Odds are not currently available.
Odds are subject to change. Last updated 01/06/2021 10:07.


As informações e o palpite para a luta do UFC Fight Night 188

As lutadoras Xiaona Yan e Carla Esparza se enfrentam neste fim de semana pela temporada 2021 do UFC. Os cards do Ultimate Fighting Championship desse sábado serão sem dúvidas cheio de emoções. Aliás, novamente as lutas acontecerão no UFC Apex em Las Vegas (Estados Unidos).

A princípio, teremos seis combates agendados para o card principal do UFC Fight Night 188. Ademais, também haverá sete lutas complementares do card preliminar. Isto é, não faltarão atrações para os fãs das artes marciais mistas (MMA) assistirem nesse fim de semana.

As as lutas do card preliminar devem começar por volta das 17h (de Brasília). Por outro lado, as atividades do card principal estão previstas para começar apenas às 20h (de Brasília).


As informações e o palpite para Xiaonan Yan x Carla Esparza

A luta entre a chinesa Xiaonan Yan e a norte-americana Carla Esparza é uma das mais esperadas da noite, afinal é o co-evento principal e conta com duas das melhores sequências de vitórias dentro da divisão peso palha feminina do UFC.

Com o fim de conhecer nosso palpite para essa luta, continue lendo abaixo e descubra o desempenho recente das lutadoras.

O desempenho recente de Xiaonan Yan

Xiaonan Yan (闫晓楠) “Fury” é natural de Sheyang, Liaoning na China. A lutadora possui a honra de ser a primeira atleta do seu país a competir dentro do UFC em 2017.

Aliás, desde a sua estreia dentro da organização, a china não sabe o que é uma derrota. Com um cartel majoritariamente vitorioso tanto fora quanto dentro do UFC, a lutadora só perdeu uma vez na carreira após sofrer um mata-leão de Karina Hallinan ainda quando lutava pelo evento Martial Combat.

Ao todo, Yan conta com 13 lutas profissionais dentro do MMA, sendo a sua estreia em 2009. A sua estreia na maior organização de MMA do mundo foi no UFC Fight Night 122 – Bisping vs. Gastelum, onde venceu Kaillin Curran por decisão unânime.

Desde então, a chinesa venceu todas as lutas que disputou, passando por vários nomes conhecidos do peso palha feminino como Viviane Pereira, Angela Hill e mais recentemente a Cláudia Gadelha no fim de 2020.

O desempenho de Yan é um dos melhores entre as atuais lutadoras da divisão e por isso ela já ocupada a terceira posição do ranking. Uma vitória contra Carla Esparza praticamente a coloca muito próxima de lutar pelo cinturão da divisão em seguida. Mas claro, isso depende de vários outros fatores.

A chinesa é uma lutadora de Sanda (Boxe Chinês) e do tradicional Jiu-jitsu brasileiro. Apesar de ser especialmente uma boa striker, Yan também manda bem no chão e ainda que não seja uma grande finalizadora, ela consegue controlar a bem a luta e manter-se em vantagem para vencer nas decisões.

A forma atual de Carla Esparza

Carla “Cookie Monster” Esparza é uma lutadora natural de Torrance na California (Estados Unidos). A norte-americana é uma velha conhecida dos fãs de MMA de todo mundo, sendo uma ex-campeão da divisão das palhas feminina.

Uma das veteranas das divisões femininas do UFC, Esparza se sagrou a primeira campeã da história do peso palha feminino. Aliás, a sua vitória foi justamente contra atual campeã da divisão, a Rose Namajunas, em dezembro de 2014 pelo UFC – The Ultimate Fighter 20 Finale.

Contudo, na sua primeira defesa do cinturão, a norte-americana já perdeu o título da categoria. Após lutar contra Joanna Jedrzejczyk, ela sofreu um nocaute por socos no fim do segundo round e desde então não teve chances de voltar a disputar o título da divisão.

Entre altos e baixos, essa é certamente uma das melhores sequências de Esparza desde a sua caminhada até o título do peso palha. Ela vem de 4 vitórias nas suas últimas quatro lutas e passou por diversos nomes de peso dentro da divisão.

As suas últimas vitórias foram contra a brasileira Marina Rodriguez e a norte-americana Michelle Waterson, ambas por decisão dividida. Aliás, das 17 vitórias de Carla, 10 foram por decisão do juízes e 4 por finalização, sendo apenas 3 por nocaute.

Esparza, ao contrário de sua adversária, não é uma lutadora de golpes pesados. A norte-americana se sai melhor no chão, onde consegue colocar em prática o seu Jiu-Jitsu brasileiro e o seu poderoso conhecimento de Wrestling, ficando sempre por cima das suas oponentes nas lutas.


Prognóstico final para Xiaonan Yan x Carla Esparza:

A princípio, Xiaonan Yan é vista como favorita pelas casas de apostas assim como alguns comentaristas. A chinesa vem para a luta com uma sequência impecável de vitórias, passando por cima de grandes nomes do peso palha feminino.

Contudo, Carla Esparza também vem de uma sequência vitorias e venceu nomes tão ou mais expressivos que os de Yan. A luta tem tudo para ser muito equilibrada, de um lado a chinesa é uma grande striker que não se sai muito bem no chão, do outro Esparza tem um estilo de luta justamente oposto.

A vitória será decidida nos detalhes e por quem conseguir impor seu estilo de luta de forma mais eficiente. Ainda assim, esperamos que a Esparza consiga controlar bem a luta e evitar o nocaute, dessa forma levando a vitória seja por finalização ou decisão dos juízes.

Prognóstico e palpite final para a luta do UFC


Dicas de aposta