As informações e o palpite para Bélgica x Rússia

Complementando a agenda da primeira rodada do grupo B da Euro 2020 , a Bélgica enfrenta a Rússia no sábado, 12 de junho. Embora os belgas apareçam na coluna um, o duelo será realizado na Gazprom Arena, em São Petersburgo, na Rússia, que poderá receber até 33.900 espectadores. O início está marcado para 16h (horário de Brasília). A chave tem ainda Dinamarca e Finlândia.

Como funciona a Euro 2020

A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres. 

O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.

A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.

O desempenho recente da Bélgica

Os belgas foram os responsáveis por apresentar a melhor campanha da Euro 2020. Colocaram na conta os 30 pontos possíveis ao vencer os dez jogos que disputaram no grupo I. A Itália, campeã da chave J, também completou sua participação com aproveitamento de 100%, no entanto, foi superada pela Bélgica tanto no número de gols marcados (40 a 37) como também no quesito de tentos sofridos (3 a 4).

O desempenho quase impecável da equipe da Bélgica foi reproduzido na segunda edição da Liga das Nações da Europa. Embora no torneio a seleção tenha sofrido uma derrota diante da Inglaterra (2 a 1), conseguiu reagir ficando na primeira posição do grupo 2 com 15 pontos (cinco vitórias e uma derrota) garantindo o direito de disputar o título. As finais serão realizadas em outubro próximo.

Em março, também teve um bom início na disputa das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo do Qatar de 2022. Venceu os dois jogos que fez em casa contra País de Gales (3 a 1) e Belarus (8 a 0) e empatou fora contra a República Checa (1 a 1). Os sete pontos conquistados colocaram a Bélgica na liderança do grupo E, que tem os checos, com três pontos a menos, na segunda colocação.

Técnico espera por De Bruyne até o último minuto

Os jogos amistosos ficaram em segundo plano na reta final da preparação da Bélgica para fase final da Euro 2020. O grande assunto foi a recuperação do meio-campista Kevin de Bruyne, melhor jogador do time. O atleta do Manchester City sofreu múltiplas fraturas no rosto na decisão da Champions League, em 29 de maio, quando seu clube foi batido pelo Chelsea por 1 a 0, perdendo o título, ficando ameaçado de não participar do torneio. Foi submetido à cirurgia. O técnico Roberto Martinez decidiu esperar por ele até o último minuto. O meia só se apresentará na segunda-feira, 14 de junho, e fará a fase final da recuperação juntamente com seus colegas de seleção. Não se sabe se haverá tempo de atuar no torneio. Talvez apenas se a Bélgica avance aos estágios decisivos.

Os belgas estão entre os favoritos, embora não tenham mostrado isso na reta final de preparação. No amistoso contra a Grécia, ficaram no empate por 1 a 1. Thorgan Hazard fez o gol da Bélgica aos 20 minutos do primeiro tempo. Os gregos igualaram com Tzavellas aos 21 minutos da etapa derradeira. Fizeram uma atuação mais objetiva. Apesar de ficar com a pelota por menos tempo (44%), a Grécia criou mais chances de arremate (9 a 7) e acertou o alvo mais vezes (5 a 2).

Em 6 de junho, a Bélgica concluiu a temporada de amistosos marcando 1 a 0 na Croácia. Em Bruxelas, o gol da vitória foi marcado por Romelu Lukaku aos 38 minutos do primeiro tempo. Dessa vez, fizeram uma atuação melhor diante da seleção vice-campeã do mundo na Rússia 2018. Mesmo levemente inferior na posse de bola (485), a Bélgica criou mais que o dobro de chances de finalização (15 a 7) e foi melhor também no critério de tiro certo (5 a 3). Para a competição continental, Martinez deve utilizar como padrão tático uma formação com três zagueiros, quatro meias e três atacantes. Os jogadores convocados para Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Thibaut Courtois (Real Madrid), Simon Mignolet (Brugge) e Mats Selz (Strasbourg);
  • Defensores: Toby Alderweireld (Tottenham), Dedryck Boyata (Hertha Berlin), Jason Denayer (Lyon), Thomas Vermaelen (Vissel Kobe-JAP) e Jan Vertonghen (Benfica);
  • Meias: Timothy Castagne (Leicester), Nacer Chadli (Istanbul Basaksehir), Yannick Carrasco (Atlético de Madrid), Kevin De Bruyne (Manchester City), Leander Dendoncker (Wolverhampton), Thorgan Hazard (Borussia Dortmund), Thomas Meunier (Borussia Dortmund), Dennis Praet (Leicester), Youri Tielemans (Leicester), Hans Vanaken (Brugge) e Axel Witsel (Borussia Dortmund);
  • Atacantes: Michy Batshuayi (Crystal Palace), Christian Benteke (Crystal Palace), Jérémy Doku (Rennes), Eden Hazard (Real Madrid), Romelu Lukaku (Inter de Milão), Dries Mertens (Napoli), e Leandro Trossard (Brighton).

Provável escalação da Bélgica

 

Bélgica na temporada atual


A forma atual da Rússia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Rússia esteve no mesmo grupo da Bélgica nas eliminatórias para Euro 2020. Perdeu, naturalmente, os dois jogos que realizou diante dos belgas. Porém, venceu todos os demais. Assim, alcançou 24 pontos (oito vitórias e duas derrotas). Abriu frente de nove pontos na comparação com a Escócia, que não conseguiu a classificação direta para fase final do torneio. Chegou lá, mas precisou suar na repescagem.

Os russos também pisaram na bola novamente na Liga B, da Liga das Nações da Europa. Depois de perderem a chance de subir para divisão de elite na primeira edição para Suíça, na segunda tentativa ficaram através da Hungria. Assim, marcaram passo na Segundona. A oscilação da equipe voltou a aparecer no início da disputa das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo do Qatar de 2022. Em março passado, a Rússia fez 3 a 1, fora de casa, em Malta. No primeiro jogo como mandante, colocou mais três pontos na conta ao fazer 2 a 1 na Eslovênia. Porém, atuando fora de seus domínios, levou 2 a 1 da Eslováquia no duelo seguinte. Com seis pontos, divide com a Croácia a liderança da chave H, embora acabe ficando no segundo posto quando os critérios de desempate são levados em consideração.

Vitória magra diante da Bulgária concluiu preparação

A seleção da Rússia fez seu último amistoso antes da estreia na Euro 2020 contra a equipe da Bulgária em 5 de junho. Venceu por um magro 1 a 0. Tento de Sobolev em cobrança de pênalti aos 39 minutos do segundo tempo. O placar, no entanto, foi inferior à atuação. Os russos foram dominantes no duelo. Com a posse de bola por 65% do tempo, criaram muito mais chances para finalização (13 a 2) e também foram bem superiores no quesito tiro certo (5 a 1). Poderiam ter feito uma vantagem superior.

O melhor teste, no entanto, foi realizado na partida anterior. Porém, nesse caso, o desempenho no empate, por 1 a 1, com a Polônia, foi abaixo do que se poderia esperar em jogo onde as duas seleções não mostraram muita disposição. Os poloneses marcaram com Swierczok aos quatro minutos da primeira etapa. Os russos empataram com Karavaev aos 21 minutos na única finalização certa no encontro. A Polônia não fez muito melhor. Além do gol, acertou o alvo apenas mais uma vez no duelo.

O técnico Stanislav Cherchesov tem montado sua equipe com um linha de quatro defensores protegida por dois meias de contenção. A frente deles atuam três outros meio-campistas que além de ajudar na marcação fazem a ligação com um único atacante. Para a disputa da Euro 2020, os jogadores chamados foram:

  • Goleiros: Yuri Dyupin (Rubin Kazan), Andrei Lunev (Zenit), Matvei Safonov (Krasnodar) e Anton Shunin (Dínamo de Moscou);
  • Defensores: Georgi Dzhikiya (Spartak Moscou), Igor Diveev (CSKA Moscou), Roman Yevgenyev (Dínamo de Mosocu), Yuri Zhirkov (Zenit), Vyacheslav Karavaev (Zenit), Fedor Kudryashov (Antalyaspor), Ilya Samoshnikov (Rubin Kazan), Andrei Semenov (Akhmat) e Mario Fernandes (CSKA Moscou);
  • Meias: Dmitri Barinov (Lokomotiv Moscou), Rifat Zhemaletdinov (Lokomotiv Moscou), Maksim Mukhin (Lokomotiv Moscou), Aleksandr Golovin (Monaco), Arsen Zakharyan (Dínamo de Moscou), Daniil Fomin (Dínamo de Moscou), Roman Zobnin (Spartak Moscou), Alexei Ionov (Krasnodar), Daler Kuzyayev (Zenit), Andrei Mostovoy (Zenit), Magomed Ozdoev (Zenit), Denis Makarov (Rubin Kazan), Aleksei Miranchuk (Atalanta) e Denis Cheryshev (Valencia);
  • Atacantes: Artem Dzyuba (Zenit), Anton Zabolotny (Sochi) e Aleksandr Sobolev (Spartak Moscou).

Provável escalação da Rússia

 

Rússia na temporada atual

Estatísticas de ambas seleções


Prognóstico e palpite final para Bélgica x Rússia:

Tendo demonstrado sua superioridade na comparação com os russos nas eliminatórias, a Bélgica tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o encontro pela primeira rodada da fase final da Euro 2020 contra a Rússia.

Prognóstico e palpite final para Bélgica x Rússia:


Promoções para Eurocopa 2021

Promoções Eurocopa

Acompanhe tudo sobre a Eurocopa 2021