[toc]

Sonhando com a possibilidade de alcançar uma vaga na Copa do Mundo de 2026, a Bolívia abre nesta sexta-feira, 24 de março, sua temporada de amistosos na Arábia Saudita. O primeiro teste será contra a seleção do Uzbequistão. O confronto terá como palco o estádio King Abdullah Sports City, em Jeddah. O pontapé inicial está marcado para 15h (horário de Brasília).

O desempenho recente do Uzbequistão

O acréscimo do número de vagas na próxima edição do Mundial, que terá como sedes os Estados Unidos, o México e o Canadá, também permitiu aos uzbeques o sonho de uma classificação inédita. O continente asiático, que tinha quatro vagas diretas na Copa do Mundo, e a possibilidade de mandar mais um time através da repescagem, agora terá a certeza da classificação de oito equipes e a chance de mandar mais uma via repescagem. Um grande salto. Afinal, o torneio passará a ter 48 participantes em vez de 32.

A equipe do Uzbequistão também precisa dar um salto de qualidade. Para o Mundial de 2022, a seleção parou na penúltima etapa das eliminatórias. Com 15 pontos (cinco vitórias e três derrotas), ficou na segunda colocação do Grupo D, que teve a Arábia Saudita com 20 pontos, como campeã. Os sauditas foram para o estágio final. Os uzbeques ficaram na sétima posição entre os oito segundos colocados. Somente os cinco melhores vice-campeões de chave seguiriam na disputa.

Desde então, o time realizou, entre amistosos e jogos oficiais, 12 partidas. Colheu oito vitórias, um empate e quatro derrotas. Na bateria de amistosos de março, além da Bolívia, irá enfrentar a Venezuela no próximo dia 28. Os jogadores convocados foram:

Goleiros: Abduvohid Nematov (Nasaf), Valijon Rahimov (AGMK), Utkir Yusupov (Navbahor);

Defensores: Rustam Ashurmatov (Rubin, Rússia), Farrukh Saifiev (Pakhtakor), Husniddin Aliqulov (Nasaf), Hojiakbar Alijonov (Pakhtakor), Alibek Davronov (Nasaf), Umar Eshmurodov (Nasaf), Abdulla Abdullaev (AGMK), Sherzod Nasrullaev (Nasaf), Saidazamat Mirsaidov (Olympic);

Meias: Odil Hamrobekov (Pakhtakor), Aziz Ganiev (Shabab Al Ahli, UAE), Otabek Shukurov (Fatih Karagümrük, Turquia), Aziz Turgunboev (Pakhtakor), Oston Orunov (Navbahor), Jamshid Iskanderov (Navbahor), Jaloliddin Masharipov (Al Nasr, Arábia Saudita), Sardor Sobirkhojaev (Pakhtakor), Hojimat Erkinov (Torpedo, Rússia);

Atacantes: Jasur Yakhshiboev (Navbahor), Eldor Shomurodov (Spezia, Itália), Bobir Abdikholikov (Ordabasy, Cazaquistão).

Uzbequistão na temporada atual


A forma atual da Bolívia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Bolívia também viu suas chances de participar da Copa de 2026 aumentarem. A América do Sul, que conta com dez seleções nas eliminatórias, tem seis vagas asseguradas no torneio. Além de mandar um sétimo time por meio da repescagem. Até 2022, contava com quatro vagas garantidas e a chance de um quinto posto por meio da repescagem.

A programação de março dos bolivianos contava com três amistosos. A partida de sábado, 18 de março, diante da Guatemala, nos Estados Unidos, contudo, que seria a primeira escala, acabou sendo cancelada. Assim, o time seguiu diretamente para a Arábia Saudita, que será a próxima adversária no próximo dia 28. A Bolívia foi derrotada em suas últimas seis partidas.

Quatro na reta final das eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. Depois, levou 2 a 0 de Senegal e 1 a 0 do Peru em amistosos. Os atletas chamados para os testes em solo saudita foram:

Goleiros: Carlos Lampe (Bolívar), Ruben Cordano (Bolívar) e Guillermo Viscarra (The Strongest);

Defensores: Yomar Rocha (Bolívar), Daniel Medina (Always Ready), Adrian Justino (The Strongest), Jairo Quinteros (Real Zaragoza/Espanha), Roberto Fernandez (Bolívar), Carlos Roca (The Strongest), José Sagredo (Bolívar), Marcelo Suarez (Jorge Wilstermann) e Leonardo Zabala (Santos);

Meias: Ramiro Vaca (Bolívar), Gabriel Villamil (Bolívar), Alvaro Quiroga (The Strongest), Jaime Arrascaita (The Strongest), Miguel Terceros (Santos), Danny Bejarano (Lamia), David Ribera (Royal Pari), Boris Cespedes (Servette/Suíça) e Luciano Ursino (The Strongest);

Atacantes: Jeyson Chura (The Strongest), Jaume Cuellar (Lugo/Espanha), Carmelo Algarañaz (Bolívar), Marcelo Moreno (Cerro Porteño/Paraguai) e Lucas Chavez (Bolívar).

Bolívia na temporada atual

Tudo que sabemos sobre os times

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Escalação para Uzbequistão x Bolívia

Suspensos e lesionados para Uzbequistão x Bolívia

Probabilidades no 1×2 para Uzbequistão x Bolívia

Palpite final para Uzbequistão x Bolívia

Produção ofensiva e finalização têm sido problemas comuns tanto para a seleção do Uzbequistão quanto para a Bolívia. Dessa maneira, o prognóstico na igualdade no mercado “vencedor 1×2” parece ser boa opção para o encontro amistoso no ciclo preparatório para a Copa do Mundo de 2026. O SDA indica a coluna do meio para o duelo desta sexta-feira.

Prognóstico para Uzbequistão x Bolívia