Johan Cruijff Arena

Eredivisie

10/01/2021

12:45

Ajax
PSV Eindhoven
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 10/01/2021 12:40.

As informações e o palpite para Ajax x PSV

Separados por apenas um ponto na tabela de classificação, Ajax e PSV travam neste domingo, 10 de janeiro, uma luta pela liderança do Campeonato Holandês. O clássico fecha a programação da décima quinta rodada da edição 2020/2021 da Eredivisie. É a primeira jornada após a paralisação do torneio para as festividades do final do ano. O palco da disputa será a Johan Cruijff Arena, em Amsterdã. O pontapé inicial está marcado para 12h45 (horário de Brasília).

A divisão de elite da Holanda tem 18 participantes. Eles disputam 34 jornadas (ida e volta). Ao final da programação, campeão e vice garantem lugar na Champions League. O primeiro vai para a fase de grupos. O segundo precisa passar pelas eliminatórias para chegar lá. O terceiro vai para a Europa League. Quem fica entre o quarto e sétimo lugares também pode chegar lá, mas tem que disputar os playoffs valendo a segunda vaga que a Eredivisie tem no torneio.

O rebaixamento é reservado para os três piores. Porém, há diferença na ‘qualidade’ nas posições da região da degola. Os dois últimos vão diretamente para a Segunda Divisão. O antepenúltimo ainda tem a chance de disputar a repescagem com o terceiro representante da Eerste Divisie e, dessa maneira, tentar evitar a queda. Na edição passada, com o encerramento do torneio antes que fossem completadas todas as jornadas previstas, não houve descenso nem acesso. Tampouco foi proclamado um campeão. A classificação do momento da paralisação serviu apenas para indicação dos representantes em torneios internacionais.

O desempenho recente do Ajax

O Ajax fracassou em sua principal missão na primeira metade da temporada. Não conseguiu a classificação na Champions League. Ao ficar na terceira posição de sua chave, acabou sendo ‘rebaixado’ para Europa League onde, eventualmente, talvez possa cruzar seu caminho com o PSV. Mas não na segunda fase da disputa, em que seu rival será o Lille, da França, em duelo que irá começar em fevereiro.

Até lá terá que lidar com os torneios nacionais. Na Eredivisie, foi capaz de se manter no topo da tabela de classificação mesmo precisando se dividir entre a disputa local e a competição internacional. No entanto, deixou escapar dois pontos na última partida de 2020. Empatou, fora de casa, por 1 a 1, com o Willem II, que está ameaçado pelo rebaixamento.

Com 34 pontos (11 vitórias, um empate e duas derrotas), permaneceu em primeiro lugar, mas permitiu que o PSV ficasse colado na segunda posição. Como mandante, seu desempenho é inferior. Tem a terceira melhor campanha no ranking dos donos da casa da Eredivisie. Dos 21 pontos que disputou em sua arena conquistou 18 (seis vitórias e uma derrota) tendo assinalado 25 gols e sofrido seis.

Na sexta-feira, 8 de janeiro, o clube fechou a contratação do atacante francês Sébastien Haller. O atleta, de 26 anos, tinha vínculo com o West Ham. Custou cerca de R$ 150 milhões. Pode até mesmo figurar entre os relacionados para o clássico. Em processo de recuperação de lesão, Brobbey, o brasileiro David Neres, Traore e Quinter e Jurrien Timber são considerados dúvidas para o duelo.

Provável escalação do Ajax

 

Ajax na temporada atual


A forma atual do PSV

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O PSV fechou 2020 em trajetória de ascensão. A última página da agenda foi escrita em 22 de dezembro. Goleou o Venlo, por 4 a 1, em Eindhoven. Com isso, alcançou os 33 pontos (dez vitórias, três empates e uma derrota) no Campeonato Holandês. De quebra, estendeu sua sequência invicta para 11 jogos.

Foram nove vitórias e dois empates desde 8 de novembro em jogos envolvendo três competições. Além da Eredivisie, avançou para segunda fase da Europa League, na qual vai enfrentar o Olympiacos, da Grécia, e também deu um passo adiante na Copa da Holanda. Neste torneio, seu próximo adversário será o Volendam.

Como visitante, o time de Eindhoven tem desempenho mais tímido no Campeonato Holandês. É o quinto colocado no ranking desse quesito na Eredivisie. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna dois ganhou 12 (três vitórias, três empates e uma derrota) tendo marcado 15 gols e sofrido oito. A lista de atletas entregues aos cuidados do departamento médico e que são considerados dúvidas para o clássico é maior que a do rival. Conta com Ledezma, Romero, Thomas, Zahavi, Gutierrez, Obispo e Van Ginkel.

Provável escalação do PSV

 

PSV na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Ajax x PSV:

O Ajax tem mais jogadores com capacidade de decisão. Por isso, o prognóstico em sua vitória diante do PSV é o palpite indicado para o clássico deste domingo pela décima quinta rodada da versão 2020/2021 do Campeonato Holandês.

Prognóstico e palpite final para Ajax x PSV:


Promoções

Dicas de aposta