• Verdão conseguiu se classificar em duas das três partidas no estádio
  • Jogo contra o Galo na quarta-feira será pela ida das quartas de final
  • Time tem dois empates e uma derrota no Mineirão pela competição

O Palmeiras fará nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), o seu quarto jogo no Mineirão pela Taça Libertadores. O confronto com o Atlético-MG vale pelo jogo de ida das quartas de final da competição sul-americana. De acordo com levantamento do site ‘Globo Esporte’, o desempenho do Verdão na casa do futebol mineiro é positivo mesmo sem vitória no local. A partida de volta das quartas está marcada para o Allianz Parque, no dia 10 de agosto.

Vale destacar que o Palmeiras tem dois empates e uma derrota no estádio, mas conquistou duas classificações em mata-matas da Libertadores jogando em Belo Horizonte. Segundo publicação do ‘Ge’, o Verdão avançou para as oitavas de final da competição até mesmo na única vez em que saiu derrotado.

Primeiramente, em 1994, o Palmeiras dividiu o grupo com Cruzeiro, Boca Juniors e Vélez Sarsfield. O jogo disputado no Mineirão terminou com a vitória cruzeirense por 2 a 1. Porém não impediu a classificação paulista para a próxima fase, na terceira posição da chave.

Por sua vez, em 2001, a série contra o Cruzeiro nas quartas terminou empatada em 5 a 5 (3 a 3 em São Paulo. Naquela ocasião, foram três gols de Lopes, e 2 a 2 em Belo Horizonte, com o segundo gol marcado aos 40 minutos do segundo tempo.

Além disso, a decisão nas cobranças de pênaltis determinou a vitória palmeirense por 4 a 3 (Alex desperdiçou duas tentativas, sendo uma no tempo normal). Então, confirmou a classificação para as semifinais do torneio sul-americano, com grande atuação do goleiro Marcos.

Empate com o Galo garantiu classificação histórica em 2021

Então, no ano passado, mais uma sequência de empates para o Verdão. Desta vez contra o Atlético-MG: 0 a 0 no Allianz Parque e 1 a 1 no Mineirão. O gol marcado por Dudu fora de casa contou como critério de desempate. Assim, colocou o time de Abel Ferreira na decisão contra o Flamengo. Depois disso, o Palmeiras venceu a final em Montevidéu por 2 a 1, na prorrogação, e conquistou o título novamente.

Confira os jogos do Palmeiras no Mineirão pela Libertadores:

  • 25/3/1994: Cruzeiro 2×1 Palmeiras (fase de grupos)
  • 30/5/2001: Cruzeiro 2 x 2 Palmeiras, 3×4 nos pênaltis (quartas de final)
  • 27/9/2021: Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras (semifinal) (Verdão classificado pelo gol fora)