[toc]

Fazendo um amistoso que tem pouca relação com futebol e bem mais com geopolítica, as seleções de Rússia e Irã devem se enfrentar nesta quinta-feira, 23 março. Embora a programação oficial coloque os russos como mandantes da partida, o duelo terá como palco o estádio Azadi, em Teerã, capital do Irã. O pontapé inicial está marcado para 14h (horário de Brasília).

O desempenho recente da Rússia

Não há qualquer interesse técnico em realizar um amistoso para a seleção da Rússia. A equipe, que estava na briga por um lugar na Copa do Mundo do Catar, foi excluída da disputa durante a repescagem das eliminatórias europeias como forma de retaliação à invasão do território ucraniano. Também foi deixada de lado das eliminatórias para Euro 2024 pela Uefa. É a única das 55 federações vinculadas à entidade, que reúne as associações de futebol da Europa e também Israel, por questões políticas e de segurança, que não participará da competição.

Salvo um acordo para cessar a guerra contra a Ucrânia, o que não parece estar sequer próximo, a Rússia também será descartada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Assim, o amistoso nada mais é uma manobra política do país para mostrar que ainda há alguma normalidade no campo esportivo, apesar de não conseguir participar da esmagadora maioria de competições internacionais.

Os russos têm feito isso com países aliados. O último jogo oficial que realizaram foi contra a Croácia, em 11 de novembro de 2021. Batidos por 1 a 0, perderam a classificação direta para o Mundial do Catar. Deveriam ter encarado a Polônia na repescagem. Mas foram declarado perdedores sem que a partida fosse realizada. Desde então, realizaram três amistosos com aliados do antigo bloco soviético. Jogaram contra Quirguistão (venceram por 2 a 1), Tajiquistão (0 a 0) e Uzbequistão (0 a 0).

Os convocados para o amistoso foram:

Goleiros: Alexander Selikhov (Spartak Moscou), Matvey Safonov (Krasnodar), Sergei Pesyakov (Rostov), Ilya Pomazun (Ural);

Defensores: Vyacheslav Karavaev (Zenit), Daniil Khlusevich, Georgy Jikia e Daniil Denisov (Spartak Moscou), Maxim Osipenko e Alexander Silyanov (Rostov), Artyom Makarchuk (Sochi), Alexander Soldatenkov (Samara);

Meias: Dmitry Barinov, Anton Miranchuk e Sergey Pinyaev (Lokomotiv Moscou), Danil Glebov (Rostov), Daler Kuzyaev (Zenit), Ilzat Akhmetov (Krasnodar) , Daniil Fomin e Arsen Zakharyan (Dínamo Moscou), Anton Zinkovsky, Danil Prutsev e Ruslan Litvinov (Spartak Moscou), Ivan Oblyakov (CSKA Moscou), Alexei Miranchuk (Torino/Itália), Alexander Golovin (Mônaco/FRA);

Atacantes: Nikolai Komlichenko (Rostov), Alexander Sobolev (Spartak Moscou), Konstantin Tyukavin (Dínamo Moscou).

Rússia na temporada atual


A forma atual do Irã

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Irã havia previsto fazer um amistoso contra a Rússia antes da Copa do Catar. Porém, acabou cancelando o jogo temendo uma punição. Porém, como as demais seleções que encararam os russos não sofreram qualquer retaliação, acabou aceitando encarar os russos. Fará dois amistosos no período que a Fifa reservou para encontros envolvendo seleções em março. O segundo será contra a equipe de Quênia.

É seu início de caminhada visando garantir um lugar na Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. Os iranianos não jogam desde o Mundial do Catar. No torneio, caíram logo no estágio de grupos. Venceram apenas o jogo contra o País de Gales, por 2 a 0, na segunda rodada. Logo após terem sido goleados, por 6 a 2, na estreia, pela Inglaterra.

Lutaram pela classificação contra os Estados Unidos. Não tiveram sucesso. Perderam por 1 a 0. O novo ciclo contou com a convocação de 32 atletas e poucas novidades, especialmente no setor ofensivo, que tem sido sua maior deficiência. Na frente, os destaques seguem por conta de Taremi, do Porto, e Azmoun, do Leverkusen. Os jogadores chamados foram:

Goleiros: Alireza Beiranvand (Persepolis), Payam Niazmand (Sepahan), Hossein Hosseini (Esteghlal), Hossein Pourhamidi (Aluminum);

Defenders: Shaoja Khalilzadeh (Al Ahli), Hossein Kananizadegan (Al Ahli), Armin Sohrabian (Gol Gohar), Mohammad Amin Hazbavi (Foolad), Aref Aghasi (Foolad), Ehsan Hajisafi (AEK Athens), Milad Zakipour (Sepahan), Vahid Amiri (Persepolis), Sadegh Moharrami (Dinamo Zagreb), Ramin Rezaeian (Sepahan);

Meias: Rouzbeh Cheshmi (Esteghlal), Saeid Ezzatolahi (Vejle), Reza Asadi (Tractor), Mohammad Karimi (Sepahan), Milad Sarlak (Persepolis), Omid Noorafkan (Sepahan), Amir Hossein Hosseinzadeh (Charleroi), Mehdi Hosseini (Mes Rafsanjan), Ahmad Nourollahi (Shabab Al Ahli), Mehdi Torabi (Persepolis), Mohammad Mohebbi (Esteghlal), Alireza Jahanbakhsh (Feyenoord), Ali Gholizadeh (Kasımpaşa), Mohammad Hossein Eslami (Zob Ahan), Reza Shekari (Gol Gohar);

Atacantes: Mehdi Taremi (Porto), Sardar Azmoun (Bayer Leverkusen), Shahriyar Moghanlou (Sepahan).

Irã na temporada atual

Tudo que sabemos sobre os times

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Escalação para Rússia x Irã

Suspensos e lesionados para Rússia x Irã

Probabilidades no 1×2 para Rússia x Irã

Palpite final para Rússia x Irã

Dono de uma base montada há bastante tempo e atuando em casa, o Irã tem o prognóstico na vitória diante da Rússia como palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” no amistoso desta quinta-feira. Como o mando de campo está invertido na programação oficial , a opção é a coluna dois.

Prognóstico para Rússia x Irã