[toc]

O estádio Yodoko Sakura, em Osaka, Japão, será o palco nesta terça-feira, 28 de março, do amistoso envolvendo as seleções de Japão e Colômbia. O encontro faz parte do ciclo de preparação pensando na Copa do Mundo de 2026, que terá Estados Unidos, México e Canadá como sedes. A previsão é de que a bola comece a rolar às 7h20 (horário de Brasília).

O desempenho recente do Japão

Depois de uma boa campanha na Copa do Mundo do Catar de 2022 quando terminou na primeira colocação de sua chave e foi eliminada pela Croácia nas oitavas de final na disputa de pênaltis, a seleção japonesa acabou não repetindo o bom desempenho no amistoso de sexta-feira, 24 de março, em Tóquio, que abriu oficialmente seu ciclo de preparação visando o Mundial de 2026. A partida amistosa ficou no 1 a 1.

Embora tenham ficado mais tempo com o controle da redonda (55%), os nipônicos desenvolveram número menor de oportunidades para disparo que a seleção sul-americana (6 a 10), ainda que tenham mostrado maior qualidade na hora dos arremates liderando o índice de tiros no alvo (3 a 2). Os uruguaios abriram o marcador aos 38 minutos por meio de Valverde. Os donos da casa deram o troco aos 31 minutos da etapa derradeira. Tento de Nishimura a partir de assistência de Ito.

O técnico Hajime Moriyasu montou a equipe com quatro defensores, três meias e três atacantes. Ele convocou para os amistosos os seguintes atletas:

Goleiros: Daniel Schmidt (Sint-Truiden), Keisuke Osako (Sanfrecce Hiroshima), Kosei Tani (Gamba Osaka);

Defensores: Ko Itakura (Borussia Monchengladbach), Takehiro Tomiyasu (Arsenal), Hiroki Ito (Stuttgart), Daiki Hashioka (Sint-Truiden), Ryotaro Tsunoda (Yokohama F Marinos), Ayumu Seko (Grasshoppers), Yukinari Sugawara (AZ Alkmaar), Kashif Bangnagande (FC Tokyo), Riku Handa (Gamba Osaka);

Meias e atacantes: Wataru Endo (Stuttgart), Junya Ito (Reims), Takuma Asano (Bochum), Hidemasa Morita (Sporting), Daichi Kamada (Eintracht Frankfurt), Takuma Nishimura (Yokohama F Marinos), Kaoru Mitoma (Brighton), Daizen Maeda (Celtic), Ritsu Doan (Freiburg), Ayase Ueda (Cercle Brugge), Ao Tanaka (Dusseldorf), Shuto Machino (Shonan Bellmare), Keito Nakamura (LASK), Takefusa Kubo (Real Sociedad).

Japão na temporada atual


A forma atual da Colômbia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A Colômbia começou a pensar no Mundial de 2026 bem mais cedo. Cenário fruto do fracasso em sua tentativa de alcançar um lugar no Mundial de 2022. O técnico argentino Nestor Lorenzo já contabiliza seis partidas amistosas nessa caminhada. Foram quatro vitórias (Arábia Saudita, Guatemala, México e Paraguai) nas primeiras e dois empates nas seguintes (Estados Unidos e Coreia do Sul).

Na sexta-feira, 24 de março, em Seul, os colombianos escaparam por pouco de sofrer a primeira derrota neste ciclo. Os sul-coreanos abriram vantagem de dois tentos ainda na etapa inicial. Son marcou aos dez e 47 minutos. Porém, tiraram proveito de um bom início de segunda fase para devolver a condição de igualdade ao placar. Antes mesmo que fosse completado o primeiro minuto, James Rodriguez descontou após receber passe de Valyes. Aos quatro minutos, Muñoz acionou Carrascal, que fez o segundo.

Foram as duas únicas finalizações certas dos colombianos no encontro. No total, produziram oito chances para disparo. A Coreia do Sul, que teve a bola por 53% do tempo, fez nove arremates, sendo quatro no alvo. Lorenzo montou o time com quatro defensores, dois meias de contenção, três meias de ligação e um atacante. Os jogadores convocados para os amistosos foram:

Goleiros: Álvaro Montero (Millonarios), Camilo Vargas (Atlas) e Devis Vásquez (Milan);

Defensores: Carlos Cuesta (Genk), Daniel Muñoz (Genk), Davinson Sánchez (Tottenham), Deiver Machado (Lens), Jhon Lucumí (Bologna), Juan David Mosquera (Portland Timbers), Johan Mojica (Villarreal) e Alexis Pérez (Giresunspor);

Meias: James Rodríguez (Olympiacos), Dylan Borrero (New England Revolution), Jéfferson Lerma (Bournemouth), Juan Fernando Quintero (Junior FC), Nelson Palacio (Atlético Nacional), Kevin Castaño (Águilas Doradas), Matheus Uribe (Porto) e Jorge Carrascal (CSKA Moscou);

Atacantes: Diego Valoyes (Talleres), Falcao García (Rayo Vallecano), Jhon Arias (Fluminense), Jhon Jáder Durán (Aston Villa), Johan Carbonero (Racing Club) e Rafael Santos Borre (Eintracht Frankfurt).

Colômbia na temporada atual

Tudo que sabemos sobre os times

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Escalação para Japão x Colômbia

Suspensos e lesionados para Japão x Colômbia

Probabilidades no 1×2 para Japão x Colômbia

Palpite final para Japão x Colômbia

A Colômbia vem exibindo progressos sob a direção de Nestor Lorenzo. O Japão, contudo, ainda está alguns passos à frente e joga em casa. O prognóstico na igualdade no mercado “vencedor 1×2” parece ser o palpite mais indicado para o encontro preparatório para o ciclo visando o Mundial de 2026. O SDA aponta a coluna do meio para o amistoso desta terça-feira.

Prognóstico para Japão x Colômbia