[toc]

Derrotadas nas jornada inaugural das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, as seleções de Armênia e Chipre, que estão de folga na segunda rodada, voltam a campo nesta terça-feira, 28 de março. Realizam no estádio Vazgen Sargsyan Republican, em Yerevan, Armênia, um amistoso já pensando nos encontros programados para junho pelo processo seletivo que vai definir 20 dos 23 participantes que restam a serem definidos para a fase final da competição, que terá como palco a Alemanha. O confronto tem início marcado para 12h (horário de Brasília). 

O desempenho recente da Armênia

O duelo da seleção armênia contra a Turquia no sábado, 25 de março, foi cercado por cuidados em relação à segurança. Medidas tomadas diante do histórico conflituoso na relação entre os dois países. Isso não se refletiu dentro das quatro linhas. Pelo contrário. O jogo foi bem menos intenso do que se esperava, ainda que mais equilibrado do que a diferença técnica entre as equipes indicava. Os turcos venceram, de virada, por 2 a 1.

Tendo ficado com a posse da pelota por 60% do tempo, a Turquia foi superior no número de oportunidades criadas para finalização (12 a 10). No entanto, houve igualdade no índice de tiros no alvo (quatro). Os armênios saíram em vantagem. Para isso, contaram com o gol contra de Kabak aos dez minutos da etapa inicial. Os visitantes deram o troco aos Kokcu aos 34 minutos. Na fase final, a virada foi concretizada com o tento de Akturkoglu.

A seleção está no grupo D, que tem ainda País de Gales, Croácia e Letônia. Como o número de participantes é ímpar, a cada rodada um time fica de fora da agenda. Em junho, a Armênia vai enfrentar Gales (16), fora, e Letônia (19), em casa. O técnico ucraniano Oleksandr Petrakov montou a equipe com com duas linhas de quatro (defesa e meio-campo) e dois atacantes no encontro com a Turquia. Ele chamou para o encontro das eliminatórias para Eurocopa 2024 e para o amistoso desta terça-feira os seguintes atletas:

Goleiros: Stanislav Buchnev (FC Pyunik), Arsen Beglaryan (FC Urartu), Arman Nersesyan (BKMA);

Defensores: Varazdat Haroyan (FC Anorthosis Famagusta, Chipre), Andre Calisir (IF Brommapojkarna, Suécia), Kamo Hovhannisyan (Astana, Cazaquistão), Nair Tiknizyan (FC Lokomotiv, Rússia), Georgi Harutyunyan (FC Krasnodar-2, Rússia), Taron Voskanyan (FC Alashkert), Zhirayr Margaryan (FC Urartu), Erik Piloyan (FC Urartu), Yerjanik Ghubasaryan (FC Noah);

Meias: Eduard Spertsyan (FC Krasnodar, Rússia), Khoren Bayramyan (FC Rostov, Rússia), Lucas Zelarayan (FC Columbus Crew, EUA), Tigran Barseghyan (SK Slovan, Eslováquia), Edgar Babayan (Randers FC, Dinamaca), Zhirayr Shaghoyan (CSKA Sofia, Bulgária), Vahan Bichakhchyan (Pogoń Szczecin, Polônia), David Davidyan (FC Pyunik), Ugochukwu Iwu (FC Urartu),
Karen Muradyan (FC Ararat-Armenia), Artur Serobyan (FC Ararat-Armenia);

Atacantes: Norberto Briasco Balekian (Boca Juniors, Argentina), Sargis Adamyan (Colônia, Alemanha), Grant-Leon Ranos (Bayern de Munique, Alemanha).

Armênia na temporada atual


A forma atual do Chipre

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O começo da campanha do Chipre nas eliminatórias para a Eurocopa de 2024 foi bem pior. Em Glasgow, foi superada, por 3 a 0, pela Escócia no sábado, 25 de março. Placar compatível com a ampla superioridade dos donos da casa. Os escoceses, que tiveram o controle da redonda por 65% do tempo desenvolveram quase o dobro de oportunidades para finalização (11 a 6) e lideraram com folga ainda maior o índice de tiros no alvo (6 a 2).

Foram necessários 21 minutos para que furassem o bloqueio defensivo cipriota. Tento de McGinn. No segundo tempo, McTominay completou o serviço fazendo a rede balançar aos 42 e 48 minutos. No final, o defensor Ioannou recebeu o cartão vermelho deixando o Chipre com dez jogadores. Não causou maiores problemas uma vez que o jogo já estava no final.

O Chipre faz parte do grupo A, que tem também Espanha, Geórgia e Noruega. Em junho irá enfrentar os georgianos (17), em casa, e os noruegueses (20), fora. Diante da Escócia, o técnico georgiano Temur Ketsbaia montou o Chipre com linha de três defensores, cinco meias de contenção, um meia de ligação e um atacante. Os jogadores convocados foram: Dimitris Christofi, Kostakis Artymatas, Marios Antoniadis, Minas Antoniou, Michalis Ioannou (todos do Anorthosis); Andreas Karo, Giorgos Ephraim (Apoel); Andreas Panagiotou, Valentin Roberges, Dimitris Dimitriou, Ioannis Pittas, Danilo Spoliarits, Charalambos Kyriakou (Apollon), Alexander Spoliarits (Karmiotissa), Andronikos Kakoulli, Ioannis Kousoulos, Konstantinos Panagi, Loizos Loizou, Nikolas Panagiotou, Charalambos Charalambous (Omonia) Marion Tzionis Ioannis (Kansas City, EUA), Aleksandar Gogics ( St Mirrenoannis), Konstantinos Laifis (Standard de Liege, Bel) Grigoris Kastanos (Salernitana, Ita).

Chipre na temporada atual

Tudo que sabemos sobre os times

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Escalação para Armênia x Chipre

Suspensos e lesionados para Armênia x Chipre

Probabilidades no 1×2 para Armênia x Chipre

Palpite final para Armênia x Chipre

Tendo mostrando mais qualidade na jornada inaugural das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, a seleção da Armênia tem o prognóstico na vitória diante do Chipre o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” no encontro visando a próxima rodada de encontros do torneio. O SDA aponta a coluna um como opção para o amistoso desta terça-feira.

Prognóstico para Armênia x Chipre