• Seleção francesa faz 2 a 0 e sai da lanterna do Grupo 1
  • Gols no Stade de France saem só no segundo tempo
  • Técnico Deschamps tem mais problemas com lesionados

Antes de tudo, vamos falar sobre a Liga das Nações. Nesta quinta-feira, a França voltou a vencer depois de quatro rodadas e deixou a última posição do Grupo 1. No Stade de France, a equipe comandada por Didier Deschamps superou a Áustria por 2 a 0. Mbappé e Giroud, ambos no segundo tempo, fizeram os gols para a atual campeã da competição e da Copa do Mundo.

Com o resultado, a já eliminada França chegou aos cinco pontos e fica na terceira posição da chave, com um ponto a mais que a própria Áustria (quatro). Então, as duas seleções brigam contra o rebaixamento na Europa League.

A seleção francesa, porém, só desce para a Liga B se não ganhar da Dinamarca (com nove pontos) e os austríacos vencerem a Croácia (com dez) na sexta rodada. Os jogos estão marcados para o próximo domingo (25), às 15h45 (de Brasília).

França coleciona jogadores lesionados e gera preocupação

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, o técnico Deschamps perdeu mais jogadores por lesão. Isso porque, no jogo contra a Áustria, o treinador precisou trocar dois atletas contundidos. O lateral-direito Koundé saiu para dar lugar ao zagueiro Saliba, enquanto o goleiro Maignan deixou o campo para a entrada de Aréola.

Então, vale lembrar que o departamento médico da seleção francesa está lotado. Afinal, estão fora o goleiro Lloris, os zagueiros Kimpembe e Konaté, os laterais-esquerdos Theo Hernández e Digne, os volantes Kanté, Rabiot e Kamara, o meia Pogba e os atacantes Coman e Benzema.

Na Copa do Mundo 2022, no Catar, a França está no Grupo D, ao lado de Austrália, Dinamarca e Tunísia. A atual campeã do torneio estreia no dia 22 de novembro, uma terça-feira, contra os australianos, e aguarda o retorno de boa parte dos jogadores lesionados.

Mbappé e Giroud garantem a vitória no segundo tempo

Com a bola rolando, a França não deu bola para os desfalques e partiu para o ataque. No primeiro tempo, o time da casa dominou o meio de campo com Tchouaméni e Fofana e criou boas chances. No ataque, Mbappé se destacou com lances de velocidade, dribles e chutes perigosos. Contudo, faltou pontaria para a bola entrar na meta do goleiro Plentz.

Por outro lado, na etapa final, o ataque funcionou. Mbappé chegou a marcar um belo gol ao pegar sobra na área e mandar no ângulo, mas estava impedido. Aos dez minutos, depois de tanto pressionar, Mbappé abriu o placar para os franceses. Ele disparou em velocidade e bateu para o fundo da rede: 1 a 0.

Aos 20, saiu o segundo gol da França. Griezmann fez o cruzamento para Giroud, que superou a defesa da Áustria e ampliou de cabeça: 2 a 0. Inclusive, o atacante do Milan, de 35 anos, virou o jogador mais velho a fazer um gol oficial pela seleção francesa. Ele também se tornou o segundo maior goleador da França, com 49 gols, e ficou atrás só de Thierry Henry (com 51).

Confira os resultados desta quinta pela Liga das Nações:

Grupo 1

  • Croácia 2 x 1 Dinamarca
  • França 2 x 0 Áustria

Grupo 4

  • Bélgica 2 x 1 País de Gales
  • Polônia 0 x 2 Holanda

Nesta sexta-feira, a quinta rodada tem mais duas partidas. Pelo Grupo 3, a Alemanha recebe a Hungria e a Itália joga em casa contra a Inglaterra. No sábado, pelo Grupo 2, tem República Tcheca x Portugal e Espanha x Suíça.