Flamengo e Palmeiras decidem o título da Copa Libertadores da América de 2021 neste sábado, em Montevidéu, capital do Uruguai, às 17h (horário de Brasília). 

Mas, enquanto a final não chega, as equipes fazem os últimos ajustes nos treinos em solo uruguaio. Quem vencer, se tornará tricampeão da Taça Libertadores.


Flamengo com força máxima

Segundo o site Ge.globo, o Rubro-Negro treinou no estádio Campeón del Siglo, do Peñarol, com todos os 30 jogadores que estão em Montevidéu.

O zagueiro Rodrigo Caio e o lateral-direito Isla, que vinham trabalhando na academia, participaram da atividade e estarão em campo no jogo de sábado.

Ou seja, o Flamengo vai jogar com força máxima na final da Libertadores contra o Palmeiras. Tranquilidade para a torcida e o técnico Renato Gaúcho. 

O treinador mandará a campo Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz, Filipe Luís, Willian Arão, Andreas Pereira, Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

No treino desta quinta-feira, a imprensa viu apenas o aquecimento dos jogadores, que depois se reuniram no gramado para uma conversa com o técnico.

Além da atividade no campo, o time também usou a academia para os exercícios e fez trabalho preventivo na estrutura montada pelo Peñarol ao Flamengo.

Nesta sexta-feira, a equipe rubro-negra segue a sua preparação e faz o último treinamento em Montevidéu, mais uma vez no Campeón del Siglo.

Logo depois, os jogadores do Flamengo farão o reconhecimento do gramado no estádio Centenário, palco da decisão da Copa Libertadores, mas sem trabalho com bola. 


Palmeiras treina no campo do Nacional

O Palmeiras fez nesta quinta-feira o seu primeiro treino na capital do Uruguai. E o local foi o Gran Parque Central, estádio do Nacional. 

Com o tempo chuvoso do fim de tarde, as atividades comandadas pelo técnico Abel Ferreira foram inteiramente táticas. O treino foi fechado para a imprensa.

Recuperado de dores no joelho, o volante Felipe Melo participou de todo o treinamento e não deve ser problema para o jogo contra o Flamengo.

Segundo o Ge.Globo, Abel Ferreira trabalhou com o grupo por cerca de 1h20 e também treinou jogadas de bola parada e cobrança de pênaltis.

O Alviverde deve jogar com Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Danilo (Gustavo Scarpa), Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu e Rony.

Nesta sexta-feira, o elenco alviverde fará o reconhecimento do gramado do estádio Centenário e depois volta ao estádio do Nacional para o último treino.


Torcedores chegam na capital uruguaia

Enquanto os dois times se preparam para a final da Copa Libertadores, os torcedores de Flamengo e Palmeiras começaram a colorir as ruas de Montevidéu. 

De acordo com reportagem do site UOL, em termos de torcida, há uma expressiva maioria de rubro-negros circulando com suas camisas na capital uruguaia. 

Essa diferença na torcida, no entanto, deve diminuir com a chegada dos ônibus das organizadas do time paulista. No estádio, essa supremacia não deverá acontecer.

Isso porque para o jogo deste sábado o Flamengo comprou 12 mil da carga total de ingressos, enquanto o Palmeiras está chegando em 9 mil. 

Os rubro-negros assistirão à final no setor  “Columbes”, onde fica a torcida do Nacional. Palmeirenses vão ficar na “Amsterdam”, tribuna da torcida do Peñarol.

Cerca de 50 ônibus com torcedores de Flamengo e Palmeiras saíram do Brasil ao Uruguai. As caravanas partiram de São Paulo, Rio e Porto Alegre.


Prêmio de melhor da Libertadores

A Conmebol abriu uma votação para escolher o melhor jogador da Taça Libertadores de 2021. É o chamado prêmio de “Best of the tournament” (BOTT).

Pelo Flamengo, concorrem Bruno Henrique, Arrascaeta e Gabigol. No lado alviverde, Rony, Raphael Veiga e Weverton disputam o prêmio. Marinho, do Santos, venceu ano passado.

Além disso, o atacante Bruno Henrique poderá conquistar esse prêmio pela segunda vez, pois foi eleito o melhor da Libertadores de 2019, vencida pelo Flamengo.

O vencedor receberá um anel com pedras preciosas e diamantes, oferecido pela patrocinadora da Libertadores. O resultado só será divulgado após a final de sábado.


Retrospecto em jogos decisivos

Flamengo e Palmeiras treinam de olho na final
Estádio Centenário em Montevidéu, palco da final da Libertadores (© imago images / TheNews2) 20.11.2021

No Uruguai, será a quarta final entre Flamengo e Palmeiras. No retrospecto dos times, o Rubro-Negro tem dois títulos, enquanto o Alviverde tem um.

Neste ano, a equipe carioca conquistou o título da Supercopa do Brasil com vitória emocionante nos pênaltis por 6 a 5 sobre o adversário paulista.

Além disso, Flamengo e Palmeiras já se enfrentaram em seis jogos de mata-mata na história. Por enquanto, são três vitórias para cada.

O Rubro-Negro bateu o Verdão na semifinal da Copa do Brasil 1997, na final da Copa Mercosul de 1999 e na Supercopa deste ano.

O Palmeiras foi campeão da Taça dos Campeões 1942, venceu nas quartas da Copa do Brasil 1999 e nas semifinais da Copa dos Campeões 2000.

O tira-teima será na decisão deste sábado, no estádio Centenário. Quem vai levar a melhor no confronto dos protagonistas do futebol brasileiro na atualidade?