Serie A

08/02/2021

20:00

Botafogo RJ
Gremio
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 08/02/2021 19:58.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 08/02/2021 19:58.

As informações e o palpite para Botafogo x Grêmio

Com o status de time de Segunda Divisão, o Botafogo entra em campo nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, para cumprir a tabela da trigésima quinta rodada do Brasileirão 2020. Vai receber o Grêmio no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. O encontro tem início agendado para 20h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. A princípio, os seis primeiros teriam lugar na Copa Libertadores da América 2021. Porém, com a definição dos finalistas da versão 2020 do torneio continental e da Copa do Brasil, esse bloco foi ampliado até o oitavo colocado. Dessa maneira, a zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana passou a ser considerada a partir do nono colocado até o décimo quarto. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Botafogo

O Botafogo estabeleceu um recorde na noite de sexta-feira, 5 de fevereiro. Tornou-se o clube a ter o rebaixamento confirmado matematicamente mais precocemente desde que o Brasileirão estabeleceu o atual formato de disputa, com 20 clubes e sistema de pontos corridos. Isso foi feito em 2006. A queda foi consolidada com a derrota, por 1 a 0, diante do Sport, também no Engenhão.

O clube ficou estacionado nos 24 pontos (quatro vitórias, 12 empates e 18 derrotas). Está na vigésima – última – posição na tabela de classificação. Mesmo que vença as quarto partidas que restam não tem mais condições de deixar o Z4. É o terceiro rebaixamento do alvinegro no Brasileirão. Mesmo antes da confirmação matemática da descida para Série B, o planejamento para a disputa da Segunda Divisão já havia sido iniciado.

A diretoria já vinha tentando negociar os jogadores que têm algum valor de mercado para conseguir recurso visando pagar as dívidas e conseguir recursos para montar um elenco mais jovem, mais barato e mais enxuto para a disputa da próxima temporada. Certamente essa movimentação deve ter influenciada no desempenho dentro das quatro linhas. Nas últimas oito partidas, o Botafogo colheu sete derrotas e um empate.

Provável escalação do Botafogo

 

Botafogo na temporada atual


A forma atual do Grêmio

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Grêmio, muito longe da zona de rebaixamento, também enfrenta um longo jejum de vitórias. Não vence há mais de um mês. Seu último sucesso foi registrado em 6 de janeiro. Em casa, venceu o Bahia, que ainda luta contra a ameaça de queda para a Segunda Divisão, por 2 a 1. Desde então, em sete partidas, empatou cinco vezes e deixou o gramado derrotado em duas.

Com 53 pontos (12 vitórias, 17 empates e cinco derrotas), ocupa a sétima posição na tabela de classificação do Brasileirão. Está na zona de classificação para Copa Libertadores da América 2021. Porém, teria que disputar a fase preliminar para poder participar do estágio de grupos. Algo que, naturalmente, envolve o risco de eliminação precoce. O Tricolor aguarda para disputar com o Palmeiras a final da Copa do Brasil que, como bônus pela conquista do título, rende a vaga direta no torneio continental. Porém, o torneio nacional serve como ‘plano B’ em caso de fracasso.

Como visitante, o desempenho do Grêmio é inferior. Aparece na nona posição no ranking da Série A do Campeonato Brasileiro desse quesito. Dos 51 pontos que disputou na condição de coluna dois ganhou 20 (três vitórias, 11 empates e três derrotas) tendo feito 14 gols e sofrido o mesmo número de tentos. Renato Gaúcho resolveu deixar de fora da partida o goleiro Vanderlei, Pinares e Luiz Fernando por opção técnica. Fora de ação, mas devido ao acúmulo de cartões amarelos, estão Diego Souza e Victor Ferraz. O provável time para o confronto é Paulo Victor; Vanderson, Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Lucas Silva, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Churín.

Provável escalação do Grêmio

 

Grêmio na temporada atual


Estatísticas de ambos os times


Prognóstico e palpite final para Botafogo x Grêmio:

Contra um Botafogo sem qualquer motivação, o Grêmio tem o prognóstico em sua vitória o palpite indicado para o confronto desta segunda-feira pela trigésima quinta rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Botafogo x Grêmio:


Promoções

Dicas de aposta