Primeiro time na região de degola. Até apresenta a mesma pontuação de Corinthians e Bahia, que estão fora do Z4. Leva, contudo, desvantagem na hora em que os critérios de desempate são levados em consideração. Equipe com maior número de igualdades no torneio, perde logo no primeiro critério, o número de vitórias.

Seu mais recente sucesso aconteceu justamente na Copa do Brasil. Na rodada de volta da terceira fase, em Curitiba, bateu o Paraná por 2 a 1. Na ida, havia marcado 1 a 0. O clube abriu sua campanha no torneio empatando, por 1 a 1, com o Caxias. No estágio inicial, o empate bastava para o visitante avançar. Na segunda fase, ficou no empate, por 1 a 1, com o Náutico, em Recife. Nessa fase, a igualdade já não bastava. Precisou vencer a decisão por pênaltis para sobreviver.

Provável escalação do Botafogo

 

Botafogo na temporada atual


A forma atual do Vasco

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Vasco tem sido considerado a maior surpresa do Brasileirão 2020. O clube estava na lista de candidatos ao rebaixamento de boa parte dos analistas antes de a bola começar a rolar na competição. Nem passou perto. Muito pelo contrário. Tem sido um assídio frequentador do pelotão de elite. A vitória no clássico o levou a 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e duas derrotas).

Com isso, é o quarto colocado. Fecha a zona de classificação direta para edição 2021 da Copa Libertadores. Tem três pontos a menos que o Internacional, líder, que já realizou os dez jogos previstos enquanto o Vasco teve uma partida adiada. Fruto de uma mudança na forma de atuar da equipe implantada pelo técnico Ramon Menezes, que montou um sistema baseado em um sistema defensivo forte, reativo, e na velocidade na construção das jogadas ofensivas. Porém, principalmente, no excelente aproveitamento do argentino Germán Cano na hora das finalizações.

Na Copa do Brasil, foi dentro dessa nova realidade que o Vasco conseguiu reverter a desvantagem que tinha diante do Goiás. Antes da paralisação do torneio, havia perdido, em casa, por 1 a 0, para o alviverde. No retorno, marcou 2 a 1 na partida de volta da terceira fase. Acabou ganhando na decisão por pênaltis. Na segunda fase, derrotou o ABC por 1 a 0. Na primeira, avançou com o empate, por 1 a 1, com o Altos.

Provável escalação do Vasco

 

Vasco na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Botafogo x Vasco:

O Botafogo joga mais do que pontua. O Vasco pontua mais do que joga. Diante desse cenário, o prognóstico na igualdade acaba sendo a opção de palpite indicado para o encontro desta quinta-feira pela rodada de ida das quartas de final da edição 2020 da Copa do Brasil.

Prognóstico e palpite final para Botafogo x Vasco:


Promoções

Dicas de aposta