Serie A

12/09/2020

16:30

Athletico Paranaense
Coritiba
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 12/09/2020 16:29.

As informações e o palpite para Athletico Paranaense x Coritiba

Enfiados na zona de rebaixamento, Athletico Paranaense e Coritiba colocam a rivalidade em campo no encontro que abre neste sábado, 12 de setembro, a programação da décima rodada da edição 2020 do Brasileirão. O encontro terá como palco a Arena da Baixada, em Curitiba. O pontapé inicial está agendado para 16h30 (horário de Brasília). Os clubes tiveram dois duelos recentes. Disputaram as finais do Campeonato Paranaense no começo de agosto. O Furacão venceu ambos os jogos e ficou com a taça.

Embora tenha existido um movimento na tentativa de mudar o regulamento do Brasileirão, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, acabou prevalecendo para temporada 2020. Dessa maneira, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta por 38 jornadas e, no final, quem tiver o maior número de pontos fica com o troféu.

A vasta distribuição de vagas em torneios internacionais também foi conservada. Os quatro primeiros colocados ganham um posto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Quem fica na quinta ou sexta posição também pode chegar lá. Contudo, antes tem que passar pela fase eliminatória. A zona de classificação para próxima edição da Copa Sul-Americana se estende do sétimo ao décimo segundo colocado. Os quatro últimos serão relegados para Série B.

O desempenho recente do Athletico Paranaense

A situação do Athletico Paranaense mudou muito desde a conquista do título estadual. Neste pouco mais de um mês, o time sofreu uma forte queda de rendimento. Ela provocou a demissão do técnico Dorival Júnior. Em seu lugar foi colocado, de forma interina, o auxiliar Eduardo Barros. Porém, com possibilidade de permanência em caso da conquista de bons resultados.

Não parece que vai vingar. Na quarta-feira, em casa, o time ficou no empate, por 1 a 1, com o Botafogo. Dessa maneira, estendeu para sete confrontos sua sequência sem sucessos. Foram cinco derrotas e dois empates. Somente três dessas partidas tiveram o comando de Barros (dois empates e uma derrota). Sabendo que uma queda no clássico pode encerrar sua permanência no clássico, ele adiantou que colocará os o time titular em campo para encarar o Coxa.

A possibilidade de usar a equipe reserva foi aventada uma vez que o time fará no próximo dia 15 sua reestreia na Copa Libertadores da América. E o duelo não será dos mais agradáveis. Vai enfrentar o Jorge Wilstermann, da Bolívia, na altitude de La Paz. A situação do Furacão na Série A do Campeonato Brasileiro, todavia, não permite luxos como deixar jogos de lado. Com oito pontos (duas vitórias, dois empates e cinco derrotas), o clube ocupa a décima sétima posição na tabela de classificação. É a primeira na zona de rebaixamento. Está um ponto abaixo do Botafogo, décimo sexto colocado.

Nem mesmo o fator casa tem feito tanta diferença. O Athletico Paranaense tem a décima quinta melhor campanha na versão 2020 do Brasileirão até agora. Dos 15 pontos que disputou na Arena da Baixada ganhou somente cinco (uma vitória, dois empates e duas derrotas) tendo assinalado quatro gols e sofrido cinco.

Provável escalação do Athletico Paranaense

 

Athletico Paranaense na temporada atual


A forma atual do Coritiba

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Coritiba também já recorreu à manjada estratégia de trocar de técnico na tentativa de melhorar o desempenho. Quatro derrotas nas primeiras quatro partidas fizeram com que Eduardo Barroca engrossasse a imensa legião de desempregados do Brasil. Jorginho foi colocado em seu lugar.

Com ele, o desempenho melhorou. Até porque não havia como piorar. Porém, ainda não foi suficiente para tirar o Coxa da zona de rebaixamento. Na quarta-feira, 9 de setembro, o time viveu emoções intensas no empate, por 3 a 3, contra o Goiás. Abriu vantagem de 2 a 0, sofreu a virada por, mas arrancou o empate com uma cobrança de pênalti nos acréscimos da segunda etapa. Isso tendo atuado quase toda a fase final com um atleta a menos. Rodolfo Filemon foi expulso no final do primeiro tempo.

Chegou aos oito pontos (duas vitórias, dois empates e cinco derrotas), assim como seu adversário deste sábado, mas está uma posição abaixo na tabela de classificação. É o décimo oitavo, antepenúltimo, por levar desvantagem nos critério de desempate. Como visitante tem desempenho superior. É o sétimo colocado no ranking desse critério na Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 15 pontos que disputou na condição de coluna dois colheu cinco (uma vitória, dois empates e duas derrotas) tendo assinalado seis gols e sofrido oito.

Provável escalação do Coritiba

 

Coritiba na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Athletico Paranaense x Coritiba:

Embora nem Atlhetico Paranaense nem Coritiba vivam um bom momento, o Coxa ao menos apresenta sinais de melhora. Por isso, o prognóstico em seu sucesso é o palpite indicado para o clássico deste sábado pela décima rodada do Brasileirão 2020.

Prognóstico e palpite final para Athletico Paranaense x Coritiba:


Promoções

Dicas de aposta