• Verdão ganha por 3 a 1, de virada, no Nilton Santos
  • Tiquinho Soares abre o placar para a equipe da casa
  • Scarpa, Mayke e Dudu garantem vitória palmeirense

O Palmeiras venceu o Botafogo por 3 a 1, no estádio Nilton Santos, nesta segunda-feira, e aumentou a vantagem na liderança do Brasileirão 2022. Em jogo movimentado, pela rodada 29, o Alvinegro largou em vantagem com Tiquinho Soares. No entanto, o Verdão empatou com Gustavo Scarpa, de pênalti, e conseguiu a virada no primeiro tempo com Mayke. Dudu ainda marcou o terceiro na etapa final da partida.

Com o resultado, o time comandado por Abel Ferreira chegou aos 63 pontos e lidera o Brasileiro. Agora, o Palmeiras tem 10 pontos de frente para Internacional, que tem 53, faltando nove rodadas para o fim do campeonato. Por outro lado, o Botafogo é o décimo, com 37 pontos.

Além disso, o Verdão tem o melhor desempenho como visitante na competição, com 33 pontos conquistados longe do Allianz Parque. A equipe também tem a principal campanha do returno, com 24 pontos em 30 possíveis, e ainda mantém invencibilidade que já dura 15 partidas no campeonato. A última derrota foi no 2 a 0 para o Athletico-PR, no dia 2 de julho, em casa (são nove vitórias e seis empates, desde então).

Tiquinho Soares abre o placar, e Gustavo Scarpa empata

Com a bola rolando, o jogo começou bem agitado. O líder Palmeiras tentou pressionar desde o início e chegou até a mandar uma bola na trave, com Zé Rafael. Contudo, quem abriu o placar foi o Botafogo. Aos 19 minutos, Saravia fez boa jogada pela direita, passou pela marcação e passou a bola para Tiquinho. O atacante finalizou de primeira, com categoria, no lado esquerdo de Weverton. O goleiro chegou a tocar com a ponta dos dedos, mas não evitou o gol: 1 a 0 para os donos da casa.

Quatro minutos depois, o árbitro marcou pênalti de Gabriel Pires por toque de mão na área. Na cobrança, Gustavo Scarpa bateu com força no lado esquerdo de Gatito Fernández, que se deslocou para a outra ponta: 1 a 1. O jogo seguiu equilibrado, e o Botafogo levou perigo em finalizou de Júnior Santos.

Verdão consegue a virada e marca o terceiro na etapa final

No entanto, o Verdão conseguiu arrancar a virada. Aos 35, Piquerez entrou na área pela esquerda, deixou Saravia caído no gramado com uma finta e chutou cruzado. Então, Mayke se esticou na segunda trave para completar para as redes: 2 a 1 Palmeiras.

No segundo tempo, o time de Abel Ferreira voltou bem e foi para cima do time da casa. Aos 14, o Verdão conseguiu ampliar o placar. Após Gabriel Pires perder a bola, Dudu passou para Rony no lado direito. Ele chegou na linha de fundo e passou a bola para Danilo. Então, o volante girou e a bola sobrou para Dudu chutar de primeira, no cantinho esquerdo de Gatito: 3 a 1 e mais uma vitória para líder.

– A equipe está num bom caminho. A gente sabe que não ganhou nada ainda, mas caminha para o nosso objetivo. Faltam nove jogos. A equipe está bem preparada para isso e espera continuar nessas nove finais. A gente colocou isso na cabeça para conquistar o objetivo – declarou Dudu, após o jogo, em entrevista ao canal Premiere.

Portanto, Botafogo e Palmeiras voltam a jogar na próxima quinta, já pela 30ª rodada do Brasileirão. A equipe alviverde recebe o Coritiba, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque. Já o Glorioso vai até Florianópolis enfrentar o Avaí, às 20h, no estádio da Ressacada.