As informações e o palpite para Rio Ave x Portimonense

Procurando o caminho de saída da zona de rebaixamento, o Rio Ave recebe o Portimonense nesta sexta-feira, 8 de janeiro. O encontro faz parte da programação da décima terceira rodada do Campeonato Português em sua temporada 2020/2021. A sede da partida será o estádio dos Arcos, na Vila dos Condes. O início está previsto para 16h (horário de Brasília).

Com 18 integrantes, a competição tem 34 jornadas previstas (ida e volta). Ao final, os três primeiros terão direito a um lugar na Champions League, um aumento em relação às edições anteriores, quando os dois primeiros tinham vaga na principal competição de clubes do continente. Campeão e vice vão direto para o estágio de grupos. O terceiro colocado precisa passar pelas eliminatórias para chegar lá. Quarto e quinto seguem para Europa League. Os três últimos foram a zona de rebaixamento. Os dois piores vão diretamente para a Segunda Liga. O terceiro ainda tem a chance de evitar a queda na repescagem. É outra novidade em relação ao ano passado, onde havia queda apenas dos dois últimos.

O desempenho recente do Rio Ave

O Rio Ave passou os meses de novembro e dezembro em jejum de vitórias no Campeonato Português. O período não foi de grande intensidade na agenda da Primeira Liga. Mas seis jornadas foram disputadas e a equipe que na temporada 2019/2020 conseguiu um lugar na Europa League pontuou somente com dois empates e deixou o gramado derrotada em quatro oportunidades.

O jejum só não foi absoluto por ter superado dois estágios da Taça de Portugal. Bateu a Desportivo Monção (fora) e Famalicão (casa), ambos por 2 a 1, garantindo uma vaga nas oitavas de final. Terá em seu caminho o Estoril, da Segunda Divisão, em confronto agendado para Vila do Conde em 12 de janeiro.

A situação no Campeonato Português, entretanto, é delicada. Com 11 pontos (duas vitórias, cinco empates e cinco derrotas), iniciou a disputa da décima terceira jornada na décima sexta posição na tabela de classificação. A pontuação é a mesma de Famalicão e Portimonense, que estão fora da região de degola. Só fica para trás por levar desvantagem nos critérios de desempate. Como mandante, o time mantém o padrão de desempenho. Também é o terceiro pior no ranking dos donos da casa da Primeira Liga. Dos 15 pontos que disputou em seu estádio ganhou cinco (uma vitória, dois empates e duas derrotas) tendo marcado três gols e sofrido seis.

Provável escalação do Rio Ave

 

Rio Ave na temporada atual


A forma atual do Portimonense

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Portimonense também fechou 2020 em declínio. Foram duas derrotas e um empate nas três últimas jornadas do ano do Campeonato Português. No entanto, abriu a agenda 2021 com sucesso. Atuando em seus domínios, bateu o Farense, um rival direto na luta contra a degola, por 2 a 0.

Conseguiu, dessa maneira, deixar a zona de rebaixamento. Chegou aos 11 pontos (três vitórias, dois empates e sete derrotas) subindo para décima sexta posição da tabela de classificação. Supera o Rio Ave no saldo de gols. Tem déficit de cinco tentos enquanto seu rival desta sexta-feira sofreu nove gols a mais do que marcou na temporada 2020/2021 do Campeonato Português.

O desempenho como visitante também mantém o padrão. O Portimonense figura na décima sexta posição do ranking desse critério da Primeira Liga. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna dois conquistou três (uma vitória e cinco derrotas) tendo feito quatro gols e sofrido nove.

Provável escalação do Portimonense

 

Portimonense na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Rio Ave x Portimonense:

O Rio Ave passa por um processo de transição do comando técnico e tem potencial para grande melhora. Dessa maneira, o prognóstico em seu sucesso diante do Portimonense é o palpite indicado para o encontro desta sexta-feira pela edição 2020/2021 do Campeonato Português.

Prognóstico e palpite final para Rio Ave x Portimonense:


Promoções

Dicas de aposta