Serie A

27/12/2020

16:00

Botafogo RJ
Corinthians
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 27/12/2020 15:56.

As informações e o palpite para Botafogo x Corinthians

Perseguindo uma reação que o tire da zona de rebaixamento, o Botafogo recebe o ascendente Corinthians neste domingo, 27 de dezembro, em compromisso pela vigésima sétima rodada da edição 2020 do Brasileirão. O encontro terá como palco o estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. O início está marcado para 16h (horário de Brasília).

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Botafogo

O Botafogo deu seu primeiro passo na tentativa de uma arrancada final na jornada anterior em um confronto direto na luta contra a degola. Na capital paranaense, superou, de virada, o Coritiba, por 2 a 1. Encerrou, dessa maneira, um jejum de sucessos que atingiu 12 confrontos. Foram três empates e nove derrotas desde 14 de outubro.

A lista inclui jogos do Brasileirão e a eliminação da Copa do Brasil. Na Série A, provocou uma queda profunda que, naturalmente, não pode ser revertida com somente uma vitória. Com 23 pontos (quatro vitórias, 11 empates e 11 derrotas), o Botafogo iniciou a disputa da jornada 27 ocupando a décima oitava – antepenúltima – posição na tabela de classificação. Cinco pontos abaixo do Bahia, décimo sexto colocado e primeiro time fora da região da degola.

Como mandante, no entanto, o desempenho é interior. O alvinegro tem a pior campanha no ranking dos donos da casa do Brasileirão. Dos 39 pontos que disputou na condição de coluna um conquistou 11 (duas vitórias, cinco empates e seis derrotas) tendo marcado 12 gols e sofrido 17. O meia japonês Honda, que sofreu lesão muscular no confronto com o Coritiba, está fora do duelo deste domingo.

Provável escalação do Botafogo

 

Botafogo na temporada atual


A forma atual do Corinthians

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Corinthians, que já chegou a flertar com a zona de rebaixamento, vive um momento bastante diferente. Ao superar o Goiás, por 2 a 1, na segunda-feira, 21 de dezembro, chegou ao quinto jogo seguido sem derrota. Foram três sucessos e dois empates. Sequência que abriu ao alvinegro a possibilidade de sonhar em conquistar uma vaga na zona de classificação para Copa Libertadores da América 2021.

Ao alcançar 36 pontos (nove vitórias, nove empates e oito derrotas), subiu para nona posição na tabela de classificação do Brasileirão. O pelotão de elite, ao menos por enquanto, é fechado pelo Palmeiras, sexto colocado, que tem 41 pontos, embora possa crescer até o oitavo colocado dependendo dos resultados da edição atual da Libertadores e da Copa do Brasil. Como visitante, o desempenho do Corinthians é ligeiramente superior.

O time paulista figura na oitava posição no ranking desse quesito da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 39 pontos que disputou na condição de coluna dois conquistou 16 (quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas) tendo assinalado 12 gols e sofrido 13. Recuperado de lesão muscular, o volante colombiano Cantillo fica à disposição do técnico Vagner Mancinni para o encontro deste domingo. O zagueiro Bruno Mendez, devido ao acúmulo de cartões amarelos, fica de fora. O provável time para o encontro é Walter (Cássio), Fagner, Jemerson (Marllon), Gil e Fábio Santos; Gabriel, Ramiro e Cazares; Gustavo Mosquito, Otero e Jô.

Provável escalação do Corinthians

 

Corinthians na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Botafogo x Corinthians:

Apesar da sinalização de crescimento, o Botafogo esbarra nas limitações técnicas do elenco. O Corinthians também tem segue com problemas no setor de criação. O prognóstico na igualdade parece ser o palpite mais indicado para o encontro dos alvinegros neste domingo pela vigésima sétima rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Botafogo x Corinthians:


Promoções

Dicas de aposta