Em tempos de estádios, ginásios, pistas, octógonos e tantas outras sedes de eventos esportivos completamente vazias como forma de reduzir os riscos de contágio em meio à pandemia do coronavírus, as sempre movimentadas plataformas de apostas esportivas também ficaram esvaziadas. Os esportes virtuais, com opções de disparar palpites em jogos fictícios de futebol, basquete, tênis, futebol americano, dardos, críquete, ciclismo, corridas de carros, motos, cavalo e até de cachorros abrem a chance de quebrar a monotonia e, de quebra, ganhar algum dinheiro fazendo isto.

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Esportes virtuais são jogos de azar, não de previsão

Embora geralmente os esportes virtuais figurem muitas vezes nos sites de jogos online junto com suas plataformas de apostas esportivas, eles são jogos de azar,  não jogos de previsão. Existe uma grande diferença.

Tome por exemplo um jogo de futebol qualquer. Ele pode resultar em vitória do time mandante, vitória do time visitante e empate. Grosso modo, a possibilidade de cada um desses resultados acontecer seria de 33,3%.

Fosse isso verdadeiro, haveria, nas casas de apostas, uma oferta igual de cotações para todas as partidas disponibilizadas. Ou seja, não considerando a margem de lucro dos sites de jogos online, seria oferecido um prêmio de 1,33 para cada uma das possibilidades. Todavia, não é isso que acontece.

Nos eventos esportivos ‘reais’, chances variam

As cotações são diferenciadas por uma série de aspectos. Imagine, por exemplo, um confronto envolvendo Liverpool e Íbis. A qualidade técnica dos jogadores da equipe inglesa diante daquele que se autoproclamou o pior time do mundo faria com que sua cotação fosse ínfima diante do prêmio oferecido para o caso de sucesso do esquadrão pernambucano.

Esse é apenas um aspecto levado em consideração na hora da determinação das cotações. A forma atual das equipes, o local onde será disputados o encontro, a contusão / suspensão de jogadores chaves e tantos outros itens são considerados para determinar se um time tem maior chance de superar o rival ou, então, se o empate é o resultado mais provável. Enfim, esse é um jogo de previsão.

E-Sports se diferenciam dos esportes virtuais por intervenção humana

Se a questão da previsibilidade na hora dos prognóstico diferencia os esportes virtuais dos esportes ‘reais’, na comparação com os E-Sports, a intervenção humana também faz a diferença. Embora os dois sejam eletrônicos e disputados por computador. No primeiro, não há qualquer influência da manipulação humana. Todas as competições são geradas a partir de inteligência artificial e seus eventos e resultados determinados por algoritmo.

Nos E-Sports, duas equipes estão envolvidas e suas habilidades são fundamentais para o resultado do confronto. Assim, da mesma maneira que ocorre nos esportes ‘reais’ é possível prever, de acordo com o desempenho prévio de cada uma das tags, resultado mais provável do enfrentamento.

Cotações nos esportes virtuais são determinadas por número de ocorrências

Nos esportes virtuais, as cotações apresentadas não são iguais. Isso, no entanto, não tem relação com uma melhor avaliação que o usuário possa fazer em relação ao desempenho de equipe A ou B. É uma mera questão matemática como ocorre, por exemplo, nos jogos de cassino.

Ao entrar em uma mesa de roleta e apostar em um dos números disponíveis, a possibilidade de acerto será 1 em 36. Afinal, o computador irá escolher, de forma aleatória, um dos 36 números para indicar o ganhador através de seu algoritmo. Assim, o prêmio será o mesmo para apostas em cada um desses números, mas diferente para quem apostar no preto ou vermelho, uma vez que a chance de cada ocorrência é de 50%.  Em ambos os casos, Não há o que o apostador possa fazer para melhorar suas chances. Depende única e exclusivamente da sorte para vencer. Por isso, é chamado de jogo de azar.

Nos esportes virtuais, o funcionamento é o mesmo. Quem determina o vencedor, de acordo com os pontos fortes e fracos de cada time, é o algoritmo do jogo. Assim, a partir dessas possibilidades as cotações são apresentadas. Se um time apresenta capacidade de aproveitamento de a cada dez jogos vencer cinco, empatar três e perder dois, ele apresentará esses resultados em longo prazo. É até possível tentar encontrar padrões. Contudo, não se sabe exatamente o número de confrontos necessários para que a sequência seja finalizada. Assim, no final das contas, tudo é questão de sorte ou azar.

Como fazer apostas nos esportes virtuais

O primeiro passo para realizar apostas nos esportes virtuais é localizar os sites de jogos online que apresentam essa possibilidade em seu cardápio. Em as casas de apostas que contam com essa opção estão, entre outras, Bet365, Rivalo, 22Bet, Sportingbet, Betmotion, Bet9 e Betboo.

Depois, será preciso localizar onde os esportes virtuais estão localizados. Geralmente, são um setor exclusivo dos sites de jogos online. Alguns, no entanto, os colocam como parte da plataforma de apostas esportivas.

A terceira etapa é descobrir as modalidades disponíveis para apostas. Como acontece nos esportes ‘reais’, o futebol é o carro chefe. É presença certa em praticamente todos os sites jogos online que apresentam os esportes virtuais em seu cardápio. Muitas vezes com mais de uma opção.

Além das Ligas, que apresentam jogos em sistema non-stop (sem paralisação), e têm suas temporadas renovadas de forma ininterrupta, também contam com o modo Copa do Mundo, onde são disputados jogos envolvendo seleções nacionais. As outras modalidades serão encontradas dependendo da qualidade da plataforma. Um fator é igual em todas elas. A duração é muito menor que um evento real. Os duelos são definidos em poucos minutos.

Opções de palpites variam de acordo com a modalidade

O tipo de possibilidade de aposta e a quantidade de mercados disponíveis para criação de cupons com palpites são diretamente relacionados com a modalidade escolhida. No caso do futebol, por exemplo, além da opção óbvia no mercado ‘vencedor 1 x 2’, também é possível criar apostas no resultado do intervalo, handicap (vantagem / desvantagem), total de gols (acima / abaixo), resultado correto, dupla hipótese, os dois times vão fazer gol?, margem de vitória, qual time fará o primeiro gol?, entre outras. Em caso de torneios, até é possível fazer apostas em que vai se classificar no grupo para a fase seguinte da competição.

Já em automobilismo, além de cravar o vencedor é possível também apostar em quais serão os pilotos que vão compor o pódio ao final da prova. Nos jogos do tênis, além do resultado final da partida é aberta a chance de arriscar palpites no total de pontos ou até mesmo o resultado exato de cada um dos games.

Estatísticas podem reduzir margem de erro nos palpites

O algoritmo que cria os jogos dos esportes virtuais e determina o resultados desses confrontos é alimentado por números. Ele também oferece, a partir das estatísticas da liga, um padrão de comportamento de cada equipe. Esses números estão disponíveis juntamente com as linhas de apostas e, quando analisados, podem indicar qual a tendência de desempenho da equipe na maioria de seus jogos e, dessa maneira, minimizar a possibilidade de erro nos palpites.

Em partidas de futebol, por exemplo, são oferecidas informações sobre a pontuação alcançada até aquele momento da competição, desempenho em casa e fora, forma recente, total de gols marcados, média de gols por partida, confrontos diretos mais recentes entre as equipes, gráfico de evolução na classificação na liga. O mesmo acontece nas outras modalidades. Não há, naturalmente, certeza da manutenção dos padrões, uma vez que os resultados são aleatórios. Mas a tendência é de que a equipe mantenha seu padrão na maioria dos jogos disputados.