A temporada 2021 do UFC (Ultimate Fighting Championship) será aberta neste final de semana com mais uma edição do UFC Fight Night. As lutas estão marcadas para este sábado, 16 de janeiro, na UFC Fight Island, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). E o argentino Santiago Ponzinibbio enfrenta o chinês Li Jingliang em um combate válido pela categoria peso meio-médio.

O evento prevê cinco lutas no card principal, além de mais algumas no card preliminar. Desse modo, o fanático pelas artes marciais mistas (MMA) pode ter certeza de que terá muita ação para acompanhar neste sábado.

A previsão é que o card preliminar abra as atividades por volta das 14h (horário de Brasília), enquanto que os combates do card principal devem começar por volta das 17h.

As informações e o palpite para Santiago Ponzinibbio x Li Jingliang

Na terceira luta válida pelo card principal do UFC Fight Night na noite deste sábado, o argentino Santiago Ponzinibbio encara o chinês Li Jingliang pela categoria dos meio-médios. Ambos têm origem na trocação e interessante retrospecto de nocautes. Assim, a luta deve ser movimentada. Vamos ao prognóstico para o mercado de vencedor da luta.

O desempenho recente de Santiago Ponzinibbio

Santiago Ponzinibbio
(© imago images / Fotoarena)

Nascido na cidade de La Plata (Buenos Aires, Argentina), o lutador tem 34 anos e fez sua estreia no mundo das artes marciais mistas em 2008, com vitória. Desde então, soma 28 vitórias e três derrotas na modalidade. Sendo 14 vitórias por nocaute e seis por finalização.

Santiago foi um dos vinte e oito escolhidos para participar da segunda edição do The Ultimate Fighter Brasil. Chegou a se classificar para final após vitória sobre Leonardo Santos, seu companheiro de equipe no programa. Porém, não chegou a lutar na grande final devido a uma lesão sofrida na mão durante a luta anterior.

Mesmo após o ocorrido, recebeu um contrato de Dana White por seu desempenho no reality. Sua estreia no evento foi em novembro de 2013, no UFC Fight Night: Belfort vs. Henderson II, tendo enfrentado o americano Ryan LaFlare e perdido por decisão unânime. No ano seguinte, Ponzinibbio ainda teria duas lutas canceladas devido a novas lesões sofridas, o que com certeza abalou o lutador.

Sua primeira vitória no UFC viria em 2014, contra Wendell Oliveira, que substituiu Sérgio Moraes retirado por lesão. Venceu por nocaute técnico em polêmica paralisação do árbitro. Santiago ainda venceria mais um embate – contra o americano Sean Strickland – antes de amargar sua segunda e última derrota no UFC para Lorenz Larkin.

A partir daí, o “Argentine Dagger”, como é conhecido, só somou resultados positivos no maior evento de MMA do planeta. São sete vitórias seguidas nas últimas lutas, sendo quatro nocautes e o restante por decisão unânime.

Sua última luta foi em 2018, no primeiro evento da história do Ultimate Fighting Championship a ser organizado na Argentina. Chamado de UFC Fight Night: Magny vs. Ponzinibbio realizado no Estádio Mary Terán de Weiss, em Buenos Aires.

Na ocasião, ele fez a luta principal naquela noite contra Aoutneil “Neil” Magny, vencendo por nocaute no quarto round. Desde então, o argentino tem buscado uma nova oportunidade de demonstrar suas habilidades e mostrar serviço no octógono. Parece que agora chegou a hora.

A forma atual de Li Jingliang

Li Jingliang
(© imago images / Imaginechina)

Atualmente com 32 anos, o chinês Li Jingliang tem aspectos e medidas físicas parecidas com seu oponente. Originário de uma pequena cidade no nordeste da China, Li, ou “The Leech”, como é chamado, estreou no mundo das artes marciais mistas em 2007 em um pequeno evento chamado “AOW 8: Worlds Collide” em seu país.

Esse foi o início de seu cartel de 17 vitórias e seis derrotas no mundo do MMA. Além desse torneio, Li ainda lutou no UMAC: Ultimate Martial Arts Combat e no Legend FC: Legend Fighting Championship antes de iniciar seu caminho no UFC em 2014.

Já no Ultimate Fighting Championship, o lutador chinês soma nove vitórias e quatro derrotas, e apesar de sua origem competindo no Wrestling são seus treinos mais tardios no boxe chinês (Sanda) que tem falado mais alto, se tornou um bom striker e tem sido sua principal arma, sendo seis vitórias por nocaute e o restante por decisão unânime.

Em sua última aparição, no UFC 258: Adesanya vs. Romero, que ocorreu em março de 2020, Li Jinggliang perdeu por decisão unânime para Neil Magny, adversário recente em comum com seu oponente de agora. A diferença é que Ponzinibbio venceu sua luta.

Antes disso, Li vinha de grande atuação contra o brasileiro Elizeu Capoeira no UFC Fight Night: Andrade vs. Zhang realizado em Shenzhen, na China, tendo vencido por nocaute e ganhado o prêmio de Performance da Noite. A derrota no evento seguinte não era esperada e agora Li precisa voltar a provar por que merece continuar de contrato assinado.

Os números não são muito expressivos mas ainda rendem a Li oportunidades de tentar provar seu valor no octógono. Talvez seja o ultimato do atleta no evento, precisa da vitória, de uma grande performance e enfrenta um atleta com melhor histórico. Um resultado positivo representaria grande avanço.

Prognóstico final para Santiago Ponzinibbio x Li Jingliang:

A vontade de recuperação para Li Jingliang e a retomada de boa fase para Santiago Ponzinibbio devem ser os temperos principais para a luta deste sábado. O retrospecto superior, a maior experiência em lutas e a maior envergadura devem dar a vantagem e a vitória para o argentino. Vamos de Ponzinibbio para vencer!

Santiago Ponzinibbio
Jingliang Li
Odds are not currently available.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 13/01/2021 17:47.

Dicas de aposta