As informações e o palpite para Grêmio x Ayacucho

Sem tempo para curar as feridas depois da perda do título da Copa do Brasil 2020, o Grêmio entra em campo nesta quarta-feira, 10 de março, em busca de um lugar na fase de grupos da versão 2011 da Copa Libertadores da América. Vai enfrentar o Ayacucho, do Peru, em jogo pela rodada de ida da segunda fase das eliminatórias. O encontro terá como palco a Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O início está marcado para 21h30 (horário de Brasília). A partida de retorno foi agendada para 16 de março.

O torneio tem três etapas das eliminatórias que vão indicar os quatro últimos participantes do estágio de grupos da competição continental. Avança para a fase seguinte quem somar o maior número de pontos ao final das duas partidas previstas. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o primeiro critério de desempate. 

Não sendo suficiente, os tentos assinalados na condição de visitante podem ser utilizados para definir o classificado. Ainda assim, se o classificado não for estabelecido, ao final da segunda partida, prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis são os recursos finais estabelecidos pelo regulamento para a indicação do sobrevivente.

O desempenho recente do Grêmio

Ao ficar na sexta colocação do Brasileirão 2020 com 59 pontos (14 vitórias, 17 empates e sete derrotas), o Grêmio falhou em conquistar um lugar direto na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. Porém, deixou uma porta aberta para chegar lá através da Copa do Brasil. O título do torneio, como bônus, garante um lugar no estágio de chaves do torneio. Em condições normais de temperatura e pressão, tal situação teria sido definida com maior antecedência. Mas normalidade é algo que ficou no passado.

Com a decisão da Copa do Brasil 2020 adiada, pois o Palmeiras, rival do Grêmio na batalha final, participou da Copa do Mundo de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol), na data previamente marcada, o jogo derradeiro só foi realizado no domingo, 10 de março. Ao ser derrotado, por 2 a 0, em São Paulo, o Tricolor Gaúcho não apenas perdeu o título como se viu obrigado a ter que lutar por um lugar na Libertadores sem ter direito sequer a um período de férias entre uma temporada e outra.

Embora os demais clubes também tenham tido esse problema, ao menos ao final do Brasileirão conseguiram dar um período de férias ao seus atletas. Grêmio nem isso poderá fazer. No domingo, antes da decisão, precisou fazer a inscrição dos atletas para as eliminatórias. Os jogadores escolhidos pelo técnico Renato Gaúcho, que renovou seu contrato até o final da temporada foram:

  • Goleiros: Vanderlei, Paulo Victor, Brenno e Adriel
  • Laterais: Victor Ferraz, Vanderson, Diogo Barbosa, Cortez, Guilherme Guedes, Felipe e Leo Gomes
  • Zagueiros: Geromel, Kannemann, Rodrigues, David Braz, Paulo Miranda, Ruan e Emanuel
  • Volantes: Maicon, Matheus Henrique, Michel, Lucas Silva, Darlan, Lucas Araújo, Caíque, Jhonata Varela e Fernando Henrique
  • Meias: Alisson, Jean Pyerre, Pinares, Isaque, Pedro Lucas e Thaciano
  • Atacantes: Diego Souza, Pepê, Ferreira, Elias, Everton, Diego Churín, Guilherme Azevedo, Luiz Fernando, Ricardinho, Léo Pereira e Bitello.

Provável escalação do Grêmio

 

Grêmio na temporada atual


A forma atual do Ayacucho

Em termos de preparação, a situação do Ayacucho é bem melhor. A Federação Peruana de Futebol seguiu um caminho bastante diferente da brasileira em relação ao calendário no ano passado. Depois da quarentena, em vez de manter o formato da liga nacional, fez uma adaptação encurtando a disputa. Dessa maneira, fez com que ela fosse encerrada ainda em 2020.

Assim, o Ayacucho fechou seu calendário fazendo as finais do Torneio Encerramento, o segundo turno do Campeonato Peruano 2020 com o Sporting Cristal. Perdeu os dois jogos decisivos. Levou 2 a 1 (fora) e 4 a 1 (casa) tendo que se contentar com o vice-campeonato. O clube havia ficado na nona posição no Torneio Abertura, a primeira parte do Campeonato Peruano, que foi disputado no sistema habitual, com todos contra todos em turno único. Somou 29 pontos (oito vitórias, cinco empates e seis derrotas). Foram 13 a menos que o Universitário.

No Torneio Encerramento, com os clubes divididos em chaves, ficou com o primeiro lugar do grupo B. Acumulou 20 pontos (seis vitórias, dois empates e uma derrota). Fez a finalc om o Sporting Cristal, campeão da chave A, que acabou levando o troféu do segundo turno e, no final, ficou também com o título nacional. O Ayacucho está em pré-temporada. A Liga 1, divisão de elite do Campeonato Peruano não começou. Sua estreia está agendada para o domingo, 14 de março, em casa, contra o San Martin.

Provável escalação do Ayacucho

 

Ayacucho na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Grêmio x Ayacucho:

Ainda que uma crise interna pareça ter estourado após a derrota na Copa do Brasil, o Grêmio tem recursos técnicos suficientes para se impor ao Ayacucho. Assim, o prognóstico no sucesso do time gaúcho é o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela rodada de ida da segunda fase das eliminatórias para Copa Libertadores da América versão 2020/2021.

Prognóstico e palpite final para Grêmio x Ayacucho:


Promoções

Dicas de aposta