Carioca Taca Guanabara

17/04/2021

16:00

Fluminense
Botafogo RJ
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 17/04/2021 15:56.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 17/04/2021 15:56.


Palco do espetáculo

O clássico marca o retorno do futebol carioca ao Maracanã, que estava interditado devido às medidas de combate à pandemia do Covid-19 tomadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O pontapé inicial está agendado para 16h (horário de Brasília) deste sábado, 17 de abril.

O que está em jogo?

Para o Fluminense, uma vitória assegura a classificação antecipada para as semifinais sem depender de qualquer outro resultado. Para o Botafogo até mesmo um empate é desastroso. Significaria sua eliminação do Campeonato Carioca. Tem que vencer para seguir com esperanças de classificação até a jornada final.

Ataque x defesa

O Fluminense tem mostrado uma produção ofensiva bem superior. Foram 15 gols em nove partidas. Média de quase 1,7 tento/jogo. O Botafogo fez as redes dos rivais balançarem em dez oportunidades nas nove jornadas concluídas até agora, o que dá uma média pouco superior a de um gol por encontro (1,1). No sistema defensivo, o alvinegro leve a melhor. Teve sua rede balançada oito vezes. Média de quase 0,9 por duelo. O Tricolor levou dez gols em nove jogos (1,1 por confronto). Porém, foram cinco gols apenas nos dois primeiros jogos da temporada (2,5 tentos por jogo), quando ainda estava com sua equipe de juniores e cinco gols nos outro sete jogos (média de 0,7 por partida) quando passou a usar o time principal já com o técnico Roger Machado.

Mi casa, su casa

Embora o Botafogo tenha o Engenhão como casa e o Maracanã seja onde o Fluminense recebe seus adversários, nesse caso específico o fator campo não pode ser considerado um diferencial para o confronto.

Naquele campo tá faltando ele

O atacante Matheus Babi, que foi cobiçado pelo Fluminense será a ausência do clássico. Os clubes estiveram muito próximos de fechar a negociação pela transferência do atleta, mas o acordo fez água no final. Nesta semana, o jogador de 23 anos acertou com o Athletico Paranaense e já não vestirá mais a camisa do Botafogo.

Professor Pardal

A busca pelo equilíbrio nos setores tem sido o desafio do técnico Roger Machado em seu começo de trabalho no Fluminense. O treinador claramente não definiu seu sistema tático. Até porque, no Campeonato Carioca, não tem desafios suficientes para isso. Quando faz uma superpopulação no meio-campo, tem problemas na produção ofensiva. Quando aumenta o número de atacantes, deixa a marcação frouxa no meio-campo e a defesa exposta. Contra o Botafogo, o mais provável é que vá mesmo no tradicional 4-4-2. Marcelo Chamusca, mais conhecedor das limitações de seu elenco, parece já ter encontrado seu caminho. Com uma linha de quatro zagueiros e cinco meio-campistas, predominantemente dedicados à marcação, usa só um atacante de ofício.


O desempenho recente do Fluminense

Com 16 pontos (cinco vitórias, um empate e três derrotas), o Fluminense ocupa a quarta colocação da Taça Guanabara, que, agora, é a fase de classificação do Campeonato Carioca. Está no limite da região que permite avançar para a próxima etapa e seguir na disputa do título estadual. Precisa de uma vitória nos dois jogos que lhe restam para chegar lá. Depois do Botafogo, terá o Madureira na jornada final. Os dois surgem, no momento, como os adversários que mais ameaçam seu posto.

Provável escalação do Fluminense

 

Fluminense na temporada atual


A forma atual do Botafogo

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Botafogo acumulou 12 pontos (duas vitórias, seis empates e uma derrota) no Campeonato Carioca. Já não depende mais de seus resultados para conseguir avançar para as semifinais. Porém, para manter as esperanças, vencer os dois jogos que faltam é algo obrigatório. Dessa maneira, alcançaria 18 pontos. Mas ainda assim precisaria torcer contra o Tricolor na última rodada da Taça Guanabara. Seu último compromisso na fase de classificação será o Macaé.

Provável escalação do Botafogo

 

Botafogo na temporada atual


Palpite do Follmann para Fluminense x Botafogo:

O Botafogo mostrou melhoras desde a temporada passada, mas ainda tem um caminho longo pela frente para contar com um time competitivo, especialmente em sua missão de retornar para Série A do Brasileirão. O Fluminense, ainda tenha trocado de técnico, tem a base do ano passado e mais opções ofensivas. Por isso, o palpite do Follmann para o clássico deste sábado pelo Cariocão é na vitória do Tricolor.

Prognóstico e palpite final para Fluminense x Botafogo:


Promoções

Bônus para Apostas

Mais sobre o Follmann