sites-de-apostas.net

Um dos caminhos para a recuperação de pessoas que sofrem com o vício em jogos é o tratamento por profissionais treinados. Obter ajuda de especialistas pode ser uma ótima opção para pessoas que enfrentam consequências significativas de seu comportamento de jogo. O tratamento para o vício em jogos de azar pode ser uma opção para você se:

  • Tentou sem sucesso parar ou reduzir o jogo por conta própria.
  • Deseja apoio externo.
  • Também enfrenta sintomas de ansiedade ou depressão.

Profissionais treinados podem oferecer apoio, orientação e direção em sua jornada de recuperação, ajudando-o a entender sua relação com o jogo e identificar estratégias para evitar o jogo excessivo. Os programas de tratamento podem incluir uma combinação de sessões físicas em grupo/individuais, retiros de recuperação, aprendizado online, videochamadas, exercícios para fazer em casa, entre outras atividades. Em alguns países, o tratamento profissional é oferecido gratuitamente, o que significa que você só precisa dedicar seu tempo e esforço.

O tratamento para o vício em jogos de azar está funcionando?

Uma análise científica recente investigou o efeito do tratamento para o vício em jogos em vários estudos independentes. Os resultados sugeriram claramente que intervenções psicológicas reduziram os sintomas do jogo patológico e ajudaram na recuperação. O tratamento face a face geralmente foi considerado o mais eficaz, mas o tratamento online também mostrou resultados positivos.

Curiosamente, a mesma análise mostrou que a saúde mental geral dos participantes também melhorou. Isso mostra claramente que pessoas que sofrem consequências negativas devido ao jogo podem se beneficiar ao participar do tratamento e que as sessões online podem ser uma ótima alternativa para aqueles para quem não é possível fazer uso de tratamentos presenciais.

A forma mais bem documentada de tratamento psicológico para o vício em jogos de azar é a Terapia Cognitivo-Comportamental. A Terapia Cognitivo-Comportamental foca em identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento prejudiciais. O tratamento geralmente ocorre ao longo de 6-12 semanas, mas pesquisas sugerem que programas de tratamento mais curtos também podem ter um efeito positivo na pessoa que busca ajuda. A estrutura exata variará de clínica para clínica e dependerá das necessidades da pessoa que procura tratamento. Temas comuns podem incluir:

  • Compreender como se desenvolvem os comportamentos de víciados em jogos de azar.
  • Identificar gatilhos de jogo e estratégias para lidar com eles.
  • Como lidar com desejos de jogo e emoções difíceis.
  • Ensinar estratégias para reduzir o risco de recaída.
  • Estratégias para parar ou limitar o jogo.

Infelizmente, não é incomum que pessoas que sofrem consequências negativas devido ao jogo relutem em buscar ajuda. Razões comuns incluem vergonha, negação e o desejo de resolver os problemas por conta própria. Embora a autoajuda seja possível, pode ser difícil criar e manter mudanças por conta própria, especialmente quando os sintomas do vício em jogos são graves. Em tais casos, pode ser benéfico para os indivíduos procurar tratamento profissional.

Dar o primeiro passo pode ser difícil, mas muitas pessoas que buscam tratamento se beneficiam enormemente com ele. Para obter mais informações sobre o tratamento para o vício em jogos de azar, visite http://www.jogadoresanonimos.org.br/.

Artigos sobre jogo responsável e problemático