• Brasileiro assumiu a equipe e estreou com vitória
  • Seleção da Bolívia conseguiu sua primeira vitória
  • Peru acabou ultrapassado na tabela de classificação

A Bolívia finalmente venceu a primeira partida nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Na tarde desta quinta-feira, a equipe comandada pelo brasileiro Antônio Carlos Zago fez 2 a 0 na seleção peruana, em La Paz, em uma partida válida pela quinta rodada do torneio de classificação para o Mundial. Além de conquistar os primeiros três pontos desta edição, os bolivianos, de quebra, ultrapassaram os peruanos na tabela de classificação.

Henry Vaca, no início do jogo, e Ramiro Vaca, na parte final do duelo, fizeram os gols da vitória da Bolívia. Com este triunfo, a seleção da Bolívia chegou a três pontos e deixou a lanterna para o adversário desta terça-feira. A partida marcou ainda a estreia do técnico brasileiro Antônio Carlos Zago, que assumiu a equipe recentemente com a missão de conquistar a vaga na próxima Copa do Mundo. Vale lembrar que a Bolívia tem apenas uma participação em Mundiais. Esta, em 1994, nos EUA.

O jogo desta tarde teve alguns ingredientes já esperados quando se joga em La Paz com toda sua altitude. Os peruanos começaram o jogo na defesa, mas logo avançaram as linhas para tentar pressionar o time da casa. Então, não demorou muito para que, em velocidade, os bolivianos abrissem o placar, com Henry Vaca. Depois de uma jogada rápida, Marcelo Moreno não dominou, mas a bola sobrou para o companheiro soltar a bomba.

Na segunda etapa, o gás dos peruanos não era o mesmo. Assim, ficou mais complicado de segurar para não tomar gols. Mas não houve jeito. Ramiro Vaca, aos 40, recebeu na entrada da área e chutou forte para marcar e decretar a vitória da Bolívia.