O Campeonato Alemão será a primeira grande liga a retomar suas atividades depois da paralisação devido à pandemia do coronavírus. A Bundesliga anunciou nesta quinta-feira, 7 de maio, que o torneio vai ser reiniciado em 16 de maio com a partida envolvendo Borussia Dortmund e Schalke. Os confrontos, contudo, ainda serão realizados sem público seguindo as orientações do governo alemão.

Os clubes já havia retomado os treinamentos em abril seguindo os protocolos determinados pelo ministério de saúde. Eles estabelecem uma série de normas para evitar o contágio, o que inclui a proibição de que todo elenco treine junto. São permitidas apenas atividades em grupos menores, além de terem sido determinadas uma série de regras de higiene para os locais onde os atletas e comissão técnica utilizam para seus trabalhos.

Torneio foi paralisado em março

O torneio teve seu último jogo em 11 de março, quando o Borussia Monchengladbach derrotou, por 2 a 1, no Borussia Park, o Colônia cumprindo um jogo que havia sido adiado da jornada 21 devido ao mau tempo. No final de semana seguinte deveria ser realizada a vigésima sexta rodada, que acabou sendo adiada devido à expansão por grande parte da Europa da contaminação pelo coronavírus.

A Alemanha foi um dos últimos países a determinar a paralisação. No entanto, as eficazes medidas no combate à disseminação e o excelente sistema de saúde pública do país fizeram com que os germânicos apresentassem um dos melhores resultados no combate à pandemia no mundo permitindo que fossem o primeiro país do continente a retomar as atividades no futebol.  

Embora a bola também rolar no Velho Continente na Bielorrússia, que realiza não apenas a Vysshaya Liga, a Primeira Divisão do Campeonato Bielorrusso em sua edição 2020, como também a Copa da Bielorrússia, que segue o calendário 2019/2020, os torneios em nenhum momento sofreram alteração. O governo e a federação locais simplesmente ignoraram as indicações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e seguiram com a disputa e mantiveram as competições mesmo colocando em risco a saúde de atletas, comissões técnicas e torcedores. Algo que não aconteceu na Alemanha.

Bayern lidera com 4 pontos de frente

A vigésima sexta jornada terá ainda as partidas: Augsburg x Wolfsburg, Fortuna Dusseldorf x Paderborn, Hoffenheim x Hertha Berlin, Leipzig x Freiburg, Eintracht Frankfurt x Borussia Monchengladbach, Colônia x Mainz, Union Berlin x Bayern de Munique e Werder Bremen x Bayer Leverkusen.

Restam nove jornadas para o encerramento do Campeonato Alemão. O Bayern de Munique lidera a disputa com 55 pontos. São quatro a mais que o Borussia Dortmund, vice-líder. A zona de classificação para a próxima edição da Champions League é fechada por Leipzig (50 pontos) e Borussia Mochengladbach (49 pontos).

Na região que permite disputar na próxima temporada a Europa League estão Bayer Leverkusen, quinto colocado com 47 pontos e também candidato a um lugar no pelotão de elite, e já bem mais distante o Schalke, que ocupa a sexta posição com 37 pontos.

Rebaixamento tem definição muito próxima

O rebaixamento tem seu cenário bem próximo da definição. O Campeonato Alemão manda os dois últimos colocados diretamente para a Bundesliga 2. O antepenúltimo ainda tem a chance de disputar a repescagem com o terceiro colocado da Segunda Divisão. O Paderborn, com 16 pontos, segura a lanterna. Com dois pontos a mais, o Werder Bremen está na décima sétima colocação.

O Fortuna Dusseldorf, com 22 pontos, está na décima sexta posição, o que lhe permitiria tentar evitar a degola. São quatro pontos a menos que o Mainz, primeiro time fora da região da degola. A expectativa é que o torneio tenha sua trigésima quarta – última – rodada realizada em 27 de junho.