Em campo neutro, Dnipro-1 e Panathinaikos abrem nesta terça-feira, 25 de julho, sua caminhada na tentativa de conquistar uma vaga na fase de grupos da versão 2023/2024 da Champions League. Com seu território invadido pela Rússia, o time ucraniano escolheu a Kosicka Futbalova Arena, em Košice, na Eslováquia, como sede do duelo que faz parte da rodada de ida das quartas de final do processo seletivo que vai indicar os seis times restantes para completar as chaves da Liga dos Campeões. O início está marcado para 15h (horário de Brasília). O duelo de retorno, em solo grego, foi marcado para 1º de agosto. Quem levar a melhor vai enfrentar o Olympique de Marseille, da França, pré-classificado, nas semifinais.
A eliminatória para a Liga dos Campeões é longa e relativamente complexa. Envolve, no total, cinco etapas. Duas já foram concluídas. A primeira, chamada de fase preliminar, tendo a Islândia como sede, contou com quatro participantes. Após três jogos (semifinais e final), indicou o islandês Breidablik como vencedor. As eliminatórias propriamente ditas tiveram seu primeiro estágio com 30 clubes. Depois de jogos de ida e volta, 15 sobreviveram. Se juntaram a nove pré-classificados. Agora, na segunda fase, serão 12 confrontos.
Os 12 vencedores da etapa de número dois passam para a Terceira Fase das eliminatórias. Se juntarão aos oito clubes pré-classificados: AEK (Grécia), Backa Topola (Sérvia), Braga (Portugal), Olympique de Marseille (França), PSV (Holanda), Rangers (Escócia), Sparta Praga (República Checa) e Sturm Graz (Áustria). Os ganhadores seguem para o estágio decisivo, que é chamado de Playoffs. Os dez classificados terão a companhia de Royal Antwerp (Bélgica) e Young Boys (Suíça). Serão seis partidas de ida e volta com os ganhadores qualificados para a fase de grupos da competição.
Para a fase de grupos já estão garantidos: Arsenal (Inglaterra), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Benfica (Portugal), Celtic (Escócia), Estrela Vermelha (Sérvia), Borussia Dortmund (Alemanha), Feyenoord (Holanda), Internazionale (Itália), Lazio (Itália), Leipzig (Alemanha), Lens (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Napoli (Itália), Newcastle (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Real Sociedad (Espanha), Salzburg (Áustria), Sevilla (Espanha), Shakthar Donetsk (Ucrânia) e Union Berlin (Alemanha).
Os perdedores do estágio final das eliminatórias para Champions League não ficam de mãos abanando. Vão direto para a fase de grupos da Europa League. Quem cai em fases anteriores da seletiva para o torneio de clubes mais importante do Velho Continente também tem a chance de ir para a ‘segunda divisão’, contudo, para isso, precisará passar pelas eliminatórias da Liga Europa.
O desempenho recente do Dnipro-1
Mesmo em meio à guerra com a Rússia, a Ucrânia realizou sua liga nacional na temporada passada. Não foi, naturalmente, uma disputa normal. Os jogos foram realizados sem público e os times atuaram esvaziados, uma vez que praticamente todos os principais jogadores, estrangeiros ou locais, deixaram o país. A realização do torneio transformou-se em um marco de resistência. A questão esportiva ficou em segundo plano.
Porém, serviu para a definição das vagas a serem distribuídas em competições internacionais. O Dnipro-1, que liderou boa parte da disputa, perdeu fôlego e o título na reta final. Com 67 pontos (21 vitórias, quatro empates e cinco derrotas), teve que se contentar com a segunda posição. Foram cinco pontos a menos que o Shakhtar Donetsk, que levou a taça. Ganhou, dessa forma, a oportunidade de tentar um lugar na Champions League.
A versão 2023/2024 da versão ucraniana da Premier League tem início marcado para o próximo final de semana. O Dnipro-1 teve sua estreia, que seria no dia 29, fora de casa, contra o Vorskla, adiada. Assim, poderá manter seu foco única e exclusivamente nos duelos contra o Panathinaikos. Para o confronto, teve cinco amistosos na pré-temporada. Venceu quatro deles (Khust, Minaj, Metalist Kharkiv e Rukh Lviv) e empatou outro (Kryvbas).
Dnipro-1 na temporada atual
A forma atual do Panathinaikos
O jogo desta terça-feira também é o primeiro confronto oficial do Panathinaikos na temporada 2023/2024. A nova edição da Superliga, o Campeonato Grego, só vai começar na segunda quinzena de agosto. Sua estreia está pré-agendada para o dia 19 contra o Atromitos. Terá a possibilidade de atuar em casa. Assim, poderá manter suas atenções voltadas para a tentativa de classificação para o estágio de grupos da Champions League.
A pré-temporada foi extensa e contou com seis sete amistosos. O Panathinaikos ganhou os cinco primeiros. Superou a Wierner Viktoria (4 a 0), da Áustria, Rogaska (3 a 1), da Eslováquia, Petroul (2 a 0), da Romênia, CSKA 1948 Sofia (1 a 0), da Bulgária, e AEK Larnaca (3 a 1), do Chipre. Empatou com o Hapoel Beer Sheve (1 a 1), de Israel. Perdeu o teste mais recente. Em 18 de julho, apanhou do Rayo Vallecano (1 a 0), da Espanha.
O Panathinaikos viu a oportunidade de ser campeão grego escapar na reta final da edição 2022/2023 do torneio. Fechou a temporada regular como primeiro colocado. Dois pontos acima do AEK. No entanto, ficou para trás no hexagonal decisivo. Fechou sua participação com 78 pontos (23 vitórias, nove empates e quatro derrotas). Terminou na segunda colocação, cinco pontos abaixo do AEK, que levantou a taça. Foi o bastante para ganhar a oportunidade de disputar a Champions League.
Panathinaikos na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Dnipro-1 x Panathinaikos
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Dnipro-1 x Panathinaikos
A Champions League será exibida pelo SBT na TV Aberta. Na TV por assinatura, é mostrada pela TNT Sports, que também tem jogos nos canal Space. Além disso, via HBO Max por internet/streaming. Não há transmissão de streaming dos jogos da Champions League nas plataformas das principais casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Dnipro-1 x Panathinaikos
Suspensos e lesionados para Dnipro-1 x Panathinaikos
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Andraz Sporar Lesões musculares Dúvida |
Probabilidades de resultado para Dnipro-1 x Panathinaikos
Estatísticas de Dnipro-1 x Panathinaikos
O palpite Dnipro-1 x Panathinaikos do SDA
Além de não ter a oportunidade de atuar em casa, o Dnipro-1 viu suas receitas minguarem com a perda de jogadores sem obrigação do pagamento de multas no período da guerra e também de patrocinadores. Isso faz com que o prognóstico no sucesso do Panathinaikos seja o palpite indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para o encontro desta terça-feira pela rodada de ida das quartas de final do processo seletivo que vai determinar os últimos participantes da fase de grupos da versão 2023/2024 da Champions League.
Palpite Dnipro-1 x Panathinaikos