Diante da Costa Rica, que fecha sua preparação para a disputa da Copa Ouro, o Equador faz nesta terça-feira, 20 de junho, amistoso preparatório para as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O confronto, que terá como palco o estádio Subaru Park, em Chrester, na Pensilvânia, Estados Unidos, fecha a agenda do segundo período que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para encontros envolvendo seleções depois do Mundial do Catar. A previsão é de que a bola comece a rolar às 21h (horário de Brasília).
O desempenho recente do Equador
O Equador, que conseguiu vaga na Copa do Mundo do Catar, vai começar diante da Argentina, atual campeã do mundo, sua caminhada na tentativa de conseguir novamente disputar um Mundial. As eliminatórias da América do Sul para a Copa de 2026, que terá como sede os Estados Unidos, México e Canadá começam em setembro. Dessa vez, a tarefa é mais fácil.
Com a ampliação do número de vagas no torneio de 32 para 48, em vez de quatro vagas diretas, a América do Sul terá a chance de classificar seis times, talvez sete, se obtiver mais um lugar via repescagem. No sábado, 17 de junho, os equatorianos deram mais um motivo para que seus torcedores fiquem otimistas. Em amistoso que também teve como sede os Estados Unidos, bateram a Bolívia, que será sua adversária nas Eliminatórias Sul-Americanas, por 1 a 0.
O placar, entretanto, não refletiu o volume de jogo muito superior apresentado pelo Equador, que poderia ter estabelecido uma vantagem mais ampla. Teve o controle da redonda por 75% do tempo, construiu 17 oportunidades para finalização, mandou quatro delas no alvo. O gol foi assinalado por Enner Valencia, recentemente anunciado oficialmente como reforço do Internacional, aos 24 minutos do segundo tempo. Ele contou com assistência de Gonzalo Plata. Os bolivianos fizeram dois arremates no jogo. Um deles na direção certa. O técnico espanhol Felix Sanchez Bas montou a equipe equatoriana com três defensores, quatro meias e três atacantes.
Goleiros: Hernán Galindez, Moisés Ramírez, Alexander Domínguez;
Defensores: Piero Hincanpié, Félix Torres, Xavier Arreaga, Pervis Estupiñan, José Hurtado, William Pacho, Robert Arboleda, Leo Realpe, Diego Palacios, Ángelo Preciado;
Meias: Carlos Gruezo, Joao Ortiz, Kendry Páez, Jordy Alcívar, Pedro Vite, Moisés Caicedo, José Cifuentes, Alan Franco, Ángel Mena, Gonzalo Plata;
Atacantes: Enner Valencia, Anderson Julio, Leonardo Campana.
Equador na temporada atual
A forma atual da Costa Rica
Para a Costa Rica ainda é cedo para pensar no Mundial de 2026. A equipe está prestes a fazer sua estreia na Copa Ouro. O torneio, que terá como palco os Estados Unidos, começa na última semana de junho e avança pelo começo de julho. Os costarriquenhos, que estão no grupo C, vão enfrentar a equipe do Panamá no próximo dia 26. A chave tem ainda El Salvador. Resta definir mais um componente através do torneio de qualificação.
Na sexta-feira, 16 de junho, já em solo norte-americano, a Costa Rica encarou a Guatemala em amistoso preparatório e levou a pior. Foi derrotada por 1 a 0. Teve sua defesa vazada por Mejia aos seis minutos e não foi capaz de dar o troco. Treinados por Luis Fernando Suárez, os costarriquenhos atuaram com cinco defensores, quatro meias e um atacante no confronto com os guatemaltecos.
Os atletas convocados para os amistosos foram:
Goleiros: Keylor Navas (PSG, França), Kevin Chamorro (Saprissa), Alexandre Lezcano (Herediano), Jussef Delgado (Perez Zeledon);
Defensores: Kendall Waston (Saprissa), Oscar Duarte (Al Wehda, Arábia Saudita), Francisco Calvo (Konyaspor, Turquia), Juan Pablo Vargas (Millonarios, Colômbia), Carlos Martinez (Alajuelense), Keysher Fuller (Herediano), Suhander Zuñiga (Alajulense), Jefry Valverde (Saprissa);
Meias: Celso Borges (Alajuelense), Youstin Salas (Saprissa), Roan Wilson (Gil Vicente, Portugal), Cristopher Nuñez (Pas Lamia, Grécia), Wilmer Azofeifa (San Carlos), Josimar Alcocer (Alajuelense), Carlos Mora (Alajuelense), Warren Madrigal (Saprissa), Aarón Suarez (Alajuelense);
Atacantes: Joel Campbell (León, México), Anthony Contreras (Herediano), Diego Campos (Degefors, Suécia).
Costa Rica na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Equador x Costa Rica
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Equador x Costa Rica
Não há previsão de transmissão da partida para o Brasil. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Equador x Costa Rica
Suspensos e lesionados para Equador x Costa Rica
Leonardo Realpe Lesão na coxa Fim de dezembro de 2024 |
Andrés Micolta Lesão na coxa Dúvida |
Angelo Preciado Lesões no menisco Fim de janeiro de 2025 |
José Cifuentes Lesão por pancada Algumas semanas |
Gerald Taylor Lesão no joelho Início de janeiro de 2025 |
Probabilidades de resultado para Equador x Costa Rica
O palpite Equador x Costa Rica do SDA
Indicando estar em um estágio mais avançado de preparação, a seleção do Equador tem o prognóstico na vitória diante da Costa Rica como palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o encontro amistoso. O SDA recomenda a coluna um para o confronto desta terça-feira.
Palpite Equador x Costa Rica