Companheiros na Segunda Divisão na temporada passada, Vasco e Cruzeiro, em seu retorno na elite do Brasileirão, duelam neste sábado, 8 de julho, estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. O confronto faz parte da agenda da décima quarta jornada da Série A do Campeonato Brasileiro. Tem início previsto para 16h (horário de Brasília) e será realizado com portões fechados. Fruto da punição aplicada de forma prévia devido aos protestos violentos da torcida cruz-maltina após a derrota, por 1 a 0, diante do Goiás em 22 de junho.

O desempenho recente do Vasco

A disputa da Segunda Divisão não foi a única coincidência recente na história de Vasco e Cruzeiro. Os times também passaram por um processo de transformação de clube associativo para empresa. Porém, o resultado imediato dessa modificação tem sido bastante diferente. A nau cruz-maltina parece estar sem rumo. O fundo de investimento 777 Partners não dá indicações de ter noção de como lidar com um clube de futebol, apesar de ter comprado alguns ao redor do mundo.

Mesmo tendo investido R$100 milhões em contratações no início da temporada, o Vasco não conseguiu os resultados esperados. Por isso, demitiu o técnico Maurício Barbieri. No entanto, não encontrou um substituto. Colocou o auxiliar William Batista em seu lugar. A vitória, ainda que sem ser casada com uma atuação superior, por 1 a 0, diante do Cuiabá deu a falta impressão de que situação iria melhorar.

Entretanto, o 2 a 0 sofrido no clássico com o Botafogo no domingo, 2 de julho, foi um balde de água fria. Na partida, o rival mostrou superioridade. Ficou com a bola por 56% do tempo, construiu maior número de oportunidades para finalização (16 a 10) e liderou o índice de tiros no alvo (6 a 4). Marcou aos nove minutos da fase final através de Luís Henrique e aos 51 minutos com Carlos Alberto.

Isso deixou o Vasco estacionado nos nove pontos (duas vitórias, três empates e oito derrotas) na décima oitava – antepenúltima – posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Três pontos abaixo do Corinthians, décimo sexto colocado e primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Como mandante, o desempenho do cruz-maltino é ainda inferior. É o penúltimo colocado no ranking dos donos da casa do Brasileirão. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna um, conquistou quatro (uma vitória, um empate e quatro derrotas). Marcou quatro gols e sofreu nove.

Vasco na temporada atual

A forma atual do Cruzeiro

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Cruzeiro fez a transição para clube empresa mais cedo, em situação mais difícil economicamente e com promessas de investimentos bem mais modestas. Entretanto, apesar desse cenário espinhoso, tem conseguido resultados superiores. O clube tem ficado longe da zona de rebaixamento em seu retorno à disputa da Série A do Campeonato Brasileiro.

Com o técnico Pepa, chegou, inclusive, a fazer atuações melhores do que sua pontuação na tabela indica. No sábado, 1º de julho, entretanto, não foi o caso. Colheu o empate sem gols diante do Internacional, em Porto Alegre. Foi o reflexo da qualidade da pontaria dos dois times. O Colorado, em casa, ficou com a bola por 50% do tempo, desenvolveu maior número de oportunidades para arremate (14 a 9). Contudo, no índice de tiros no alvo, houve igualdade. Foram três disparos certos para cada lado.

No final das contas, a Raposa subiu para 18 pontos (cinco vitórias, três empates e cinco derrotas). O suficiente para ocupar uma confortável décima segunda posição na tabela de classificação do Brasileirão. Sete pontos acima do Goiás, décimo sétimo colocado e primeiro clube no Z4. Como visitante, o desempenho cruzeirense é superior. Ocupa o sétimo lugar no ranking desse quesito da competição. Dos 18 pontos que disputou fora de seus domínios, conquistou nove (duas vitórias, três empates e uma derrota). Fez 11 gols e teve a defesa vazada em cinco ocasiões.

Cruzeiro na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Vasco x Cruzeiro

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Vasco x Cruzeiro

A Série A do Campeonato Brasileiro em 2023 é transmitida pela TV Globo em canal aberto. Os jogos são mostrados através dos canais por assinatura da SporTV e Premier FC. Já pela internet/streaming você confere na GloboPlay. A exceção fica para os jogos em que o mando de campo é do Athletico Pranaense, que são mostrados pelo canal por assinatura TNT Sports e via CazéTV por streaming. Casas como Betfair e Betway anunciam transmissões ao vivo de jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Vasco x Cruzeiro

Suspensos e lesionados para Vasco x Cruzeiro

Probabilidades de resultado para Vasco x Cruzeiro

Estatísticas de Vasco x Cruzeiro

O palpite Vasco x Cruzeiro do Jairzinho

Ao Vasco tem faltado qualidade nas atuações e resultados. Jogar sem a presença de público neste momento talvez possa até ser benéfico, uma vez que claramente os jogadores não vinham sabendo lidar com a pressão dos torcedores. O Cruzeiro pode até não ter conseguido grandes resultados, mas chegou a realizar atuações de nível mais elevado. Por isso, o SDA recomenda a coluna dois como palpite para o encontro deste sábado pela décima quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em sua temporada 2023.

Palpite Vasco x Cruzeiro

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial