Bolívia e Panamá queimam a largada para a primeira data que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para jogos entre seleções na temporada 2023/2024 padrão europeu. Com os bolivianos visando o começo das eliminatórias sul-americanas, nas quais vão enfrentar o Brasil logo de cara, o amistoso será realizado neste domingo, 27 de agosto. Será no estádio Felix Capriles, em Cochabamba, onde a altitude não é problema. A cidade boliviana fica aproximadamente 560 metros acima do nível do mar. O início está marcado para 17h (horário de Brasília).

Palpites Bolívia x Panamá do SDA

Resultado final: Bolívia vence

Claramente o objetivo dos bolivianos ao marcar o amistoso foi contar com uma preparação melhor para o jogo contra o Brasil, em solo canarinho, agendado para 8 de setembro na primeira rodada das eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2026. Tanto que não terá o ‘reforço’ de seu mais importante fator de desequilíbrio, a altitude. Os panamenhos se preparam para a disputa da Liga das Nações da Concacaf. O palpite na vitória dos donos da casa é indicado pelo SDA como opção para o jogo teste deste domingo, no qual os dois times terão que lidar com as limitações de atuar fora de uma data Fifa.

Abaixo de 2.5 gols: Sim

Será o quinto jogo da Bolívia sob a direção de Gustavo Costas, argentino chamado para comandar o ciclo de preparação para o próximo mundial. Ele tem centrado seus esforços na melhoria do sistema defensivo. Nos quatro primeiros amistosos, no time não fez gol em três. Visando o jogo contra o Brasil, o foco deverá ser o mesmo. Os panamenhos, embora tenham uma postura costumeiramente mais ofensiva, fora de casa e desfalcados, deverão ter postura conservadora. Assim, o palpite extra do SDA recomenda o mercado gols acima/abaixo indicando que o jogo terá, no máximo, dois tentos assinalados.

O desempenho recente da Bolívia

Ao optar por atuar fora de uma data reservada pela Fifa para jogos entre seleções, a Bolívia teve que lidar com a restrição de chamar atletas atuando no exterior. Entre eles está seu principal atacante, Marcelo Moreno, que defende o Independiente del Valle, do Equador, que não pode ser convocado. Porém, deve ser presença certa nas eliminatórias sul-americanas. Outra baixa foi Carlos Lambe. Ele defende o Bolívar, que está em meio à batalha por vaga nas semifinais da Copa Libertadores da América.

Os atletas chamados por Gustavo Costas foram:

  • Goleiros: Guillermo Viscarra, Bruno Poveda e Braulio Uraezaña;
  • Defensores: Adrián Jusino, Pablo Vaca, Efraín Morales, Marcelo Suarez, Diego Medina, Héctor Cuélla, Carlos Roca e Denilson Durán;
  • Meias: Luciano Ursino, Carlos Sejas, Miguel Terceros, Daniel Rojas, Julio Herrera, Jaime Arrascaita e Adalid Terrazas;
  • Atacantes: Víctor Ábrego, Enzo Monteiro, Fernando Nava e José Martínez.

Nas eliminatórias sul-americanas, a Bolívia vai estrear contra o Brasil, fora de casa, em 8 de setembro, depois, em 12 de setembro, recebe a Argentina.

Bolívia na temporada atual

A forma atual do Panamá

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Sem poder contar com a maioria dos atletas que atuam no exterior, Thomas Christiansen, técnico da seleção do Panamá, fez uma lista enxuta para o encontro com a Bolívia. Ela conta com 17 jogadores. Ela será reforçada mais tarde para a estreia da equipe na versão 2023/2024 da Liga das Nações da Concacaf, que reúne as seleções das Américas Central e do Norte.

Os panamenhos estão no grupo A da Liga A, a divisão de elite da competição. A chave reúne ainda Trinidad e Tobago, Guatemala, El Salvador, Martinica e Curacão. A estreia será diante de Martinica, em casa, em 7 de setembro. Depois, pegará Guatemala (10), fora, Curacão (13), fora, e Guatemala (17), em casa. Os jogadores chamados para o amistoso contra a Bolívia foram:

  • Goleiros: Kevin Mosquera (Herrera FC) e Miguel Pérez (Sporting SM).
  • Defensores: Reyniel Perdomo (Alianza FC), Kevin Berkeley (Umecit FC), Jan Vargas (Tauro FC), Érick Díaz (Tauro FC), Gabriel Brown (Dep Árabe Unido), Carlos Harvey (Phoenix Rising FC, Estados Unidos).
  • Meias: Darwin Pinzón (Umecit FC), Irving Gudiño (Tauro FC), Cristian Quintero (Tauro FC), José Murillo (CD Plaza Amador), Cristian Martínez (CD Plaza Amador), Ricardo Phillips (Potros del Este), Kahiser Lenis (Jaguares de Córdoba, Colômbia), José Bernal (AD Pasto, Colômbia).
  • Atacante: Rolando Blackburn (Tauro FC).

Panamá na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Bolívia x Panamá

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Bolívia x Panamá

Não há previsão de transmissão da partida para o Brasil. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Bolívia x Panamá

Suspensos e lesionados para Bolívia x Panamá

Probabilidades de resultado para Bolívia x Panamá