Fugindo do danificado gramado do Mineirão, o Cruzeiro escolheu o estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, no Triangulo Mineiro, distante pouco mais de 530 quilômetros de Belo Horizonte, a capital do estado, para ser a sede do confronto com o Atlético-MG neste sábado, 3 de junho. O clássico faz parte da programação da nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em sua temporada 2023. O pontapé inicial está previsto para 18h30 (horário de Brasília). É o primeira vez que as equipes se encontram no Brasileirão desde 2019, ano em que a Raposa foi rebaixada para Segunda Divisão.

O desempenho recente do Cruzeiro

O clássico abre a temporada de dedicação exclusiva do Cruzeiro à disputa do Brasileirão. O time, que já não tinha competição internacional em sua agenda, foi eliminado na quarta-feira, 31 de maio, da Copa do Brasil. No Mineirão, foi superado pelo Grêmio, por 1 a 0, no confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, em Porto Alegre, houve empate por 1 a 1.

Assim, como aconteceu no primeiro jogo, o Cruzeiro foi superior. Só que dessa vez teve um domínio ainda maior. Controlou a bola por 64% do tempo, construiu 23 oportunidades para arremate. Mandou dez delas no alvo. Entretanto, parou no arqueiro Gabriel Grando, o melhor homem em campo O Grêmio produziu cinco chances para disparo ao longo do confronto. Três delas tiveram a direção certa. Aos 23 minutos do primeiro tempo, depois de contar com assistência de Luis Suárez, Villanti fez o gol que eliminou a Raposa da briga.

O resultado ainda ampliou para quatro jogos o jejum de vitórias do Cruzeiro. Foram dois empates e duas derrotas. No sábado, 27 de maio, pelo Brasileirão, o time ficou no 1 a 1 com o Flamengo, pelo Brasileirão. Igualdade que até poderia ser considerada positiva por ser fora de seus domínios e diante de um time bastante qualificado tecnicamente. Porém, a Raposa fez por merecer algo mais. Foi superior no número de arremates (17 a 13) e na estatística dos tiros no alvo (6 a 2).

Com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e três derrotas), o Cruzeiro ocupa a sexta posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, quando considerados os critérios de desempate. Como mandante, apresenta desempenho bem inferior. É o décimo quarto colocado no ranking dos donos da casa do Brasileirão. Dos 12 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou seis (duas vitórias e duas derrotas). Fez três gols e sofreu quatro.

Cruzeiro na temporada atual

A forma atual do Atlético-MG

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Galo também viu a porta da Copa do Brasil ser fechada nas oitavas de final. Sua frustração ainda foi maior que a do Cruzeiro, afinal, deixou a classificação no encontro com o Corinthians muito bem encaminhada. Venceu o jogo de ida por 2 a 0 em Belo Horizonte. No entanto, na quarta-feira, 31 de maio, viu o time paulista dar o troco e faturar o confronto de retorno pelo mesmo marcador.

Aos 33 minutos do primeiro tempo, após assistência de Renato Augusto, Matheus Bidu abriu o marcador. No segundo tempo, Matheus Bidu foi o garçom no lance que permitiu a Roger Guedes marcar aos 21 minutos o segundo tento corintiano levando a definição para as cobranças de pênalti. O Atlético-MG não fez uma atuação ruim. Teve a bola por 53% do tempo, criou maior número de oportunidades para arremates 18 a 17 e ficou em pé de igualdade no índice de tiros no alvo. Foram seis para cada lado. Entretanto, não superou o goleiro Cássio.

Na disputa por pênaltis, apenas Paulinho acertou sua cobrança. Hulk, Edenílson e Battaglia perderam suas penalidades levando o Galo a ser batido por 3 a 1 e ficar fora da batalha pelo título. Agora, tem ainda em sua agenda a Copa Libertadores da América e o Brasileirão. Neste último, ficou no 1 a 1, com o Palmeiras, em casa, na jornada anterior, atingindo a marca de 14 pontos.

O bastante para ocupar a quarta posição na tabela de classificação, quando considerados os critérios de desempate. Último posto na região que oferece vaga direta na fase de grupos da versão 2024 da Copa Libertadores da América 2024. Sete pontos abaixo do Botafogo. Como visitante, tem a segunda melhor campanha da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 12 pontos que disputou na condição de coluna dois, conquistou sete (duas vitórias, um empate e uma derrota). Marcou seis gols e sofreu três.

Atlético-MG na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Cruzeiro x Atlético-MG

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Cruzeiro x Atlético-MG

A Série A do Campeonato Brasileiro em 2023 é transmitida pela TV Globo em canal aberto. Os jogos são mostrados através dos canais por assinatura da SporTV e Premier FC. Já pela internet/streaming você confere na GloboPlay. A exceção fica para os jogos em que o mando de campo é do Athletico Pranaense, que são mostrados pelo canal por assinatura TNT Sports e via CazéTV por streaming. Casas como Betfair e Betway anunciam transmissões ao vivo de jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Cruzeiro x Atlético-MG

Suspensos e lesionados para Cruzeiro x Atlético-MG

Probabilidades de resultado para Cruzeiro x Atlético-MG

Estatísticas de Cruzeiro x Atlético-MG

O palpite Cruzeiro x Atlético-MG do Jairzinho

Cruzeiro e Atlético-MG têm estilos bem diferentes de atuar, embora venham se mostrando bastante agressivos. A Raposa prefere um jogo mais cadenciado, de toque do bola, mas com pressão quando perde o controle da redonda. O Galo já busca uma conclusão mais rápida de seus lances e com um calendário mais intenso não pode utilizar-se da pressão em cima do rival por tanto tempo. Ambos têm conseguidos ser dominantes em boa parte de seus jogos dentro de seus modelos de atuar. Contanto, mostram o mesmo problema. Muitas vezes não transformam em gol sua superioridade. Assim, o prognóstico na igualdade acaba sendo o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o encontro pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O SDA recomenda a coluna do meio para o confronto deste sábado pelo Brasileirão.

Palpite Cruzeiro x Atlético-MG