Copa Sudamericana

07/01/2021

21:30

Coquimbo Unido
Defensa y Justicia
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 07/01/2021 21:27.

As informações e o palpite para Coquimbo x Defensa y Justicia

Coquimbo Unido, do Chile, e Defensa y Justicia, da Argentina, fecham nesta terça-feira, 12 de janeiro, com atraso, a rodada de ida das semifinais da Copa Sul-Americana versão 2020. O encontro havia sido inicialmente agendado para 7 de janeiro. Entretanto, acabou sendo adiado depois que três atletas da equipe argentina tiveram resultado positivo no teste para Covid-19. O ponto de encontro também mudou. Em vez do estádio Nacional, em Santiago, será disputado no estádio Manuel Ferreira, em Assunção, no Paraguai, a partir das 19h15 (horário de Brasília).

A alteração provocou também o remanejamento do duelo de retorno, que seria na quinta-feira, 14 de janeiro. Foi postergado para sábado, 16 de janeiro, em Buenos Aires. Este é o último estágio do torneio no sistema de mata-mata. Irá para a final, em jogo único, a equipe que acumular o maior número de pontos nos dois confrontos. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o primeiro critério de desempate. Se não for suficiente, o time que marcou mais tentos fora de seus domínios terá o direito de dar o passo adiante. Caso ainda isso não baste, ao final do segundo jogo haverá decisão por pênaltis para indicar o ganhador do duelo.

O desempenho recente do Coquimbo Unido

O Coquimbo bem que tentou fazer um 3 a 0 no tapetão. Foi para o estádio, entrou em campo, postou fotos em seu perfil no tapetão e fez parecer que o Defensa y Justicia não havia comparecido ao confronto de quinta-feira, que foi proibido pelas autoridades sanitárias chilenas. Não funcionou. A Confederação Sul-Americana não apenas determinou a realização do jogo como mudou o local do encontro por serem os protocolos de segurança do Chile em relação ao Covid-19 mais severos do que os usados pela entidade. Assim, o Coquimbo acabou perdendo, na prática o mando de campo.

A equipe chilena fez sua estreia na Copa Sul-Americana contra o Araguá, da Venezuela. O duelo foi decidido em solo chileno. Os donos da casa marcaram 3 a 0 na etapa inicial do torneio continental. Depois, apenas administraram a larga vantagem no confronto de retorno. Perderam por 1 a 0. Suficiente para avançar sem passar por qualquer susto.

Depois da quarentena, mais um venezuelano surgiu no caminho. Eliminado da Copa Libertadores da América, o Estudiantes de Mérida também apanhou por 3 a 0 no Chile. Porém, no jogo de retorno, o Coquimbo ampliou a frente. Venceu novamente. Dessa vez por 2 a 0. Nas oitavas de final, a nacionalidade do rival mudou. O Huancayo, do Peru, foi a vítima do clube chileno. Após empate sem gols em casa, o Coquimbo marcou 2 a 0 fora de seus domínios.

Nas semifinais, encarou o Atlético Júnior, da Colômbia. No duelo o mando de campo não foi decisivo. O Coquimbo venceu por 2 a 1 em Barranquila. Em seu estádio, acabou batido por 1 a 0. Avançou graças ao critério do gol qualificado. Desde o jogo de retorno pelas quartas de final, disputou três partidas pelo Campeonato Chileno. Perdeu as duas em casa para O´Higgins (3 a 0) e Antofagasta (1 a 0). Interrompeu a série negativa em 27 de dezembro. Fora de casa, superou o Huachipato por 1 a 0.

Com 26 pontos (sete vitórias, cinco empates e 13 derrotas), o Coquimbo ocupa a décima sétima – penúltima – posição na edição 2020 do Campeonato Chileno. É o primeiro posto na zona de rebaixamento. Tem um ponto a menos que o Deportes Iquique, décimo sexto colocado.

Provável escalação do Coquimbo

 

Coquimbo na temporada atual


A forma atual do Defensa y Justicia

Washington Camacho, Francisco Pizzini e Rafael Delgado foram os atletas do Defensa y Justicia que tiveram o teste para Covid-19 com resultado positivo. Eles já haviam sido aprovados nos exames em Buenos Aires. Porém, o Chile exige que novos testes sejam realizados quando estrangeiros chegam ao país e a delegação do clube argentino teve que passar por eles. No caso de Camancho, foi a segunda fez que testou positivo para o vírus.

Como resultado dos testes, todos os 56 membros da delegação do Defensa y Justicia foram colocados em quarentena e o jogo adiado. O encontro, que inicialmente aconteceria em Coquimbo, já tivera seu local transferido para Santiago na véspera. A definição sobre o adiamento aconteceu pouco antes do horário do duelo.

O Defensa y Justicia é o único entre os semifinalistas da Copa Sul-Americana que começou a temporada internacional na Copa Libertadores da América. Foi ‘rebaixado’ ao ficar na terceira posição de um grupo que teve como classificados Santos e Delfin, do Equador. Dessa maneira, começou sua campanha da Sula na segunda fase, já depois da quarentena que deixou o torneio paralisado por mais de nove meses.

Abriu caminho despachando o Sportivo Luqueño, do Paraguai. Marcou 2 a 1 no jogo como visitante e, em casa, garantiu a passagem para as oitavas de final com o empate por 1 a 1. O Vasco foi sua vítima seguinte. Novamente definiu o duelo no estádio do rival. Após empate por 1 a 1 em Buenos Aires, superou o cruz-maltino por 1 a 0 em São Januário.

A fórmula foi repetida outra vez nas quartas de final contra mais um time brasileiro. Em Salvador, o Defensa y Justicia fez 3 a 2 no Bahia. Em casa, completou o serviço com nova vitória (1 a 0). O clube, que está na disputa da Copa Diego Maradona, deixou o torneio nacional em segundo plano. No sábado, 2 de janeiro, foi superado pelo Rosário Central por 3 a 0. Com sete pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota), divide a vice-liderança do grupo A do Nível Derrotados com o Union Santa Fé. Estão três pontos abaixo do Rosário.

Provável escalação do Defensa y Justicia

 

Defensa y Justicia na temporada atual


Prognóstico e palpite final para Coquimbo x Defensa y Justicia:

Mostrando-se ousado nos jogos fora de seus domínios, o Defensa y Justicia tem o prognóstico em seu sucesso contra o Coquimbo o palpite indicado para o encontro desta quinta-feira pela rodada de ida das semifinais da Copa Sul-Americana versão 2020.

Prognóstico e palpite final para Coquimbo x Defensa y Justicia:


Promoções

Dicas de aposta