• Barça ganha por 2 a 0 e recupera a vice-liderança
  • Atacante brasileiro presta sua homenagem ao RS
  • Vitor Roque fica no banco após rumores de saída

Jogando em casa, o Barcelona fez o suficiente para vencer a Real Sociedad por 2 a 0 e voltar à vice-liderança do Campeonato Espanhol. Após levar alguns sustos na defesa, o time catalão largou em vantagem com Lamine Yamal no fim do primeiro tempo. A segunda etapa foi mais franca, e a equipe visitante teve chances de empatar. Já aos 47 minutos, com auxílio do VAR, o árbitro marcou pênalti para o Barça. O brasileiro Raphinha converteu a batida e fechou a conta.

Com o resultado, então, o Barcelona chegou aos 76 pontos e ficou um ponto à frente do Girona, terceiro colocado de La Liga. Do outro lado, a Real Sociedad estacionou na sétima colocação, com 54 pontos, e ficou em situação complicada na briga por uma vaga na Liga Europa.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, após início de jogo equilibrado, o Barcelona aos poucos tomou conta da partida. Assim, a equipe de Xavi Hernández criou as principais chances. Mesmo marcando alto, os dois times deixaram espaços para lançamentos longo nas costas dos marcadores.

Dessa forma, o Barça chegou com perigo aos 37 minutos, quando Raphinha aproveitou o ataque rápido para acertar a trave do goleiro Ramiro. O gol dos mandantes, contudo, saiu dois minutos depois. Lewandowski deu belo passe para Gundogan, que partiu em velocidade e serviu Lamine Yamal na direita. O jovem espanhol bateu de primeira com categoria no cantinho: 1 a 0.

Na etapa final, o Barcelona perdeu várias oportunidades e só chegou ao segundo gol aos 48 minutos. O árbitro marcou pênalti após toque no braço de Oyarzabal em falta cobrado por Raphinha. Aliás, o próprio brasileiro cobrou no canto esquerdo baixo de Remiro, que foi na bola, mas não conseguiu defender: 2 a 0. Na comemoração, o atacante levou cartão amarelo por tirar a camisa e pedir orações para a tragédia que acontece no Rio Grande do Sul.

Na próxima rodada do Espanhol, portanto, o Barcelona visita o Almería, quinta-feira (dia 16), às 16h30 (de Brasília). No mesmo dia, às 17h, a Real Sociedad joga em casa contra o Valencia.