[toc]

No Olho do Furacão

Casa tanto do Flamengo e Fluminense, o estádio Jornalista Mário Filho ou simplesmente Maracanã, como é conhecido em todo o planeta, será o palco neste sábado, 1º de abril, da primeira partida das finais do Campeonato Carioca em sua temporada 2023. O pontapé inicial está marcado para 20h30 (horário de Brasília). O segundo jogo, que está marcado para o domingo, 9 de abril, será realizado no mesmo local, que é administrado pela dupla Fla-Flu.

Vale o que está escrito

Esta será a quarta decisão consecutiva do Cariocão que conta com Flamengo e Fluminense. O rubro-negro levou a melhor nas duas primeiras. O Tricolor das Laranjeiras levou o troféu para a casa no ano passado. Ganha o título quem acumular o maior número de pontos somadas as duas partidas. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate. Não sendo suficiente, a definição será feita através de cobranças de pênalti ao final do segundo Fla-Flu.

Futebol é bola na rede (ou não)

As equipes disputaram 13 jogos até agora. Foram 11 partidas na Taça Guanabara, a fase de classificação do estadual, e duas nas semifinais. O Fluminense leva vantagem tanto na parte ofensiva quanto na defensiva. O Tricolor das Laranjeiras balançou as redes adversárias em 28 ocasiões. O rubro-negro fez 25 gols. Defensivamente, a diferença também é de três tentos. O Flamengo sofreu nove gols. O Fluminense levou seis.

Na prancheta

Fernando Diniz estabeleceu no Fluminense uma defesa com quatro atletas, três meias e três atacantes como padrão tático. Tem como principal variação, geralmente quando o time está em desvantagem no marcador, a retirada de um zagueiro e a colocação de um meio-campista na vaga. Assim, mantém o padrão quando o time é atacado e no momento em que a posse de bola é retomada, passa a atuar no 3-4-3 deixando a equipe ainda mais agressiva. No Flamengo, depois de muitas experiências, Vítor Pereira parece ter encontrado o melhor formato para dar equilíbrio ao time no sistema com três defensores, quatro meias e três atacantes. Foi o que funcionou nos encontros com o Vasco pelas semifinais e deverá ser mantido para a primeira partida decisiva.

O desempenho recente do Flamengo

O Flamengo esteve muito próximo de ficar com o título da Taça Guanabara. Entretanto, perdeu seus dois últimos jogos. Ao ficar parado nos 23 pontos (sete vitórias, dois empates e duas derrotas), caiu para a terceira posição na tabela de classificação. Na jornada final, bastava um empate para ficar com o título. Porém, levou 2 a 1 justamente do Fluminense, seu adversário deste sábado. Assim, acabou causando o efeito de uma derrota em final. A quarta desde que Vítor Pereira assumiu a direção do clube. Ele já havia deixado escapar os títulos da Supercopa do Brasil, Copa do Mundo de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol) e da Recopa Sul-Americana. Conseguiu aliviar um pouco da pressão ao superar o Vasco nas semifinais com duas vitórias (3 a 2 e 3 a 1).

Flamengo na temporada atual


A forma atual do Fluminense

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Fluminense levou o título da Taça Guanabara ao contabilizar 25 pontos (11 vitórias, oito empates e uma derrota). Foi a primeira conquista da equipe sob o comando do técnico Fernando Diniz. Deu, no entanto, um susto em seus torcedores ao ser batido, por 2 a 1, pelo Volta Redonda, no jogo de ida das semifinais do Cariocão. Compensou, com juros e correção monetária, a frustração ao enfiar uma goleada de 7 a 0 na partida de retorno.

Fluminense na temporada atual

Tudo que sabemos sobre os times

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Escalação para Flamengo x Fluminense

Suspensos e lesionados para Flamengo x Fluminense

Probabilidades no 1×2 para Flamengo x Fluminense

Palpite do Jairzinho para Flamengo x Fluminense

Em uma ocasião rara no calendário brasileiro, a Federação do Estado do Rio de Janeiro seguiu o intervalo estabelecido pela data que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) estabeleceu para partidas entre seleções. Assim, tanto Flamengo quanto Fluminense tiveram um longo período para que pudessem se preparar para a primeira partida da decisão. Assim, não há qualquer desculpa para futebol de má qualidade. Ambos os clubes contam com atletas de grande capacidade decisiva. O rubro-negro talvez tenha elenco ligeiramente superior. O Tricolor, contudo, compensa isso com um time coletivamente melhor estruturado. Dessa forma, o prognóstico na vitória do Fluminense no mercado “vencedor 1×2” acaba sendo boa opção de palpite para o primeiro duelo das finais do Campeonato Carioca de 2023. O SDA aponta a coluna dois para o Fla-Flu deste sábado.

Prognóstico para Flamengo x Fluminense