As informações e o palpite para Bélgica x Portugal

As seleções de Bélgica e Portugal fazem neste domingo, 27 de junho, o mais aguardado confronto das oitavas de final da Euro 2020. O encontro terá como sede o estádio de La Cartuja, em Sevilha, na Espanha. O início está marcado para 16h (horário de Brasília). O vencedor avançará na briga pelo título. Em caso de igualdade, o regulamento estabelece a realização de prorrogação de 30 minutos. Persistindo a igualdade, a definição será feita através de cobranças de pênalti.

Como funciona a Euro 2020

A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres. 

O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.

A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.

O desempenho recente da Bélgica

Os belgas estão em todas as listas de favoritos ao título da Euro 2020. Passaram pela fase de grupos do torneio com facilidade. Alcançaram os nove pontos possíveis ficando com a primeira colocação do grupo B. Assinalaram sete gols e tiveram sua rede balançada somente em uma oportunidade. Isso sem que fizessem atuações em nível elevado. Ou seja, apenas cumpriram sua tarefa deixando claro que poderia ter feito mais, se quisessem.

Na estreia, contra a Rússia, atuando em São Petersburgo, marcou 3 a 0 sem fazer muito esforço. Criou nove oportunidades de finalização contando com a posse de bola por 62% do tempo. Quatro delas foram no alvo. Lukaku marcou duas vezes e Meunier fez o outro gol. Diante da Dinamarca, em Copenhague, a Bélgica também mostrou uma versão preguiçosa. Saiu em desvantagem, mas reagiu e virou o jogo ganhando por 2 a 1. Com 53% de posse de bola, criou muito menos chances para arremate (6 a 22) e acertou o alvo menor número de vezes (4 a 6). Thorgan Hazard e De Bruyne conseguiram, contudo, colocar a bola na rede.

O encontro marcou o retorno do meia De Bruyne aos gramados após ter sofrido múltiplas fraturas na fase na final da Champions League, em que seu Manchester City perdeu para o Chelsea. Na última partida, A Bélgica mostrou evolução ao controlar o jogo diante da Finlândia. Marcou 2 a 0. Com 58% de tempo de posse da pelota, disparou 17 arremates, sendo sete no alvo. Abriu o placar com um gol contra do arqueiro Hradecky, aos 29 minutos da fase final, e completou o serviço aos 36 minutos em tento de Lukaku.

Os atletas convocados para Euro 2020 foram:

  • Goleiros: Thibaut Courtois (Real Madrid), Simon Mignolet (Brugge) e Mats Selz (Strasbourg);
  • Defensores: Toby Alderweireld (Tottenham), Dedryck Boyata (Hertha Berlin), Jason Denayer (Lyon), Thomas Vermaelen (Vissel Kobe-JAP) e Jan Vertonghen (Benfica);
  • Meio-campistas: Timothy Castagne (Leicester), Nacer Chadli (Istanbul Basaksehir), Yannick Carrasco (Atlético de Madrid), Kevin De Bruyne (Manchester City), Leander Dendoncker (Wolverhampton), Thorgan Hazard (Borussia Dortmund), Thomas Meunier (Borussia Dortmund), Dennis Praet (Leicester), Youri Tielemans (Leicester), Hans Vanaken (Brugge) e Axel Witsel (Borussia Dortmund);
  • Atacantes: Michy Batshuayi (Crystal Palace), Christian Benteke (Crystal Palace), Jérémy Doku (Rennes), Eden Hazard (Real Madrid), Romelu Lukaku (Inter de Milão), Dries Mertens (Napoli), e Leandro Trossard (Brighton).

Provável escalação da Bélgica

 

Bélgica na temporada atual


A forma atual de Portugal

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Portugal é a atual campeã da Eurocopa. Venceu a edição 2016 do torneio, que teve sede na França. Caiu no apelidado ‘grupo da morte’ na primeira fase e encontrou grandes dificuldades para obter a classificação. Elas começaram já na jornada inaugural contra a Hungria, que era considerada a seleção mais fraca da chave F. Em Budapeste, venceu por 3 a 0. Porém, ao contrário do que o placar pode indicar, o confronto foi acirrado. Acabou sendo definido apenas nos instantes finais.

A seleção lusitana conseguiu abrir o marcador somente aos 39 minutos do segundo tempo. Raphael Guerreiro marcou. Só depois, aproveitando-se do desequilíbrio dos húngaros, Cristiano Ronaldo marcou mais duas vezes. Na segunda rodada, os portugueses foram batidos por 4 a 2 pela Alemanha, de virada e tendo feito dois gols contra. Isso fez com que a seleção entrasse em campo para enfrentar a França, campeã mundial, ameaçada de eliminação na jornada final.

Depois de sair na frente e levar a virada, Portugal chegou ao empate ante os franceses. Dois tentos assinalados por Cristiano Ronaldo. Com os quatro pontos acumulados, conseguiu ficar na terceira posição da chave F. Garantiu sua sobrevivência como a melhor seleção entre as terceiras colocadas. Os atletas convocados para Euro 2020 foram

  • Goleiros: Anthony Lopes (Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton) e Rui Silva (Granada);
  • Defensores: Diego Dalot (Milan), Nélson Semedo (Wolverhampton), José Fonte (Lille), Pepe (Porto), Rúben Dias (Manchester City), Nuno Mendes (Sporting) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund);
  • Meio-campistas: Danilo Pereira (PSG), João Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton), Bruno Fernandes (Manchester United), João Moutinho (Wolverhampton), Renato Sanches (Lille), Sérgio Oliveira (Porto) e William Carvalho (Betis);
  • Atacantes: Pedro Gonçalves (Sporting), André Silva (Eintracht Frankfurt), Bernardo Silva (Manchester City), Cristiano Ronaldo (Juventus), Diogo Jota (Liverpool), Gonçalo Guedes (Valencia), João Félix (Atlético de Madrid) e Rafa Silva (Benfica).

Provável escalação de Portugal

 

Portugal na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Bélgica x Portugal:

A Bélgica tem claramente potencial para atuar em nível mais alto. No entanto, tem mostrado fragilidade defensiva que pode ser fatal diante de uma seleção portuguesa com jogadores velozes e com o excelente finalizador Cristiano Ronaldo. Dessa maneira, o prognóstico na vitória de Portugal é o palpite indicado para o confronto deste domingo pelas oitavas de final da Euro 2020.

Prognóstico e palpite final para Bélgica x Portugal:


Promoções para Eurocopa 2021

Promoções Eurocopa

Acompanhe tudo sobre a Eurocopa 2021