Em preparação para as eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo de 2026, as seleções de Equador e Bolívia fazem neste sábado, 17 de junho, amistoso que terá como cenário a Red Bull Arena, em Harrison, Nova Jérsei, Estados Unidos. O início está marcado para 20h (horário de Brasília).

O desempenho recente do Equador

Contando com o técnico espanhol Felix Sanchez Bas, que foi o responsável pela preparação do Catar para a Copa do Mundo de 2022, o Equador abriu em março seu ciclo visando o Mundial de 2026, que terá como sedes Estados Unidos, México e Canadá. Fez dois amistosos diante da Austrália. No primeiro, em Sydney, foi derrotado por 3 a 1.

Bas montou o time com linha defensiva de quatro, três meias e três atacantes. Teve a bola por 62% do tempo, criou maior número de oportunidades para arremate (12 a 10). Faltou, no entanto, qualidade na hora dos disparos. Os australianos lideraram a estatística de arremates certos (7 a 6). Na segunda partida, em Melbourne, os donos da casa até saíram na frente, contudo, dessa vez o Equador reagiu e venceu por 2 a 1.

O treinador espanhol mudou a estratégia. Montou o time com três zagueiros, quatro meias de contenção, três meias de ligação e um atacante. A estratégia funcionou melhor. Os equatorianos ficaram menos tempo com a redonda (48%), contudo, desenvolveram mais que o dobro de oportunidades para finalização (16 a 7) e foram muito superiores nos arremates certos (8 a 2). A bateria de amistosos de junho terá ainda partida contra a Costa Rica no próximo dia 20. Os jogadores convocados foram:

Goleiros: Hernán Galindez, Moisés Ramírez, Alexander Domínguez;

Defensores: Piero Hincanpié, Félix Torres, Xavier Arreaga, Pervis Estupiñan, José Hurtado, William Pacho, Robert Arboleda, Leo Realpe, Diego Palacios, Ángelo Preciado;

Meias: Carlos Gruezo, Joao Ortiz, Kendry Páez, Jordy Alcívar, Pedro Vite, Moisés Caicedo, José Cifuentes, Alan Franco, Ángel Mena, Gonzalo Plata;

Atacantes: Enner Valencia, Anderson Julio, Leonardo Campana.

Equador na temporada atual

A forma atual da Bolívia

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Sem ter conseguido vaga na Copa do Mundo do Catar, a Bolívia abriu em novembro do ano passado para a Copa de 2026. Para isso, contratou o técnico argentino Gustavo Costas, que começou seu trabalho com derrota. Levou 1 a 0 do Peru, atuando em solo adversário. Montou o time com linha defensiva de quatro atletas, dois meias de contenção, três meias de ligação e um atacante.

Nos amistosos de março, Costas teve a oportunidade de realizar duas partidas. Na primeira, viu seu time ser batido, por 1 a 0, por Uzbequistão. Para o encontro, reforçou o bloqueio defensivo. Montou a seleção no 4-3-2-1. A tática funcionou. A Bolívia ficou com a bola por 53% do tempo, criou mais chances para disparo (7 a 3) e liderou o índice de tiros no alvo (3 a 2). No entanto, quem fez a rede balançar foi Shomurodov aos 36 minutos.

A primeira vitória sob nova direção aconteceu diante da Arábia Saudita, que disputou o Mundial de 2022. Em solo adversário, os bolivianos marcaram 2 a 1. Dessa vez atuaram com três zagueiros, cinco meias e dois atacantes. Marcelo Moreno colocou a equipe sul-americana em vantagem aos 13 minutos do primeiro tempo. Contou com passe de Arrascaita. Os sauditas deram o troco aos 44 minutos em cobrança de pênalti executada por Al Dawsari. No segundo tempo, aos 22 minutos, após receber assistência de Medina, Algaranaz fez o segundo tento boliviano.

Além do Equador, a Bolívia vai enfrentar a Chile no próximo dia 20. Os jogadores convocados para os amistosos foram:

Goleiros: Carlos Lampe (Bolívar), Bruno Poveda (Wilstermann), Guillermo Viscarra (The Strongest);

Defensores: Adrián Jusino (The Strongest), Marcelo Suárez (Wilstermann), Jesús Sagredo (Bolívar), Yomar Rocha (Bolívar), Roberto Carlos Fernández (Bolívar), Carlos Roca (The Strongest), Jairo Quinteros (Zaragoza, Espanha), José Sagredo (Bolívar), Diego Bejarano (Bolívar), Diego Medina (Always Ready);

Meias: Gabriel Villamil (Bolívar), Danny Bejarano (Lamia, Grécia), Álvaro Quiroga (The Strongest), Boris Céspedes (Servette, Suíça), Miguel Terceros (Santos), Luciano Ursino (The Strongest), Ramiro Vaca (Bolívar), Fernando Saucedo (Bolívar), Jaime Arrascaita (The Strongest), Javier Uzeda (Bolívar);

Atacantes: Marcelo Martins Moreno (Independiente del Valle, Equador), Carmelo Algarañaz (Bolívar), Lucas Chávez (Bolívar), Fernando Nava (Athletico Paranaense), Jeyson Chura (The Strongest).

Bolívia na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Equador x Bolívia

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Equador x Bolívia

Não há previsão da transmissão da partida para o Brasil. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Equador x Bolívia

Suspensos e lesionados para Equador x Bolívia

Probabilidades de resultado para Equador x Bolívia

O palpite Equador x Bolívia do SDA

Contando com um time mais consistente e atletas com maior capacidade para definição, o Equador tem o prognóstico na vitória diante da Bolívia como palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” no encontro amistoso deste sábado.

Palpite Equador x Bolívia