• Com gol de Nenê, o Time da Colina ganha por 1 a 0 em Itu
  • Goleiro Thiago Rodrigues tem grande atuação no confronto
  • Após dois anos, equipe carioca volta para a Primeira Divisão

Antes de mais nada, vamos falar sobre a última rodada do Brasileiro Série B. Neste domingo, o Vasco venceu o Ituano por 1 a 0, no estádio Novelli Jr., e confirmou o retorno para a Primeira Divisão após dois anos. O meia Nenê, de pênalti, aos 5 minutos, marcou o gol da vitória no confronto direto com o time de Itu. Em jogo tenso e com duas expulsões, o goleiro vascaíno Thiago Rodrigues se destacou e garantiu o triunfo do Cruzmaltino.

Então, com o resultado, o Vasco assegurou a quarta posição da Série B, com 62 pontos. Assim, ficou com a última vaga para a Série A do Brasileirão de 2023. Cruzeiro, Grêmio e Bahia terminaram nos três primeiros lugares, respectivamente. Por sua vez, o Ituano, que dependia da vitória para confirmar o acesso, perdeu a quinta posição para o Sampaio Corrêa (58). Aliás, o time paulista acabou na sexta colocação, com 57 pontos. Enquanto isso, CSA, Brusque, Operário e Náutico foram rebaixados para a Série C.

Pênalti para o Vasco, e expulsão no mesmo lance

Com a bola rolando, o lance decisivo da partida aconteceu aos 2 minutos. Dentro da área, Raniel dividiu com o goleiro Jefferson Paulino e a bola sobrou para Figueiredo finalizar. O zagueiro Lucas Dias conseguiu salvar em cima da linha, mas colocou a mão para evitar o gol. O VAR analisou a jogada, e o pênalti foi marcado. Então, aos 5 minutos, Nenê bateu bem, deslocou o goleiro e fez 1 a 0.

Com um jogador a mais em campo e precisando apenas do empate, o Vasco ficou mais tranquilo. Jogando no campo do adversário, o Time da Colina teve outras duas chances de ampliar, em falta cobrada por Nenê e na cabeçada de Danilo Boza após cobrança de escanteio.

Contudo, a equipe paulista respondeu aos 27 minutos. Em cruzamento de Roberto na área, Aylon mandou de cabeça e Thiago Rodrigues fez grande defesa. Aos 41, Raí Ramos cruzou pela direita, Léo Ceará desviou de cabeça e a bola passou rente ao travessão. Além disso, o Vasco ainda teve um gol anulado de Raniel por impedimento, aos 47.

Andrey Santos é expulso, e Vasco segura o Ituano

No segundo tempo, então, a equipe vascaína quase ampliou aos 6 minutos. Pec arrancou no contra-ataque, tabelou com Luiz Henrique, recebeu a bola de novo e chutou para Jefferson Paulino fez grande defesa. No minuto seguinte, Nenê chutou colocado para nova defesa do goleiro do Ituano.

Aos 9 minutos, por pouco o Galo de Itu não empatou. Gabriel Ramos ficou cara a cara com o goleiro vascaíno e chutou para outra boa defesa de Thiago Rodrigues. No minuto seguinte, o volante Andrey Santos foi expulso após dar uma entrada forte no pé de Aylon, e o jogo voltou a ficar tenso.

Os dois times fizeram muitas mexidas a partir da metade da etapa final, e o Ituano passou a pressionar o Vasco no seu campo. Aos 32, Vinícius Jaú cruzou na segunda trave, e Mário Sérgio cabeceou para fora, perdendo grande oportunidade. Nos acréscimos, o time paulista se mandou para o ataque, mas voltou a perder chances. A equipe carioca, no entanto, segurou o resultado, venceu a partida e voltou para a Série A.

Confira, portanto, os resultados da última rodada da Série B:

  • Grêmio 3 x 0 Brusque
  • Náutico 0 x 1 Ponte Preta
  • Criciúma 2 x 0 Tombense
  • Sampaio Corrêa 2 x 1 Londrina
  • Guarani 1 x 0 Chapecoense
  • CRB 1 x 2 Bahia
  • Ituano 0 x 1 Vasco
  • Operário 0 x 3 Novorizontino
  • Cruzeiro 3 x 2 CSA
  • Vila Nova 0 x 0 Sport