As informações e o palpite para Bolívia x Uruguai

Ainda sem vitória na edição 2021 da Copa América, Bolívia e Uruguai têm seus caminhos cruzados nesta quinta-feira, 24 de junho. O encontro é parte da programação da quarta – penúltima – rodada da fase de grupos do torneio. A sede da partida será a Arena Pantanal, em Cuiabá, O pontapé inicial está agendado para 18h (horário de Brasília). As seleções estão na chave A, que tem ainda Argentina, Chile e Paraguai.

Como funciona a Copa América 2021

A edição 2021 da Copa América é a versão 2020 com um ano de atraso. Ela foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Na verdade, nem precisaria ter sido realizada. Afinal, o torneio teve uma edição em 2019. Uma nova versão foi inserida na agenda para que a Confederação Sul-Americana de Futebol passasse a ter seu torneio continental no mesmo ano da Eurocopa. Bastaria cancelar e disputar a Copa América 2024. Porém, com dinheiro recebido pelos direitos de transmissão para TV e patrocínios negociados, a competição foi mantida em um calendário ainda mais apertado.

Em princípio, seria realizada na Argentina e na Colômbia. Os argentinos desistiram devido à crise sanitária no país, que enfrenta o aumento do número de casos de Covid-19. Os colombianos, mergulhados em uma grave crise política, também não tiveram condições de receber o torneio. O Brasil, embora com números de contaminação ainda maiores do que os da Argentina, decidiu sediar a competição, assim como fez em 2019.

A fórmula de disputa, dessa vez, é diferente. Os dez participantes, em vez dos 12 inicialmente previstos (Austrália e Qatar desistiram de participar), foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, vão jogar em turno único. Ao final de cinco rodadas, os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase. A partir das quartas de final, serão realizadas disputas em jogo único até que seja conhecido o campeão.

O desempenho recente da Bolívia

A equipe boliviana ganhou folga na terceira rodada da Copa América 2021. Teve, assim, um tempo extra para tentar colocar a casa em ordem para tentar nas duas jornadas que restam alcançar a classificação para as quartas de final. Para isso, terá que pontuar. Algo que não conseguiu até agora. Seu último jogo será contra a Argentina, já classificada, em confronto agendado para 28 de junho também na Arena Pantanal.

Na estreia, a Bolívia apanhou por 3 a 1 do Paraguai. Conseguiu sair na frente no duelo. Marcou logo aos dez minutos do primeiro tempo através de cobrança de pênalti convertida por Saavedra. No entanto, viu sua situação ser comprometida pouco antes do intervalo. Cuellar recebeu o cartão vermelho aos 54 minutos. Na fase final, em desvantagem numérica, não foi capaz de conter a reação paraguaia. Kaku, aos 17 minutos, e Ángel Romero, aos 20 e 35 minutos, promoveram a virada.

Contra o Chile, a derrota foi mais apertada, por 1 a 0. Porém, mostrou mais claramente as limitações técnicas dos bolivianos, que tiveram sua defesa vazada logo aos dez minutos do primeiro tempo. Brereton marcou. Depois, não conseguiram reagir. Criaram dez oportunidades para finalização, mandaram três no alvo, mas não fizeram a rede balançar. Assim, ocupam a quinta – última – posição na tabela de classificação do grupo B. Os atletas convocados para Copa América foram:

Goleiros: Carlos Lampe (Always Ready), Javier Rojas (Bolívar), Ruben Cordano (Bolívar);

Defensores: Jairo Quinteros (Bolívar), José Segredo (The Strongest), Luis Haquin (Melipilla-CHI), Adrián Jusino (Larissa-GRE), Diego Bejarano (Bolívar), Enrique Flores (Always Ready), Luis Barbosa (Aurora), Oscar Ribera (Blooming);

Meio-campistas: Leonel Justiniano (Bolívar-BOL), Juan Carlos Arce (Always Ready), Diego Wayar (The Strongest), Moisés Villarroel (Jorge Wilstermann), Boris Cespedes (Servette), Erwin Saavedra (Bolívar), Roberto Carlos Fernández (Bolívar), Ramiro Vaca (The Strongest), Erwin Sánchez Júnior (Blooming)
Danny Bejarano (Lamia-GRE);

Atacantes: Marcelo Moreno (Cruzeiro), Henry Vaca (Oriente PEtrolero), Rodrigo Luis Ramallo (Always Ready), Gilbert Alvarez (Jorge Wilstermann), Jaume Cuellar (SPAL-ITA), Jeyson Chura (The Strongest);

Provável escalação da Bolívia

 

Bolívia na temporada atual


A forma atual do Uruguai

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Uruguai abriu sua campanha na Copa América 2021 com uma atuação apagada e derrota para Argentina por 1 a 0. Depois de assistência de Lionel Messi, Rodriguez colocou a bola na rede aos 13 minutos do primeiro tempo. Foi o suficiente. A Celeste praticamente não ameaçou. Mesmo contando com a posse de bola por 55% do tempo, criou somente quatro oportunidades para arremate ao longo do confronto. Nenhuma deles foi na direção certa.

Na segunda-feira, 21 de junho, enfrentou o Chile na Arena Pantanal. Conseguiu pontuar com o empate por 1 a 1. Saiu em desvantagem. Vargas, após assistência de Brereton marcou o tento dos chilenos, que já estão classificados para as quartas de final, aos 26 minutos do primeiro tempo. Foi a única finalização certa da equipe no confronto. O Uruguai partiu para pressão e conseguiu igualar aos 21 minutos do segundo tempo. Gol de Suarez.

Seguiu perseguindo a virada, mas não teve sucesso. Com a posse da pelota por 54% do tempo, criou mais do que o dobro de oportunidades para finalização (16 a 7). A proporção foi ainda maior nos tiros certos (4 a 1). Os atletas convocados para a disputa da Copa América foram:

Goleiros: Fernando Muslera (Fenerbahçe), Martin Campaña (Al-Batin-KSA) e Sergio Rochet (Nacional); 

Defensores: Diego Godín (Cagliari), Martín Cáceres (Fiorentina), José Giménez (Atlético de Madrid), Sebastián Coates (Sporting), Matias Viña (Palmeiras), Giovanni González (Peñarol), Ronald Araújo (Barcelona) e Camilo Cándido (Nacional); 

Meio-campistas: Matías Vecino (Inter de Milão), Nahitan Nández (Cagliari), Rodrigo Bentancur (Juventus), Lucas Torreira (Atlético de Madrid), Giorgian De Arrascaeta (Flamengo), Federico Valverde (Real Madrid), Nicolás De La Cruz (Rirver Plate) e Fernando Gorriarán (Santos Laguna); 

Atacantes: Luis Suárez (Atlético de Madrid), Edinson Cavani (Manchester United), Jonathan Rodríguez (Cruz Azul), Maxi Gómez (Valencia), Brian Rodríguez (Almería), Facundo Torres (Peñarol) e Brian Ocampo (Nacional).

Provável escalação do Uruguai

 

Uruguai na temporada atual


Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Bolívia x Uruguai:

Diante de uma frágil Bolívia, o Uruguai tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa América 2021.

Prognóstico e palpite final para Bolívia x Uruguai:


Promoções para Copa América 2021

Promoções Copa América

Acompanhe tudo sobre a Copa América 2021