Serie A

05/12/2020

17:00

Botafogo RJ
Flamengo
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 05/12/2020 16:55.

As informações e o palpite para Botafogo x Flamengo

Com os dois clubes pressionados, Botafogo e Flamengo fazem neste sábado, 5 de dezembro, o clássico carioca pela vigésima quarta rodada do Brasileirão 2020. O encontro terá como palco o estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. A previsão é de que a bola comece a rolar às 17h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para Série B.

O desempenho recente do Botafogo

Em situação desesperadora, o Botafogo partiu para medidas desesperadas. Às vésperas do clássico contra o Flamengo resolveu demitir o técnico argentino Ramon Dias, que seria o seu terceiro treinador no Brasileirão 2020, antes mesmo que ele fizesse sua estreia. O treinador foi comandado para substituir a Bruno Lazaroni, que entrou na vaga aberta por Paulo Autori, que pediu o boné. Entretanto, pediu um tempo para fazer uma cirurgia. O pós-operatório, todavia, demorou mais do que se esperava.

Os cartolas do clube da Estrela Solitária resolveram não esperar pelo técnico, que vinha sendo substituído por seu filho Emilio Diaz. Após a derrota, por 2 a 1, para o Atlético-MG, anunciou sua demissão. Resolveu trazer de volta Eduardo Barroca, que foi demitido do clube no ano passado por não ter apresentado os resultados desejados. Ele estava comandando o Vitória na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro e largou o rubro-negro na mão em sua luta contra o rebaixamento para Série C.

Recebeu um clube com 20 pontos (três vitórias, 11 empates e oito derrotas) ocupando a décima nona – penúltima – posição na Série A. Sem vencer há nove jogos (seis derrotas e três empates) e enfiado na região da degola. Cinco pontos abaixo do Sport, décimo sexto colocado e primeiro fora da zona de rebaixamento. A esperança dos cartolas na substituição era dar ao técnico uma semana cheia de preparação, algo que o adversário não teria. Não funcionou.

Logo ao chegar o técnico, com exame positivo para Covid-19, foi colocado em quarentena. Assim, sequer estará à beira do gramado neste sábado. Felipe Lucena, seu auxiliar, comandará o time. Não será a única baixa. O goleiro Gatito Fernandez, em recuperação de lesão, que tinha seu retorno esperado pelo clássico, foi vetado pelo departamento médico. Segue, assim, de fora. Diego Cavalieri será mantido na posição.

Provável escalação do Botafogo

 

Botafogo na temporada atual


A forma atual do Flamengo

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Depois de um 2019 mágico, com uma série de conquistas, o Flamengo vem colecionado fracassos em 2020. Na quarta-feira, 2 de dezembro, viu sua tentativa de defender o título da Copa Libertadores da América fracassar. Após empate, por 1 a 1, com o Racing, no Maracanã, foi eliminado na decisão por pênaltis. No jogo de ida, as equipes também ficaram na igualdade pelo mesmo placar.

Foi a segunda eliminação sob a direção de Rogério Ceni, contratado para preencher a vaga de treinador após a passagem relâmpago do espanhol Domènec Torrente. Ele fora a primeira escolha para substituir ao português Jorge Jesus, responsável pelas conquistas do ano passado. Antes, o treinador que abandonou o Fortaleza para assumir o Flamengo viu seu time cair diante do São Paulo na Copa do Brasil perdendo por 2 a 1 no Maracanã e 3 a 0 no Morumbi.

Agora, convive com a pressão para vencer o título do Brasileirão, que passou a ser considerado obrigação. Com 39 pontos (11 vitórias, seis empates e cinco derrotas), o Flamengo precisaria produzir, diante das estimativas dos matemáticos, algo em torno dos 36 pontos na 16 partidas que tem a fazer para ficar com o troféu em uma disputa que promete ser bem mais acirrada que no ano passado, quando terminou com 90. Dessa vez, a expectativa é de que o time leve o título com algo próximo a 75 pontos. Essa briga envolve São Paulo, Atlético-MG, Palmeiras, Internacional, Palmeiras, Santos e Grêmio.

Provável escalação do Flamengo

 

Flamengo na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Botafogo x Flamengo:

Dono de uma equipe largamente superior tecnicamente, o Flamengo tem o prognóstico em seu sucesso contra o Botafogo o palpite indicado para o clássico deste sábado pela vigésima quarta rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Botafogo x Flamengo:


Promoções

Dicas de aposta