Serie A

13/02/2021

19:00

Atletico MG
Bahia
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 13/02/2021 18:57.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 13/02/2021 18:57.

As informações e o palpite para Atlético-MG x Bahia

Depois de ficar fora da briga pelo título do Brasileirão 2020, ao menos na prática uma vez que ainda tem chances matemáticas de conquista, o Atlético-MG encara o Bahia, no limite da zona de rebaixamento, neste sábado, 13 de fevereiro. A partida faz parte da programação da trigésima sexta – antepenúltima – rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com início marcado para 19h (horário de Brasília) será realizada no Mineirão, em Belo Horizonte.

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para a temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. A princípio, os seis primeiros teriam lugar na Copa Libertadores da América 2021. Porém, com a definição dos finalistas da versão 2020 do torneio continental e da Copa do Brasil, esse bloco foi ampliado até o oitavo colocado. Dessa maneira, a zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana passou a ser considerada a partir do nono colocado até o décimo quarto. Os quatro últimos serão relegados para a Série B.

O desempenho recente do Atlético-MG

A fragilidade exibida fora de casa foi fatal para que o Galo desperdiçasse, apesar dos gigantescos investimentos realizados, a oportunidade de voltar a ser campeão nacional, algo que não acontece desde 1971, quando foi realizada a primeira edição do torneio. O clube fez dois jogos seguidos fora de seus domínios e trouxe na bagagem apenas um ponto.

Na quarta-feira, 10 de fevereiro, ficou no empate sem gols com o Fluminense. Apesar de necessitar da vitória para conseguir seguir na luta pela taça, pouco fez na tentativa de buscar os três pontos. Criou somente oito oportunidades de arremate ao longo do confronto. Mandou uma no alvo. Na jornada anterior, ante ao Goiás, enfiado na zona de rebaixamento, perdeu por 1 a 0.

Com 61 pontos (18 vitórias, sete empates e dez derrotas), permaneceu na terceira posição. Até diminuiu sua diferença em relação ao Internacional, líder, que perdeu para o Sport, por 2 a 1, para cinco pontos. Porém, com apenas mais três jogos para realizar e com o Flamengo (65 pontos) entre eles, a reversão dessa situação é altamente improvável. Como mandante, o desempenho do Galo é o melhor do Brasileirão. Dos 51 pontos que disputou na condição de coluna um ganhou 42 (13 vitórias, três empates e uma derrota). O meia Jair, que cumpriu suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos na partida contra o Fluminense, volta a ter condições de atuar.

Provável escalação do Atlético-MG

 

Atlético-MG na temporada atual


A forma atual do Bahia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Bahia encara um jejum de três rodadas sem vitória. Perdeu para o Fluminense, último rival do Atlético-MG, por 1 a 0, em casa, e ficou no empate contra o Vasco (0 a 0), em São Januário, e ante ao Goiás (3 a 3), em Salvador, em jogo que sofreu o tento da igualdade já nos acréscimos do segundo tempo.

Foi apenas o suficiente para ficar fora da zona de rebaixamento, mas por muito pouco. Com 37 pontos (dez vitórias, sete empates e 18 derrotas), ocupa a décima sexta posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. A pontuação é a mesma do Vasco, décimo sétimo colocado que abre o Z4. O Bahia só fica fora da região da degola por levar vantagem no número de vitórias (10 a 9), que é o primeiro critério de desempate.

Como visitante, entretanto, o desempenho é muito inferior. O Tricolor Baiano é o último colocado no ranking desse quesito do Brasileirão. Dos 51 pontos que disputou na condição de coluna dois ganhou 11 (duas vitórias, cinco empates e dez derrotas) tendo feito 16 gols e sofrido 32. O goleiro Douglas, em processo de recuperação de lesão no joelho, deve recuperar sua vaga no time. Também liberados pelo departamento médico, o goleiro Mateus Claus e o lateral-esquerdo Matheus Bahia ficam à disposição. Já o meia Daniel, suspenso, e o atacante Thiago, em isolamento social, ficam de fora.

Provável escalação do Bahia

 

Bahia na temporada atual


Estatísticas de ambos os times

Prognóstico e palpite final para Atlético-MG x Bahia:

O Atlético-MG parece mais preocupado com a temporada 2021. Seu técnico, Jorge Sampaoli, sequer sabe se fica. Estaria estudando trocar o clube pelo Olympique de Marselha. Assim, vai jogando em ritmo de amistoso. Isso faz com que o prognóstico na igualdade contra o Bahia seja o palpite indicado para o confronto deste sábado pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Atlético-MG x Bahia:


Promoções

Dicas de aposta