sites-de-apostas.net

A cobiçada Taça da Copa do Mundo é o alvo de 32 seleções neste Mundial 2022. Quem será que vai ficar com o prêmio máximo das Copas nesta edição de 2022?

Levantada por grandes astros do futebol mundial, a taça da Copa é um dos maiores sonhos dos jogadores de futebol do mundo inteiro, mas poucos têm a chance de fazer parte dessa conquista.

Até 1970 o troféu era chama de Jules Rimet, em homenagem a um ex-presidente da FIFA. Depois de tantas polêmicas envolvendo roubos da taça da Copa do Mundo Jules Rimet, a FIFA decidiu remodelar o troféu e chamá-lo de Troféu da Copa do Mundo.

Mas e aí, bora saber mais sobre as histórias da Taça da Copa do Mundo? Vamos trazer curiosidades sobre a o material do troféu, tamanho da taça, tour do troféu da Copa de 2022 e mais uma série de temas envolvendo uma das peças mais cobiçadas do planeta.

Bora?


Conteúdo


História do Troféu da Copa do Mundo

De 1930 até 1970, o troféu Jules Rimet foi a premiação ao campeão da Copa do Mundo. No entanto, a primeira vez que a taça recebeu o nome em homenagem ao ex-presidente da FIFA foi em 1946.

Na sua primeira versão, a taça era composta de ouro e prata numa base azul. A taça representava a deusa grega da vitória.

Taça da Copa do Mundo - Jules Rimet
Pelé segura a taça da Copa do Mundo Jules Rimet (© imago images / Vibrant Pictures) 01.06.2016

Em 1970, a seleção brasileira conquistou o evento pela 3ª vez e teve o direito de ter a posse do troféu de maneira definitiva. No entanto, em 1983, a taça foi roubada da sede da CBF e nunca mais apareceu. O caso é dado com encerrado pela polícia, que acredita que a taça foi derretida.

Depois de 1970, a taça do torneio passou por uma série de reformulações e deixou de homenagear o ex-presidente da FIFA. A passagem da Jules Rimet para o atual formato que premia os países que vencem o torneio aconteceu em 1974.

Quer saber sobre o Tour da Taça que iniciou em Dubai e que passará em mais de 50 países?

Veja mais a seguir.


Taça da Copa do Mundo 2022

O Taça da Copa de 2022 já está circulando por aí antes mesmo da competição começar.

No evento de lançamento da Copa, realizado em Dubai, a FIFA iniciou o Tour da Taça da Copa do Mundo com a presença de duas figuras ilustres do futebol mundial: o ex goleiro espanhol Iker Casillas e e estrela do Brasil, Kaká.

Durante o evento em Dubai, Kaká disse que a lembrança de conquistar a Copa do Mundo ainda está fresca em sua mente e que foi uma honra conquistar o torneio o em 2022.

Taça da Copa do Mundo
Gilberto Silva segura a taça da Copa do Mundo (© imago images / Xinhua) 16.05.2022

Já o ex goleiro espanhol que conquistou a medalha de ouro em 2010 disse que o sonho de vencer uma Copa foi realizado e que esse foi o ponto alto de sua carreira

Durante o tour, o troféu passará por 51 países por todo o planeta. Na América Latina, cinco países serão parada obrigatória da passagem do troféu.

Confira a relação:

  • Brasil
  • Argentina
  • Uruguai
  • Equador
  • México

Dentre esses países listados no tour, três já foram campeões da competição: Brasil, Argentina e Uruguai


Curiosidades sobre o Troféu da Copa do Mundo

A taça da Copa do Mundo é composta, aproximadamente, por 5 kg de ouro em cima de uma base de 1,7 kg de malaquita.

O ouro utilizado na peça é de 18 quilates.

Qual a altura da Taça da Copa do Mundo?

Da base até o topo, o troféu tem 36,5 centímetros de altura.

Por quanto tempo o campeão da Copa fica com a taça?

O campeão da Copa do Mundo fica com o troféu por quatro anos e, depois disso, a seleção recebe uma cópia e a original volta para a sede da FIFA.

E aí, curtiu o nosso conteúdo sobre a taça da Copa do Mundo?

Aqui no SDA você fica sabendo tudo sobre a Copa, desde informações sobre o país sede, história das Copas, lista de campeões, estádios, realidade das seleções participantes e muito mais.